É difícil estudar no curso de Farmácia? Entenda

estudar farmácia é difícil

É normal vermos muitas pessoas pesquisarem mais sobre o curso escolhido antes de iniciar a graduação. Por isso, faz parte do processo de quem se interessa pela profissão se perguntar: estudar Farmácia é difícil?

Antes de tudo, vale ressaltar algumas informações relevantes: o curso de Farmácia tem duração média de 5 anos e propicia um salário inicial de R$ 3.470*. Nada mal, não é? E o melhor de tudo é que ele pertence à área da saúde, que cresce e se valoriza a cada momento. Ou seja, uma profissão que tem tudo para dar certo!

A seguir, contamos a você se estudar Farmácia é difícil e mais outros detalhes sobre o curso!

Estudar Farmácia é difícil?

A resposta é: se você gosta da área e se dedica, estudar Farmácia não é difícil. Lógico que por ser um curso de graduação, ele exigirá um pouco mais, se compararmos a como era no ensino fundamental e ensino médio.

Assim como qualquer objetivo de vida, é preciso praticar e mergulhar de cabeça para fazer a diferença. O curso une Química e Biologia. Você verá um pouco daquilo que estudou durante sua vida escolar e se aprofundará em outras questões decorrentes dessas matérias. Se você sempre teve afinidade com elas e conseguia ir bem nas provas, não há o que temer, combinado?

O que se estuda em Farmácia?

Já contamos, na introdução, como o salário em Farmácia é promissor e respondemos à pergunta: “estudar Farmácia é difícil?”. Agora, conheça um pouco sobre as principais disciplinas do curso!

Ciências Morfofuncionais

Uma curiosidade: existem matérias da área de Biologia que nos fazem questionar se o curso em questão é de Farmácia ou Enfermagem. No entanto, por mais sejam semelhantes em alguns conteúdos, saiba que o foco sempre será maior para a área da graduação.

Assim, em Ciências Morfofuncionais, dentro da Farmácia, o estudante verá termos e conceitos básicos da fisiologia, as abordagens anatômicas e a constituição do corpo humano. Também estuda os diferentes níveis químicos, celulares, teciduais, orgânicos e sistêmicos que fazem parte do organismo.

Toxicologia

Se você ainda tem curiosidade sobre o que se estuda em Farmácia, então, já alertamos que Toxicologia é uma das matérias de Farmácia mais esperadas na graduação. Nela, os estudantes aprendem a identificar e quantificar a presença de agentes tóxicos e metabólicos.

Essa matéria estimula o espírito investigativo para análises toxicológicas e métodos de validação, assim como faz um perito criminal.

Ciências Moleculares e Celulares

Outra matéria da Farmácia é a Ciências Moleculares e Celulares. Nela, se estuda a comunicação entre as células, estruturas e transporte de membranas, além de ciclo e morte celular. Introdução a biomoléculas, conceituação de células eucariontes e procariontes, células vegetais e animais também fazem parte.

Farmacologia

Farmacologia é uma das principais disciplinas de Farmácia. É a ciência que estuda a função e a ação de medicamentos e substâncias químicas. Conceitos de fórmulas farmacêuticas, drogas e medicamentos são apresentados na matéria.

O estudante analisa fórmulas químicas e suas decomposições. Isso tudo será importante para que, na prática da profissão, se consiga auxiliar na definição e na orientação dos diferentes tipos de medicamentos.

Fisiopatologia e Farmacoterapia

A disciplina avalia alterações morfológicas e funcionais dos órgãos, tecidos e células. Na prática, estuda os efeitos causadores e o desenvolvimento de doenças. Em laboratórios, a matéria ensina a analisar e quantificar presença de substâncias, moléculas e células anormais em materiais biológicos, como sangue e urina. A especialidade é importante para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças.

Cosmetologia

Os principais objetos de análise da disciplina são os cosméticos e produtos de higiene e beleza. O estudante aprende manipular fórmulas, testar qualidade, aperfeiçoar as fórmulas e analisar efeitos colaterais.

Qual o perfil do estudante de Farmácia?

Entender a real dificuldade do curso de Farmácia exige não apenas analisar as matérias propostas pela grade curricular, mas também verificar as habilidades exigidas ao perfil do farmacêutico. Listamos algumas abaixo!

Raciocínio lógico 

O raciocínio lógico se faz necessário no momento de praticar conceitos importantes relacionados com Química e Biologia. Além disso, no dia a dia da profissão, nem sempre o farmacêutico contará com respostas prontas –– então, precisará unir preceitos para chegar a uma interpretação coerente.

Capacidade de trabalhar em equipe

Uma das principais competências do farmacêutico é promover, reabilitar e resguardar a saúde de pacientes. No contexto de trabalho, ele faz parte de uma equipe multidisciplinar, em que lida com vários especialistas.

Além de conseguir liderar os colegas e promover uma boa comunicação, precisa tomar decisões importantes quanto a condutas, administração de medicamentos e aquisição de equipamentos.  

Empatia

É importante ver todos os pacientes como únicos e se sensibilizar com cada situação. A empatia ajudará a prescrever um tratamento de acordo com necessidades e objetivos individuais.

Em muitas situações, o profissional lida diretamente com o paciente. Então, também é importante saber usar uma linguagem acessível, orientando-o de forma que ele entenda.

É difícil passar para o curso de Farmácia da faculdade?

A dificuldade em passar no curso de Farmácia depende do esforço do estudante durante o vestibular. No entanto, saiba que essa graduação não conta com muita concorrência, o que se apresenta como um ponto positivo para quem quer atuar na área.

Além disso, muita gente tem curiosidade sobre o preço da faculdade de Farmácia. Então, saiba que a Unopar oferece valores especiais, a partir de R$ 399** a mensalidade, que pode levar, ainda, alguns descontos.

Também temos diferenciais exclusivos, como a Aula Destaque para seu aprendizado ir além e o Canal Conecta. Com esse portal, dá para encontrar vagas de estágio e emprego nas melhores empresas do país.

Conquiste uma vaga no curso de Farmácia!

Bem, contamos quase tudo sobre o curso de Farmácia, agora só depende de você. Além de escolher uma instituição que se preocupe com o seu futuro, é importante ter em mente a necessidade de aproveitar as boas oportunidades, sem deixar que o tempo leve-as para longe.

Se você tinha alguma dúvida de que estudar Farmácia é difícil, agora já sabe que isso só depende da sua dedicação, não é mesmo? Além do mais, o fato de ter afinidade com as matérias já é meio caminho andado.

Sendo assim, aproveite que já está aqui e inscreva-se no vestibular! Na Unopar, você pode realizá-lo online, sem precisar sair do conforto da sua casa!

* CAGED, valor sujeito a alterações

** Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content