O que a faculdade de Farmácia deve ter para ser reconhecida pelo MEC?

faculdade de farmácia reconhecida pelo mec

Os critérios considerados pelo Ministério da Educação (MEC) para reconhecer um curso superior impactam diretamente a formação dos alunos. Então, se você está em busca de uma graduação, mas não sabe por onde começar, este post é o seu ponto de partida! Vamos esclarecer o que a faculdade de Farmácia deve ter para ser reconhecida pelo MEC.

Sem checar essa informação, corre-se o risco de entrar em um curso de Farmácia que ainda não é reconhecido pelo Ministério, o que é um erro grave! Afinal, os recém-formados em faculdades sem esse reconhecimento não têm o diploma validado no mercado de trabalho nem em processos seletivos de concursos.

Então, a melhor solução é se prevenir! Fique conosco até o final do post e veja quais são os critérios do MEC para reconhecer a faculdade de Farmácia.

Avaliação do corpo docente

A qualificação dos professores é um ótimo parâmetro para medir a qualidade de uma faculdade. Não por acaso, esse é um dos critérios considerados pelo MEC. São considerados, principalmente, os títulos acadêmicos obtidos pelo corpo docente: graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Quanto mais mestres e doutores em Farmácia fazem parte do time de professores, maior é a pontuação que o curso adquire. Basta pensar que profissionais especializados em suas áreas de atuação podem levar mais conhecimento técnico para a sala de aula, o que contribui para a formação profissional dos estudantes.

Outro critério que o MEC usa é a produtividade dos professores. Basicamente, quanto maior é o número de produções acadêmicas do corpo docente, melhor é a avaliação que o grupo recebe do Ministério da Educação.

Também é avaliada a estabilidade dos professores, ou seja, o intervalo de tempo (meses/anos) em que cada um fez parte do corpo docente nos últimos 5 anos. Para ser considerado estável, um educador precisa cumprir pelo menos 3 anos e meio, o equivalente a 70% do período.

Por fim, outro critério que faz parte da avaliação do MEC é o alinhamento entre a formação acadêmica e as disciplinas ministradas por cada professor. É importante que os conhecimentos adquiridos com o diploma desse educador consigam dar conta da disciplina de sua responsabilidade.

Infraestrutura oferecida aos estudantes

A infraestrutura instituição de ensino envolve aspectos como a qualidade das salas de aula, das bibliotecas, dos recursos audiovisuais e dos laboratórios. Para os cursos da área de saúde, como Farmácia, esse é um fator com peso ainda maior na formação do estudante, já que atividades laboratoriais dependem da qualidade dos equipamentos.

É preciso que a infraestrutura dos laboratórios seja pensada para favorecer a realização das atividades disciplinares práticas. Dessa forma, o corpo docente consegue alcançar seus objetivos pedagógicos com as atividades propostas, e os estudantes aproveitam o máximo das condições de aprendizado.

No caso de cursos oferecidos nas modalidades de ensino semipresencial e EAD no 100% online, a infraestrutura também envolve o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da instituição de ensino, as formas de integração entre alunos e corpo docente, entre outros detalhes.

Lembrando que o semipresencial é a modalidade de ensino a distância, com atividades presenciais de 1 a 3 vezes na semana na faculdade.

Grande horária e grade curricular

O MEC só aceita o pedido de reconhecimento quando o curso tem, pelo menos, 50% da sua carga horária completa. A duração mínima exigida pelo Ministério é de 2.400 horas, mas as graduações mais longas podem chegar a 7.200 horas. Os alunos devem preencher o período exigido com disciplinas obrigatórias e eletivas, estágios e atividades de extensão.

Teste Vocacional Rápido

O MEC também avalia a grade curricular para cada curso superior. São observados detalhes como o alinhamento da grade com o perfil profissional da formação, a relação entre as disciplinas, o caráter inovador dessa matriz, as interações entre teoria e prática na proposta das ementas etc.

Vale lembrar que você mesmo pode dar uma olhada na grade curricular do curso. Essa é uma ótima forma de encontrar as melhores faculdades de Farmácia. Fazendo essa checagem, consegue ter uma noção de como é a graduação, além de saber se as disciplinas correspondem às demandas do profissional no mercado e qual é a recorrência dos estágios supervisionados.

Conceito Enade

O Conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma pontuação que varia entre 1 e 5 pontos, capaz de avaliar de forma geral a qualidade do curso de uma faculdade. É resultado de um conjunto de provas que o MEC aplica junto aos estudantes do primeiro e do último ano dos cursos.

O Exame é padronizado em todo o Brasil, e as questões estão relacionadas com os conteúdos que fazem parte da grade curricular dos cursos. A pontuação do Conceito Enade também é usada em outras métricas de avaliação do MEC, que estão explicadas a seguir.

Indicadores do MEC

A pontuação no Conceito Enade é considerada no Conceito Preliminar de Curso, indicador também conhecido como CPC. Além disso, entram a infraestrutura da faculdade, a qualificação do corpo docente e outros detalhes importantes para definir uma nota de 1 a 5.

A partir do CPC ou de uma visita técnica, o MEC também avalia o Conceito de Curso (CC). O Índice Geral de Cursos (IGC) é outro indicador importante, que considera a média do curso nas outras avaliações do MEC, como o CPC e o Enade.

Se você ainda não sabe o que a nota do MEC de Farmácia quer dizer, saiba que é simples! A nota é calculada com base na qualidade da faculdade no geral, no projeto pedagógico do curso, na qualificação dos professores e na capacidade de gestão da instituição. É uma referência para você avaliar a instituição junto ao reconhecido do Ministério.

Aqui na Unopar, os alunos de Farmácia têm o suporte que precisam para encarar os desafios que os aguardam no mercado de trabalho. Além de laboratórios e equipamentos de ponta, as turmas aproveitam as aulas práticas, os estágios supervisionados e as orientações de professores especialistas para construírem sua formação profissional.

Além disso, com o acesso exclusivo ao Canal Conecta, fica mais fácil encontrar as melhores oportunidades de estágio e emprego do país.

E se você precisa de uma ajudinha financeira para começar o curso, na Unopar, é possível ganhar uma bolsa de estudo de 100%. É a sua chance de fazer uma faculdade de graça!

Agora, inscreva-se no vestibular!

Neste post, você conferiu os critérios que uma faculdade de Farmácia reconhecida pelo MEC precisa passar até que seja oferecida aos estudantes. Seguindo esses mesmos critérios, fica mais fácil saber onde se formar para ingressar em uma área tão técnica quanto a Farmácia. Por isso, venha estudar aqui na Unopar!

Comece a construir seu futuro profissional, inscrevendo-se agora mesmo em nosso vestibular online.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.