É possível fazer faculdade de Farmácia a distância?

faculdade de farmácia a distância

Desconto nota do Enem

O mundo está mudando e a educação também. Para acompanhar as tendências sociais, o setor educacional precisou investir em novas modalidades e ferramentas para a otimização do aprendizado. Uma das estratégias mais bem-sucedidas em todo o mundo atualmente é o ensino a distância.

O EAD revolucionou o modo de fazer a educação acontecer e abrange inúmeros cursos, das mais variadas áreas. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas, especialmente quando o assunto são os cursos da área da saúde.

Por isso, preparamos este artigo, que tem como objetivo responder suas perguntas sobre o curso de Farmácia a distância. Será que essa é uma realidade possível? Continue a leitura e descubra agora mesmo!

É possível fazer um curso de Farmácia a distância?

Logo de cara, já respondemos: sim, é perfeitamente possível! Apesar de ser um curso da área da saúde, o Bacharelado em Farmácia é oferecido no EAD.

A única diferença é a modalidade exercida por esse curso. Ainda que existam graduações 100% a distância — e que são extremamente reconhecidas pelo mercado —, esse não é o caso da Farmácia.

Aqui, a modalidade oferecida é a semipresencial. Nela, o aluno tem algumas disciplinas, de cunho teórico, ministradas online. As práticas, por sua vez, são feitas de modo presencial, na própria faculdade.

Por isso, não tenha dúvida: o curso de Farmácia semipresencial é bom e devidamente reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Com ele, você estará apto para ingressar no mercado de trabalho e receber as ótimas remunerações da área –– que giram em torno dos R$ 3.500* para recém-formados.

Como funciona o curso de Farmácia EAD?

O curso de Farmácia a distância é ministrado, como vimos, na modalidade semipresencial. Aqui, o aluno se dividirá em:

  • disciplinas presenciais;
  • disciplinas online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O AVA é uma plataforma que permite a interação entre estudantes, colegas e professores durante as aulas. Nele, também ficam gravadas todas as apresentações para que os alunos possam acessá-las quando quiserem.

Nesse tipo de curso, há também ferramentas online como a biblioteca virtual e a monitoria, que permite que os estudantes tirem suas dúvidas com especialistas nas disciplinas.

Como é a metodologia de Farmácia EAD?

Os cursos semipresenciais são uma ótima alternativa para quem não pode se dedicar aos estudos no regime tradicional, ou seja, aos horários e obrigações que o ensino presencial demanda dos estudantes.

No entanto, essa é uma metodologia bastante funcional e que aborda os assuntos vistos no modo presencial. Os professores, muitas vezes, são os mesmos e as disciplinas, devidamente adaptadas para proporcionar o aprendizado completo aos estudantes EAD.

Quais atividades são presenciais?

As atividades presenciais, no semipresencial, são restritas àquelas que não podem ser adaptadas ao ambiente online.

Por isso, normalmente são aulas práticas, que demandam o contato cara a cara do estudante com o seu objeto de estudos. Laboratórios são um bom exemplo disso!

Tour pela prova do Enem

Há, ainda, a importância dos estágios. Eles são obrigatoriamente feitos no modo presencial, já que o estudante precisará vivenciar o dia a dia da profissão.

Qual é a duração do Bacharelado em Farmácia a distância?

Outra dúvida muito comum é quantos anos dura o curso de Farmácia na modalidade EAD. A resposta é simples: o mesmo tempo que o Bacharelado presencial! A duração, nesse caso, é de 5 anos (10 semestres).

Quais são as vantagens de investir em um curso a distância?

Agora, veremos algumas das vantagens de fazer um curso de Farmácia a distância. Vamos lá?

Mais flexibilidade

Estudar a distância faz com que você tenha uma rotina muito mais flexível, podendo se dedicar nos horários que julgar mais produtivos e organizar seu dia a dia de maneira eficiente.

Mais autonomia

Além da flexibilidade, a autonomia de controlar o próprio ritmo de estudo e adaptá-lo às suas necessidades é uma vantagem marcante do ensino a distância. Essa é uma característica que o torna uma ótima alternativa para estudantes que gostam de tomar as rédeas das situações!

Desenvolvimento de habilidades

Ainda que o ensino presencial seja fundamental para o desenvolvimento de muitas habilidades, o EAD traz diferenciais ao trabalhar competências como o autoconhecimento e a organização de forma única!

Possibilidade de conciliar a vida acadêmica com outros aspectos

Caso você tenha filhos ou pretenda trabalhar durante a faculdade, o ensino semipresencial representa uma ótima oportunidade. Com a possibilidade de organizar a própria rotina, fica muito mais fácil conciliar a vida familiar e profissional com os estudos!

Menos gastos

Por fim, outra vantagem desse tipo de ensino está na redução de custos. Além das mensalidades mais em conta, você economizará diariamente com questões como o transporte e a alimentação. O seu bolso agradece!

Como a Unopar pode ajudar?

O curso de Farmácia semipresencial está disponível na Unopar, uma instituição com tradição no ensino a distância e com bastante experiência no assunto –– afinal, é líder em EAD no Brasil.

Além da garantia de um corpo docente qualificado e de toda a infraestrutura física e tecnológica para que você possa se tornar um grande farmacêutico, a Unopar conta com diferenciais como:

  • Aula Destaque, em que os alunos têm encontros presenciais com especialistas renomados no campo da saúde;
  • Canal Conecta, que coloca você frente a frente com as principais vagas de estágio e emprego do mercado, nas melhores empresas do país;
  • Estudos Dirigidos, que otimizam o seu aprendizado a distância e complementam o seu currículo;
  • Trilhas de Carreira, com certificados especiais para a sua graduação.

Tudo isso somado a várias formas de ingresso e muitas opções de bolsas e descontos para facilitar ainda mais a sua entrada e permanência na faculdade. A Unopar está sempre comprometida em ajudar a construir os seus sonhos!

A hora da mudança é agora!

Se o seu objetivo é fazer um curso de Farmácia a distância, não perca tempo e comece a se preparar o quanto antes. Seu futuro está logo à sua frente. Então, por que esperar?

Para dar logo o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso em uma área cheia de oportunidades como a Farmácia, faça a sua inscrição para o vestibular da Unopar agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados