O que é estágio e por que é importante para a formação?

o que é estagio

Se você busca saber o que é estágio, precisa entender a importância dessa atividade para os alunos do ensino superior. Apesar de não ser um trabalho com carteira assinada, é uma forma de ingressar no mercado mesmo antes de sair da faculdade.

O interessante é que essa vivência é regulada por lei, que define em detalhes os deveres e direitos do estagiário, da instituição de ensino e de quem oferece a atividade.

Quer entender como funciona o estágio? Então, acompanhe o post que a Unopar preparou para você e descubra todas as vantagens de passar por essa experiência enquanto você ainda cursa a graduação!

O que é estágio?

É uma prática de aprendizado que ocorre com supervisão e deve seguir todas as regras da Lei 11.788/08 (Lei do Estágio). A legislação deixa evidente que essa atividade não pode ser considerada um trabalho, o que significa que inexiste qualquer vínculo empregatício entre estagiário e empresa.

A ideia dessa vivência é dar uma prévia de como será o dia a dia de trabalho, sendo que ela não pode ter duração superior a 2 anos. Além disso, o aluno faz essa prática tendo um profissional da área na empresa que faz a supervisão e também conta com um professor orientador da faculdade.

A Lei de Estágio determina também que é preciso formalizar a atividade com o Termo de Compromisso de Estágio, assinado pela instituição de ensino, empresa e aluno, o que garante que tudo será realizado dentro das normais legais.

Outra questão importante é que estágio pode ser obrigatório no curso superior, inclusive da modalidade de ensino EAD, de acordo com cada graduação. Assim, há duas opções de estágio, como você confere na sequência.

Estágio obrigatório

Faz parte da grade curricular do curso superior, aliás, está incluído na carga horária da formação. Dessa maneira, é uma exigência para conseguir o diploma. Nessa opção, a oferta de bolsa, remuneração e auxílio-transporte é facultativa pelas empresas, mas muitas costumam oferecer algum tipo auxílio como forma de incentivo.

O estágio é obrigatório para as Licenciaturas, como as de Pedagogia e História, e alguns cursos de Bacharelado, como os de Direito, Fisioterapia, entre outros.

Estágio não-obrigatório

Diferentemente do estágio obrigatório, o não-obrigatório não está incluído na matriz curricular da graduação. Assim, você consegue se formar sem cumprir as horas dessa atividade. Nesse caso, as empresas que oferecem a oportunidade devem dar uma remuneração e auxílio-transporte para o estagiário.

Mesmo não sendo obrigatório, é interessante ter essa experiência profissional, tendo em vista a importância do estágio, que é de complementar o aprendizado e a possibilidade de conhecer mais sobre a rotina da área que você escolheu cursar. Veja, por exemplo, as principais áreas para fazer estágio em Marketing Digital.

Quem pode ser estagiário?

Gostou de entender melhor o que é estágio? Agora, quer saber quem pode ser estagiário, não é mesmo? Pessoas com mais de 16 anos, que tenham RG e CPF e que estejam cursando o ensino superior, Educação Profissional e até mesmo o ensino médio estão liberadas para a atividade. Alunos dos anos finais do ensino fundamental, que seja da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem estagiar.

Aqui nossa ideia é falar especificamente da graduação. Então, fique sabendo que é possível fazer estágio desde o primeiro ano do ensino superior. Apesar disso, é mais comum que essa atividade ocorra nos semestres finais da formação.

Mesmo quem já trabalha na área que está estudando, deve conciliar estágio e trabalho, caso a atividade seja obrigatória no curso.

Na Unopar, além de todos os diferenciais do nosso ensino, nos preocupamos em dar um suporte ao aluno que vai buscar oportunidades no mercado. Além de fornecer todas as orientações de como encontrar vagas de estágio, nossa instituição é parceria do Canal Conecta, um dos melhores portais de oportunidades de emprego.

Quais são os direitos do estagiário?

A Lei do Estágio, apesar de determinar que não há vínculo empregatício na atividade, prevê que o estagiário seja coberto com um seguro contra acidentes pessoais. Sem contar que, caso seja de seu interesse, ele pode contribuir com a Previdência Social na categoria de segurado facultativo.

Nos dias de prova ou nos anteriores, o aluno pode sair mais cedo da empresa, cumprindo metade da carga horária. Isso porque o intuito desse aprendizado não é atrapalhar as atividades acadêmicas.

Qual é a carga horária do estágio?

Falando em carga horária, uma dúvida muito comum é saber quanto o estagiário precisa trabalhar na semana. A legislação diz que a carga horária máxima é de 30 horas semanais, o que equivale a 6 horas diárias cumpridas de segunda a sexta-feira. Muita gente não sabe, mas o aluno que participa dessa vivência é proibido de fazer horas extras.

Outro detalhe é que, a cada ano, o estagiário pode tirar férias de 30 dias. Na situação de estágio remunerado, ele também é pago pelo período, porém, sem o bônus de 1/3 do salário como ocorre na contratação CLT.

Qual é a importância do estágio para a formação?

Quando falamos em receber uma boa formação superior, em primeiro lugar, é preciso escolher uma instituição de ensino. Aqui na Unopar, você tem acesso às melhores metodologias, professores qualificados e uma grade curricular completa, que segue as tendências do mercado.

Dessa maneira, você sai preparado para todos os desafios da profissão. Porém, além de escolher a melhor faculdade, é importante passar pelo período de estágio, mesmo que não seja obrigatório. É que essa vivência traz uma série de vantagens, como:

  • experiência profissional, realizada com supervisão;
  • conhecimento da rotina de diferentes segmentos da sua área de atuação;
  • possibilidade de fazer networking;
  • desenvolvimento pessoal, pois é um aprendizado sobre a postura no ambiente de trabalho;
  • valorização do currículo, garantindo seu diferencial competitivo;
  • chance de ser efetivado.

Agora é sua vez de buscar diferenciais!

A intenção deste post foi mostrar o que é o estágio, especialmente os benefícios de passar por esse aprendizado prático. Para receber a melhor formação e suporte da faculdade nessa questão, conte com a Unopar para começar uma carreira de sucesso. Aqui você encontra cursos de diferentes áreas e na modalidade de ensino que combina com sua rotina.

Que tal começar a planejar agora seu futuro? Inscreva-se no vestibular de um dos nossos cursos e conquiste o diploma de ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content