Qual é a relação entre Biomedicina e Estética?

biomedicina e estética

Desconto nota do Enem

Você já pensou em se tornar um biomédico? Essa é uma área extremamente ampla do campo da saúde e que possibilita a escolha de diversos caminhos por parte do profissional. Um deles, que tem tudo a ver com o momento em que nos encontramos, é o âmbito da Biomedicina Estética.

Calma aí: como assim? A área biomédica tem um campo especializado exclusivamente nas questões estéticas? Sim, caro leitor: é isso mesmo! Essa é uma vertente relativamente nova, mas que tem tudo para crescer bastante e se consolidar como uma especialização muito promissora dessa carreira.

Por isso, seja você um biomédico buscando uma mudança de carreira ou um vestibulando interessado pelo curso de Biomedicina ou tecnólogo em Estética e Cosmética, esse post é para você! A seguir, discutiremos alguns aspectos sobre essa especialidade, como o da atuação desse profissional (realização de procedimentos estéticos, criação de dermocosméticos, entre outros). Por aqui, você confere:

Vamos lá? Boa leitura!

Como funciona o curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina é oferecido na modalidade Bacharelado e tem, em média, uma duração de 5 anos. É uma graduação que ensinará o estudante a lidar com os mais diversos aspectos da saúde, desde a fisiologia macroscópica até os assuntos mais microscópicos possíveis.

O biomédico é um profissional muito ligado ao laboratório, mas que pode também atuar em várias outras frentes. A sua atuação, inclusive, não se resume à análise de exames ou ao desenvolvimento de remédios, ainda que esse tipo de processo faça parte de sua formação.

Veja algumas das disciplinas estudadas nessa faculdade:

  • Fisiologia Humana;
  • Microbiologia;
  • Parasitologia;
  • Saúde Pública;
  • Bioquímica;
  • Genética;
  • Embriologia;
  • Bioengenharia;
  • Biotecnologia;
  • Imunologia.

Por fim, no curso de Biomedicina, o estudante também precisará passar por estágios obrigatórios — que ajudarão o aluno a sentir um gostinho do dia a dia da profissão — e, claro, por um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a obtenção de seu diploma.

O que faz um profissional de Biomedicina?

As áreas de atuação do profissional da Biomedicina são muito amplas. A área da saúde, por si só, é um campo que possibilita muitas atribuições diferentes. Quando falamos sobre os biomédicos, então, isso pode ser ainda mais marcante.

A seguir, confira algumas das possibilidades de atuação para esse profissional:

  • análises clínicas e laboratoriais;
  • atuação em hospitais e demais órgãos de saúde;
  • atuação em hemocentros;
  • pesquisa de fármacos e outros tipos de produtos;
  • pesquisas científicas variadas;
  • área forense;
  • cuidados com o saneamento público;
  • atuação na saúde pública, lidando com a prevenção de patologias;
  • desenvolvimento de técnicas e procedimentos diversos;
  • área acadêmica, lecionando para biomédicos em formação.

Além disso tudo, há a possibilidade de atuar na área de Biomedicina Estética, tema de nossa conversa de hoje. A seguir, discutiremos melhor como esse campo funciona. Vamos lá?

Tour pela prova do Enem

O biomédico pode atuar em questões estéticas?

A resposta para isso é: sim! A Biomedicina Estética passou a ser uma realidade a partir de 2010, quando uma série de decisões (como as resoluções nº 197 e nº 200) foram tomadas em órgãos competentes e deram a esses profissionais o direito de lidar com questões voltadas ao campo estético.

A partir dessas normas, ficou acertado que os biomédicos podem realizar procedimentos estéticos (como a laserterapia, a carboxiterapia, a aplicação de toxina botulínica, entre outros), prescrever medicações para essa finalidade e, claro, realizar consultas e avaliações estéticas. Tudo isso, evidentemente, respeitando os limites impostos pela lei e em conjunto com outros profissionais, como dermatologistas.

Além disso, esse especialista também pode atuar na pesquisa e na criação de dermocosméticos, além do desenvolvimento de novos procedimentos e estratégias para otimizar o dia a dia da prática clínica e melhorar os resultados obtidos pelos pacientes. Cabe a eles, também, a responsabilidade de lecionar, se desejarem, em cursos especializantes sobre o tema.

Um curso de Estética é equivalente ao de Biomedicina?

A área de estética é uma das mais promissoras em todo o mundo. Novas tecnologias surgem o tempo todo e, com elas, também cresce o interesse do público (seja ele feminino ou masculino) por procedimentos e produtos que possam melhorar a autoestima. O Brasil é, inclusive, um dos primeiros colocados no ranking do mercado de estética.

Por isso, muitos cursos Técnicos e Tecnólogos surgem para suprir esse campo. Cada um deles, no entanto, tem objetivos diferentes. O curso Técnico, de nível médio, é o mais limitante dos três (quando as atribuições são comparadas). Em seguida, temos o curso Tecnólogo em Estética e Cosmética, um ótimo curso de nível superior que abre muitas portas para os formados.

A Biomedicina, no entanto, é um curso com objetivos ainda mais abrangentes. O profissional biomédico pode realizar uma série de procedimentos e ir muito além na pesquisa e no desenvolvimento de fármacos para as finalidades estéticas. Portanto, os cursos são complementares, mas não equivalentes.

Por que investir nessa graduação?

Com tudo isso, fica uma pergunta: por que voltar a estudar e investir em uma graduação na área da Biomedicina? Ora, é muito simples! Como mencionado anteriormente, o mercado de estética é um dos maiores do mundo e o Brasil está bombando nesse aspecto. Sendo assim, se tornar um biomédico especializado nessa área é uma ótima oportunidade de crescimento profissional e que traz, também, uma boa remuneração.

A média salarial de um biomédico em 2020 é de cerca de R$ 2.624,25 mensais. Porém, com as especializações esse valor tende a subir bastante.

Outra vantagem do curso de Biomedicina é que ele pode ser realizado na modalidade de ensino a distância, que oferece diplomas válidos e reconhecidos. Assim, é possível conciliar questões como a vida pessoal e o seu trabalho com os estudos nessa área tão promissora. O EAD, além disso, promove mais qualidade de vida e reduz os seus custos com mensalidade, locomoção e alimentação, por exemplo.

Para isso, no entanto, é fundamental escolher uma faculdade que seja referência no EAD. A Unopar é a escolha certa para você! Essa é uma instituição que conta não só com toda a infraestrutura tecnológica para fornecer um ensino de ponta, mas também com os melhores docentes do mercado.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Biomedicina Estética e suas possibilidades? É fundamental conhecer bem as diferenças entre os cursos técnicos e as graduações aparentemente semelhantes, já que eles têm objetivos bem diferentes. Com esse conhecimento, fica muito mais fácil fazer a escolha certa para a sua carreira!

Agora, para saber ainda mais sobre os diferentes tipos de curso, que conhecer as diferenças entre Licenciatura e Bacharelado? Dessa maneira, você se tornará ainda mais bem informado e apto para escolher o melhor para a própria vida profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 92

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados