Como funciona o TCC na faculdade EAD?

como funciona o tcc no ead

Desconto nota do Enem

Você sabia que o processo de fazer TCC EAD é bastante similar em relação ao de uma faculdade presencial? Esta é uma excelente notícia para quem deseja iniciar os estudos e aproveitar todos os benefícios da modalidade de ensino a distância.

O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para todas as graduações, exigindo matérias específicas e o auxílio de um orientador. No entanto, na metodologia EAD o trabalho é mais flexível, menos burocrático e promove um melhor desenvolvimento, uma vez que o graduando torna-se apto a estudar sozinho.

Para ficar por dentro do assunto, continue acompanhando o artigo e veja como funciona o TCC EAD, dentre outras características específicas desse trabalho. Confira a seguir!

Como é feita a definição do tema?

Atualmente, por exigência do Ministério da Educação (MEC), todos os cursos de nível superior reconhecidos no país devem contar com a elaboração de um TCC. Na modalidade EAD a obrigatoriedade não é diferente, e para que o trabalho seja desenvolvido adequadamente, é fundamental contar com a ajuda de um professor-orientador, que vai guiar o aluno no decorrer do processo.

Como você já deve saber, o TCC exige uma grande dedicação do estudante, que deve destinar horas e dias à pesquisa, à organização, à escrita e à formatação do conteúdo. E isso pode se tornar, até mesmo, prazeroso quando o tema estudado é do interesse do graduando.

O ideal é que você não deixe para escolher o objeto de pesquisa na última hora, mas que busque por algum assunto que inspire a sua trajetória acadêmica. Se possível, faça uma lista com as possibilidades que tem em mente e vá, gradualmente, excluindo as que parecerem menos significantes. Reflita, também, se você deseja dar continuidade aos estudos, fazendo uma especialização sobre o tema após a finalização da faculdade.

Como são os encontros com o orientador?

O TCC EAD conta com um indivíduo imprescindível para o bom desempenho do graduando: o orientador. Ele deve ser um professor especialista na área do seu curso, tendo obrigatoriamente um título de mestre ou doutor. Assim, na modalidade a distância o orientador é o principal responsável pelo conteúdo programático do seu objeto de pesquisa.

Ao longo do período em que estiver desenvolvendo o seu TCC, o orientador deve dar suporte teórico-metodológico, sugerindo bibliografia, ajudando na identificação da problemática e, ainda, alertando sobre questões de plágio, dentre outros questionamentos apresentados pelo estudante.

O relacionamento entre o graduando e o orientador se dá, sobretudo, no ambiente virtual de aprendizagem — ou sala de aula virtual —, permitindo uma comunicação sincrônica por meio de chats, fóruns, web conferência ou e-mail. No processo de elaboração, o natural é que ocorram interações frequentes entre as partes, o que possibilita que o trabalho receba o devido alicerce que necessita.

Sendo assim, em cursos EAD não existe a necessidade de encontros presenciais, mas sempre que precisar você pode solicitar um encontro com o orientador para sanar dúvidas e demais dificuldades relacionadas ao processo de desenvolvimento do TCC.

Tour pela prova do Enem

Aqui na Unopar, por exemplo, a capacitação contínua de nossos professores e tutores permite a oferta de um ensino de qualidade com orientação permanente ao aluno. Nossa metodologia EAD é preparada por uma equipe multidisciplinar, que torna o conteúdo e os materiais dos cursos mais interativos e didáticos para a comunidade acadêmica.

Como funciona a correção das entregas?

Embora grande parte do processo de orientação seja realizado a distância, a entrega do TCC deve ocorrer presencialmente, no polo da faculdade escolhida pelo estudante no ato da matrícula.

Os prazos costumam ser predeterminados pela instituição de ensino, o que garante que o estudante cumprirá com todos os requisitos mínimos para a obtenção do diploma, dentro do período estipulado pela matriz curricular do curso.

Ainda, cabe destacar que o diploma emitido na modalidade a distância vale tanto quanto o de um curso presencial. A principal diferença é que o processo de elaboração e aprendizagem é mais flexível, permitindo que o estudante desenvolva determinadas habilidades e competências ao longo da graduação, como ser autodidata.

Existe uma apresentação presencial?

A apresentação do TCC EAD ocorre exatamente como no ensino presencial, ou seja, o graduando deve defender o trabalho para uma banca examinadora em algum dos polos da faculdade. É recomendado que a mesa conte com professores especialistas no assunto para avaliarem adequadamente os levantamentos, as problemáticas e as questões apresentadas no projeto.

De forma geral, o momento da apresentação é considerado uma oportunidade para que os membros da banca sugiram ajustes e melhorias no trabalho. Além de que o aluno tem a chance de relatar como foi o processo de desenvolvimento e elaboração e, ainda, defender seus pontos de vista e suas escolhas em relação às temáticas e a outros aspectos da pesquisa.

Uma dica para receber uma boa avaliação é rever o conteúdo alguns dias antes e definir um cronograma de apresentação que contemple as ideias centrais do TCC. Afinal, uma boa revisão pode evitar a perda de pontos, colaborando para que a banca examinadora avalie positivamente o seu projeto.

O trabalho costuma ser em grupo ou individual?

Geralmente, quem define se o TCC será individual ou em grupo é o estudante. No TCC individual é possível ter uma melhor administração do tempo dedicado aos estudos, mais liberdade para escrever em um formato de sua preferência e, ainda, escolher os temas que deseja tratar.

No entanto, essa opção pode ser mais demorada e trabalhosa, uma vez que é preciso ter um bom planejamento para dar conta da demanda de tarefas. No TCC em grupo, por outro lado, a pesquisa pode ser dividida entre os colegas, fazendo com que o tempo para a elaboração do trabalho seja melhor aproveitado.

Agora que você já sabe como funciona o TCC EAD, será mais simples optar por um curso e ingressar de vez na graduação, não é mesmo? Tenha em mente que bons resultados dependerão do seu esforço e dedicação, no entanto, é também fundamental escolher uma instituição de ensino de excelência, que ofereça inovação e diferenciais para os alunos.

Gostou das informações do post? Então, saiba agora se existe diferença do diploma EAD em relação ao presencial!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 305

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados