Nutrição EAD: veja como funciona o curso

estudante de nutrição ead

A Nutrição EAD semipresencial é uma das oportunidades para quem precisa estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Além disso, também contempla aqueles que gostam da flexibilidade dessa modalidade de ensino, na qual você pode estudar em casa. Assim, alguns gastos, como o deslocamento diário até a faculdade, podem ser redirecionados para outros objetivos.

Como parte das Ciências Biológicas e da Saúde, a graduação em Nutrição a distância tem como propósito capacitar profissionais para atuarem na orientação nutricional de diferentes pessoas em variadas situações. Eles atendem desde pacientes em busca de uma reeducação alimentar até atletas que desejam alto rendimento.

Enfim, você sabe como funciona o curso de Nutrição EAD semipresencial da Unopar? Neste post, vai entender mais sobre o assunto, quais são as áreas de atuação para o profissional, como está o mercado de trabalho, entre outras informações.

Continue a leitura e confira!

O curso de Nutrição e as vantagens da área

Na modalidade EAD, existem duas possibilidades: a 100% online e a semipresencial. No caso da Nutrição semipresencial, que apresenta uma alta carga de atividades práticas, o MEC exige que parte da graduação tenha aulas em laboratórios e cozinhas industriais.

Nesse contexto, as principais vantagens da Nutrição EAD da Unopar é o fato de você se beneficiar do que há de melhor do estudo a distância, como a flexibilidade. Ao mesmo tempo, aproveita os prós da educação presencial, como o contato com a realidade da profissão nas aulas práticas.

Contudo, quando os estudantes pensam em uma graduação com aulas online, é comum questionarem se terão a mesma produtividade que costumam encontrar na sala de aula. Porém, nem sempre o tempo é suficiente para dedicação exclusiva aos estudos, muito menos para o deslocamento diário até a faculdade.

Por isso, muitos estão escolhendo fazer faculdade de Nutrição EAD. Nela, as aulas online, geralmente, são direcionadas para as disciplinas teóricas, enquanto as atividades presenciais mantêm uma grade mais relacionada com a prática.

A modalidade EAD na prática

As exposições online acontecem por meio do ambiente virtual da faculdade, enquanto as disciplinas presenciais são realizadas na unidade da instituição mais próxima de você. Em geral, será necessário o deslocamento de 1 a 3 dias na semana para as aulas práticas, além das teleaulas e atividades pela internet. Para cumprir a carga horária, são 3.200 horas.

Entre as matérias mais comuns no curso de Nutrição, destacamos:

  • Saúde Coletiva;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Bases para a Vigilância Sanitária de Alimentos;
  • Gastronomia Aplicada à Nutrição;
  • Tecnologia de Alimentos;
  • Educação Alimentar e Nutricional;
  • Avaliação Nutricional;
  • Nutrição, Exercício Físico e Estética;
  • Epidemiologia Nutricional;
  • Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.

Essas são algumas das disciplinas obrigatórias na grade curricular da modalidade semipresencial em Nutrição da Unopar. Você pode perceber que elas são voltadas para várias questões, algumas mais técnicas, outras práticas, além daquelas relacionadas com a gestão.

A partir dessa breve relação de disciplinas, podemos inferir algumas das áreas de atuação do nutricionista. Veja:

  • restaurantes e lanchonetes: na consultoria relacionada aos processos produtivos dos alimentos, por exemplo;
  • setor de indústria e serviços: planejando cardápios saudáveis para serem oferecidos aos colaboradores nos refeitórios. Essa também uma função comum aos nutricionistas em hotéis, spas, abrigos, escolas, e outros segmentos;
  • hospitais e clínicas: na organização e planejamento das refeições, principalmente para pacientes com dietas restritas;
  • criação de produtos alimentícios na indústria e comércio: buscando uma maneira de inovar e acompanhar o desenvolvimento do setor.

Vale lembrar que a formação do profissional é igual à da modalidade presencial, já que ele estará preparado para atuar no mercado de trabalho ao final da faculdade. Aqui, é importante destacar mais um dos diferenciais da Unopar: a parceria exclusiva com o Canal Conecta — um portal de empregabilidade em que as melhores empresas encontram os colaboradores ideais. Entre eles, nossos estudantes, é claro!

Benefícios de cursar Nutrição EAD

Como vimos, a flexibilidade é um dos benefícios atrativos do ensino a distância. Muito mais do que organizar uma carga horária adequada à sua realidade, existe a possibilidade de conciliar trabalho e a rotina de estudos. Assim, caso você dependa do seu emprego para manter a graduação em dia, o EAD é a opção ideal.

É papel do nutricionista investigar, indicar a melhor dieta e acompanhar seus pacientes. Nesse sentido, o principal objetivo da graduação em Nutrição EAD é capacitar o profissional para atender a demanda por uma vida saudável, independentemente da motivação de quem o procura.

A faculdade Unopar ainda tem muitas outras vantagens que podem dar aquele boom que faltava para os seus estudos, como a Biblioteca Virtual. Com acesso a materiais direcionados para quem quer desde a pesquisa até o empreendedorismo, por exemplo, a base de dados de periódicos científicos permite ao estudante manter-se sempre atualizado. Na Nutrição EAD, estará pronto para cuidar da saúde das pessoas da melhor maneira possível.

Mesmo que mudanças sejam necessárias para que os profissionais se adéquem a novas realidades diante de eventualidades, há uma considerável procura das pessoas por mais qualidade quanto aos alimentos consumidos diariamente. Com isso, durante a média de 4 anos, a faculdade deve preparar o estudante para criar e gerir projetos relacionados, além de saber inovar e lidar com imprevistos.

A média salarial desse profissional pode chegar a R$ 2.938,91*, valor que se refere à jornada de 40 horas semanais de trabalho. Além das opções de emprego formal nas diferentes empresas que citamos, ainda existe a possibilidade de investir na abertura de uma clínica própria. Portanto, os conhecimentos de gestão e empreendedorismo também são essenciais para o sucesso da carreira do nutricionista.

Se você quer atuar em um mercado de trabalho preocupado com o bem-estar da sociedade e, consequentemente, colaborar com a manutenção de um estilo de vida saudável, o curso certo para você é a Nutrição EAD. Só não deixe de escolher a instituição de ensino que caminho a seu lado durante a formação.

Por isso, não perca mais tempo: inscreva-se em nosso vestibular e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Sou a Bruna de Souza, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content