Saiba como ter disciplina em 7 passos

caderno e caneta

A realidade de milhares de pessoas pelo Brasil afora é dividida entre trabalhar e estudar. E como ter disciplina diante dos desafios impostos por essa rotina apertada?

A motivação para estudar, bem como a produtividade em alta no trabalho podem ser conquistadas aos poucos com a adoção de algumas dicas de disciplina simples. Antes de apresentarmos quais são, entretanto, vale a pena frisar que essa virtude é a vitória da razão sobre a paixão.

Isso quer dizer que a pessoa disciplinada sabe agir racionalmente: ela se segura diante de prazeres momentâneos, pois sabe que o foco maior está no futuro. É o que chamamos de tomar as rédeas da vida!

Agora, por exemplo, você poderia gastar seu tempo com as redes sociais, mas está aqui, lendo sobre como conciliar sua vida pessoal, acadêmica e profissional! E o mais legal disso tudo é essa autodisciplina, já que seguir ordens externas é fácil — o complicado mesmo é respeitar nossas próprias imposições e fugir da autossabotagem. Sem delongas, que tal conferir o que preparamos a seguir?

Faça um planejamento e tenha objetivos

Por que você quer ter disciplina? Essa pergunta serve de guia para os primeiros passos da sua jornada, pois é somente com propósitos que conseguimos direcionar nossa bússola na vida. Então, é interessante ter em mente os seus sonhos, dos menores aos maiores.

Esses desejos podem ser divididos em metas de curto, médio e longo prazos, de modo que você divida seus objetivos em etapas realizáveis. Para isso, nada melhor do que um bom planejamento, feito com carinho e determinação.

Nesse sentido, já comece vencendo a dúvida, a preguiça ou a postergação ao criar um plano de estudos bem desenhado. Conte com a ajuda de um caderno, agenda ou bloco de anotações e coloque ali tudo o que deseja, o que é preciso fazer para alcançar essas metas e, de preferência, a data ideal de realização.

Se preferir, pode fazer isso digitalmente, por meio de aplicativos de notas ou planners virtuais. O importante é mapear visivelmente seus planos e objetivos, a fim de que eles se tornem algo mais palpável. Ao se “materializarem” na sua frente, servirão de combustível na criação da disciplina.

Reconheça os seus pontos fortes e fracos

Todo planejamento é uma simulação da realidade ideal. Mas sabemos que nem sempre temos todas as condições perfeitas para colocá-lo em prática. Portanto, também é fundamental realizar um mapeamento interno, ou seja, identificar as suas qualidades e defeitos.

Todos os seus pontos positivos serão vantajosos na hora de tirar os objetivos do papel. Porém, os pontos fracos podem criar obstáculos e sabotar toda sua disciplina e motivação. Quer um exemplo prático? Você decidiu que vai fazer uma faculdade a distância aqui na Unopar. Essa modalidade de ensino permitirá que seus estudos sejam mais flexíveis, sem que isso comprometa o seu trabalho:

  • ponto positivo: você é uma pessoa determinada e aberta às inovações tecnológicas e sabe que um curso EAD tem a qualidade necessária ao seu sucesso profissional;
  • ponto negativo: qualquer tempo livre é ocupado com o celular, seja nas redes sociais, seja em aplicativos de mensagens instantâneas, e você não consegue eliminar essas distrações para estudar o que deveria.

Reconhecendo o que atrapalha sua disciplina e sabendo quais são suas qualidades, você terá mais consciência, autoconhecimento e controle da situação. Assim, vai direcionar as facilidades tecnológicas à concretização do seu sonho — conquistar um diploma superior.

Gerencie seu tempo

O planejamento está feito e seus pontos fortes e fracos já foram mapeados. E agora, como se concentrar nos estudos e conciliá-los com o trabalho? A regra é simples: gerencie melhor o seu tempo. O relógio funciona da mesma maneira para todos, então, é só organizar as tarefas e respeitar os horários estipulados. Somado a isso, identifique as distrações que comprometem a fluidez das atividades diárias e garanta que nada viole seu foco.

Um cronograma aqui é bem-vindo, preferencialmente se ele puder ser visualizado com facilidade. Os calendários virtuais, como o Google Calendar, são ótimos aliados. Mas se você quiser se proteger da armadilha de pegar o smartphone e conferir sua agenda, é possível montar um quadro de horários na parede do seu quarto ou criar planners semanais em folhas de papel A4.

Faça pausas e valorize o descanso

A disciplina mora na constância de seguir o cronograma preparado. Porém, se não houver pausas de descanso, as chances de abandonar o barco são enormes. Por isso, esqueça a ideia distorcida de que uma pessoa produtiva é aquela que nunca para.

Longe disso, produtividade é ter resultados com tempo livre. Você só conseguirá manter o foco nas suas atividades se estiver com a mente descansada (e o corpo também). Alguns estudos já comprovaram, inclusive, que as pessoas com melhor desempenho são aquelas que dividem suas tarefas em blocos: 17 minutos de descanso, em média, a cada 52 minutos de trabalho.

É quase que a mesma ideia da técnica Pomodoro — um tipo de gerenciador de tarefas —, que intercala pequenas pausas de 5 minutos entre intervalos de 25 minutos de produtividade. Além disso, mais do que respeitar esses pequenos descansos, tanto no trabalho quanto nos estudos, reserve um tempo para descansar de verdade, como no fim de semana.

Esses períodos de lazer com família, amigos ou sozinho funcionam como uma recarga de bateria. Sem eles, seu corpo e sua mente não conseguem se recuperar e manter a disciplina em dia. Portanto, reconheça, respeite seus limites e considere-os nos seus planos.

Crie um ambiente favorável

A disciplina não surge de uma hora para a outra e nem pode ser mantida em meio à desorganização. É muito complicado ter ânimo de estudar em um ambiente bagunçado, barulhento e até mesmo sujo, certo? Então, se quer fazer acontecer, precisa criar condições favoráveis a isso.

Os orientais acreditam muito na unicidade do corpo humano e do ambiente externo. E eles estão certos em relação a isso, já que dificilmente alguém mantém uma rotina disciplinada em meio ao caos. Nesse sentido, arrume a casa, seu quarto, seu canto de estudos e tenha todos os materiais e equipamentos em ordem para facilitar o dia a dia.

Seja uma pessoa resiliente

Nem sempre estas dicas vão dar certo e pode ser que você tenha “recaídas”. Afinal, há dias em que não acordamos muito bem, e até isso deve ser respeitado. O importante é não se dar por derrotado e se reerguer das falhas.

Chamamos isso de resiliência, o ato de se recuperar rapidamente das quedas na vida. Pessoas assim não desistem dos seus objetivos e, por meio da disciplina, começam do zero quantas vezes forem necessárias. Também são flexíveis e se adaptam às mudanças com mais facilidade.

A sua semana não foi tão produtiva e você não conseguiu colocar seu planejamento em execução como deveria? O cronograma estava lá na parede, mas não deu tempo de fazer tudo o que foi programado? Respire fundo, descanse, revise suas estratégias se for necessário e comece mais uma vez!

Mude o seu mindset

Se você não se considera uma pessoa disciplinada, organizada ou resiliente, é uma boa pedida começar a ressignificar a ideia que tem de si mesmo. Somos o que pensamos, não é? Então, para ser uma pessoa melhor, o primeiro passo é mudar o seu mindset, parar de repetir crenças limitantes e trocá-las por ideias motivadoras.

Você viu aqui como ter disciplina nos estudos ou no trabalho. Ela impacta diretamente a produtividade, o alcance de melhores resultados e até aumenta a qualidade de vida. Lembre que é algo que não vem fácil: para que um hábito seja criado, primeiro devemos nos esforçar um pouquinho e visualizar o longo prazo, abrindo mão de pequenos prazeres momentâneos.

Agora que você já sabe o que fazer para ter mais disciplina, veja como funciona a modalidade EAD e por que ela está conquistando o mercado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.