Passo a passo: saiba como ser uma pessoa melhor todos os dias

mulher conferindo como ser uma pessoa melhor no celular

Aprender como ser uma pessoa melhor todos os dias é passo essencial para a evolução na vida pessoal e na profissional. Buscar autoconhecimento e se esforçar para contribuir consigo mesmo de diferentes formas é a chave para não só para se tornar a pessoa que sempre desejou ser como, também, para realizar seus sonhos, objetivos e, quem sabe, até conquistar aquela promoção de emprego que sempre almejou.

Mesmo quem já está satisfeito consigo mesmo sempre pode evoluir mais, seja aprendendo uma nova habilidade — que pode fazer a diferença na vida profissional — ou aumentando o impacto que tem na vida dos que estão ao seu redor.

Neste post, vamos mostrar o passo a passo para quem quer aprender como melhorar a cada dia:

  • Utilize técnicas de autoconhecimento;
  • Tenha clareza do que você quer melhorar;
  • Seja mais proativo e menos acomodado;
  • Estude, estude e estude mais um pouco;
  • Pense no impacto que quer ter na vida dos outros;
  • Peça feedbacks aos que estão ao seu redor.

Que tal conversarmos melhor sobre cada tópico?

Utilize técnicas de autoconhecimento

Para se tornar uma pessoa melhor é preciso, antes de tudo, se conhecer. Essa é a única forma de garantir que seus objetivos de vida e de carreira estejam realmente alinhados com aquilo que importa para você e com suas crenças, seus valores e seus sonhos.

Há diversas técnicas de autoconhecimento que podem ser usadas por quem quer mergulhar em si mesmo e se entender melhor.

Desde escrever um diário para colocar no papel seus sentimentos até a meditação, que ajuda a se afastar das influências externas e a aprender a observar a si mesmo, adquirindo uma nova consciência sobre seus desejos e suas aspirações.

Tenha clareza do que você quer melhorar

Quem busca se conhecer melhor todos os dias já pode dar o próximo passo: definir com clareza aquilo que quer melhorar. Caso tenha identificado, por exemplo, que a timidez o fez perder oportunidades na vida e na carreira e ainda está no meio do caminho para se tornar a pessoa que você gostaria, já há um ponto de partida.

A partir daí, você pode pesquisar formas de lidar com essa característica, por exemplo, procurar um curso de oratória para perder a vergonha de falar em público. Quando sabemos nossos pontos fortes e, principalmente, os fracos já temos material para traçar um plano de ação.

Seja mais proativo e menos acomodado

A acomodação é uma das grandes inimigas da evolução pessoal. Muitas vezes é mais fácil ficar sentado e reclamar que a vaga de emprego dos sonhos nunca aparece do que realmente começar a agir para tornar esse desejo uma realidade.

Em várias situações as pessoas preferem não agir por medo de fracassar, mas a verdade é que o sucesso tem muito mais a ver com dedicação e persistência do que com genialidade e sorte. Ser proativo é preciso.

Quem pretende fazer uma mudança de carreira, por exemplo, não pode esperar as oportunidades de transição surgirem do nada. É preciso traçar um plano, como listar as pessoas que pode contactar e cursos importantes para fazer.

Para ser uma pessoa melhor é indispensável entender que realizar o aquilo que quer também depende de você. Invista em planejamento e, depois, parta para a ação.

Estude, estude e estude mais um pouco

Quem busca o aprimoramento pessoal constante não pode deixar de voltar a estudar. Na verdade, estudo é algo que nunca é suficiente. Deve fazer parte do seu projeto de vida. Afinal, sempre há algo novo para aprender.

E a falta de tempo já não precisa mais ser um obstáculo. Hoje em dia, há uma série de cursos ministrados a distância, como os que oferecemos aqui na Unopar. As graduações EAD são soluções perfeitas para quem precisa de flexibilidade no seu cotidiano.

Quem não sabe muito bem por onde começar, pode pensar no que gostaria ou precisa aprender para se desenvolver na carreira que deseja seguir. Quem pretende se tornar contador, por exemplo, precisa saber, pelo menos, o básico de inglês. Por que não colocar o estudo da disciplina entre as prioridades?

É importante ter em mente que os estudos não precisam ser voltados apenas para temas relacionados à carreira. Quem se interessa por fotografia pode separar um tempo na agenda para se dedicar a estudar o tema. Busque conjugar temas de interesse profissional e pessoal para se tornar uma pessoa ainda mais completa.

Pense no impacto que quer ter na vida dos outros

Ser um profissional melhor passa também por refletir sobre o impacto que deseja ter na vida das outras pessoas. Na prática, isso quer dizer que para evoluir como pessoa é preciso ir além de pensar somente em si mesmo e refletir sobre como pode apoiar outras pessoas nessa jornada de evolução.

Mesmo as pequenas atitudes podem fazer a diferença na vida das pessoas, por exemplo, uma recomendação profissional em redes sociais como o LinkedIn para alguém desempregado, ou a disposição para atuar como monitor voluntário em uma área de conhecimento que você domina.

Para escolher as atividades e as ações que deseja fazer, pense sempre em relação ao impacto que deseja causar e às possibilidades que você tem para contribuir, tanto quanto ao tempo disponível como aos recursos intelectuais ou físicos.

Caso se comprometa com uma atividade permanente, como um trabalho voluntário, é importante ter em mente que precisa executar a tarefa com a mesma seriedade e o mesmo compromisso que teria com um trabalho remunerado.

Peça feedbacks aos que estão ao seu redor

Por fim, outro passo indispensável no processo de evolução pessoal é pedir feedbacks das pessoas que estão ao seu redor. Muitas vezes temos a percepção de que nossas ações estão causando determinado impacto, mas isso não corresponde à realidade na visão de quem está em volta.

A capacidade de escutar outras pessoas — e, a partir do feedback, implementar as mudanças necessárias — é muito valorizada não só na carreira como na vida. Por isso, adquira o hábito de regularmente conversar com aqueles que estão ao seu redor para identificar possibilidades de melhoria.

Quem sabe você tem um hábito ruim, como sempre corrigir os outros ou falar mais do que deveria, e nunca percebeu? Sempre podemos melhorar, não é mesmo?

Quem sempre se pergunta como ser uma pessoa melhor pode começar a colocar em prática agora mesmo nosso passo a passo. Além da própria evolução pessoal, quem busca ser uma melhor versão de si mesmo também leva junto consigo outras pessoas, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada e feliz.

Gostou do nosso artigo e acha que ele pode inspirar mais pessoas? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.