Como se concentrar nos estudos? 8 dicas para não perder o foco

estudante vendo dicas para se concentrar nos estudos

Ser efetivo nos estudos é um desafio para muitos, principalmente para as pessoas que não sabem como é estudar a distância. Alguns estudantes contam com uma maior facilidade para absorver novos conteúdos; no entanto, muitos enfrentam grande dificuldade. Por isso, é fundamental saber como se concentrar nos estudos.

Uma vez que o EAD tem se tornado uma tendência, os estudantes que escolhem esse tipo de ensino, referência aqui na Unopar, devem buscar estratégias e métodos para se concentrar e estudar em casa. Ao conhecer as táticas certas, é possível concentrar-se na hora dos estudos e com máxima produtividade, tornando mais fácil encaixar esse hábito no dia a dia.

Por mais que você tente se concentrar, sempre aparece algum empecilho para fazer com que você perca o foco? Se sim, este post é feito para você. Continue a leitura e confira os detalhes das nossas dicas:

  • fique longe do celular;
  • desconecte-se das redes sociais;
  • alimente-se e descanse no dia anterior;
  • faça um cronograma de estudos;
  • faça pequenas pausas entre as matérias;
  • aprenda a fazer resumos;
  • estude em um lugar adequado;
  • tenha equilíbrio.

1. Fique longe do celular

Esta é uma das principais dicas de concentração nos estudos. Se você é o tipo de pessoa que pode se distrair facilmente, é importante reduzir o máximo possível as distrações. Por isso, mantenha o celular longe e no modo silencioso para que você não ouça nenhuma notificação e queira pegá-lo.

Existem diversos aplicativos para celular que bloqueiam as notificações e só liberam quando você entra nos minutos de descanso. Assim, experimente desativá-las durante as suas horas de estudo.

2. Desconecte-se das redes sociais

Ter disciplina e foco auxilia na melhora do rendimento ao estudar a distância. Já que a modalidade 100% online do EAD não exige a presença física do aluno, em muitas situações, é fácil perder-se e tentar deixar tudo para depois. Com isso, exercitar a determinação é essencial para se dar bem no curso.

Assim, comece identificando o que pode tirar a sua concentração diária para vencer o desafio. Caso as redes sociais tomem muito tempo, estabeleça um limite de horário para usá-las.

É comum as pessoas pensarem que dar uma olhadinha no Facebook ou no Instagram não afeta em nada. No entanto, para quem tem problemas para se concentrar, atividades como essa fazem com que você se disperse.

3. Alimente-se e descanse no dia anterior

Manter uma boa noite de sono é fundamental para a concentração ao estudar sozinho. Logo, tente assistir a um episódio de alguma série, ver um filme ou ler um livro antes de ir para a cama. Isso pode fazer com que você fique menos ansioso com os conteúdos que precisam ser estudados no dia seguinte.

Além disso, deixe um lanche por perto enquanto estuda e tenha uma alimentação saudável e balanceada, evitando o consumo de muitos carboidratos e açúcar. Lembre-se de não exagerar nos energéticos e no café. Os estudos são muito importantes, mas a saúde vem em primeiro lugar.

4. Faça um cronograma de estudos

Uma dica fundamental para a organização da rotina é montar um cronograma de estudos que inclua tanto a parte acadêmica quanto outros afazeres.

Tente dividir o período de estudos para cada disciplina e separe um tempo para fazer os exercícios e assistir às aulas. Caso seja possível, reserve um horário definido para os estudos, como se fosse uma aula marcada. Isso pode contribuir para condicionar a mente e o corpo.

5. Faça pequenas pausas entre as matérias

Prezar por momentos de descanso é muito importante para quem estuda sozinho. Eles são fundamentais para recarregar as energias, preparando a mente e o corpo para um novo dia focado no seu plano de estudos. Não é necessário esperar um dia inteiro para fazer uma pausa. Programe pequenos intervalos para caminhar alguns minutos, tomar um café, fazer um lanche ou ir ao banheiro.

Por mais que você esteja determinado, o cérebro não consegue ficar muito tempo concentrado. Por isso, é bom proporcionar uma folga para que ele se recupere e volte com mais atenção. O importante é ter um tempo para descansar, passear e tranquilizar a cabeça.

6. Aprenda a fazer resumos

Estudar não significa somente ler os conteúdos que precisam ser entendidos, e sim fazer uma revisão deles. Assim, para fazer uma boa revisão, é importante estudar por meio de resumos. Para isso, leia o conteúdo e marque as partes que você julgar mais importantes.

Uma boa dica é escrever à mão em vez do computador, pois é possível memorizar mais facilmente a matéria que você está estudando. Além disso, essa técnica auxilia na concentração.

7. Estude em um lugar adequado

Não adianta querer estudar se não existe um lugar adequado para isso. Pode parecer exagero, mas esse é um ponto muito importante para a boa concentração, resultando em um aprendizado ainda mais eficaz.

Por isso, procure estudar em um local bem iluminado e tranquilo, no qual você possa focar os estudos, e que seja favorável à postura corporal. Outra dica para as pessoas que estudam a distância é evitar o excesso de conforto. Assim, é importante não estudar deitado em uma cama.

Uma boa opção é ter um local fixo, já que ajuda a condicionar o cérebro a entender quais são os momentos de estudar e absorver o conteúdo.

8. Tenha equilíbrio

Estudar muito é fundamental para ir bem em qualquer curso. No entanto, é necessário ter equilíbrio. Tenha em mente que você não é uma máquina e não existe nenhum motivo para manter a mente sobrecarregada com uma rotina que só inclui os estudos.

Assim, tente definir o calendário de estudos com bastante inteligência, sem precisar passar o resto do dia estudando sem fim. O importante é ter um tempo que seja bem aproveitado para cada matéria, o que é melhor do que ficar muito tempo sem conseguir absorver o suficiente.

9. Encontre a modalidade ideal

Muitas vezes, a dificuldade de concentração se deve ao fato de o estudante não estar em um curso em um formato que se encaixa em sua demanda e adequado ao seu perfil. Um curso semipresencial, por exemplo, une o melhor das modalidades EAD e presencial e pode ser uma excelente ideia.

Se você não conhecia as dicas de como se concentrar nos estudos, saiba que é preciso mudar alguns hábitos. Por isso, fique longe dos aparelhos eletrônicos, alimente-se bem, faça pequenas pausas e estude em um local adequado. Para manter a motivação, o ideal é não perder de vista o objetivo final de conquistar o seu diploma EAD!

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como funciona o EAD e por que está conquistando o mercado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.