É possível fazer faculdade a distância de graça? Como?

epossivelfazerfaculdadeadistanciadegracacomo

As bolsas de estudo são um importante instrumento de acesso ao ensino superior e, embora muitas pessoas não saibam, não estão restritas ao ensino presencial. Hoje, a faculdade a distância gratuita é uma realidade.

Por isso, se você não tem condições financeiras e quer fazer faculdade, é importante conhecer as opções disponíveis e os requisitos para concorrer a uma vaga.

Logo abaixo, selecionamos as formas de ingresso mais importantes para quem deseja cursar uma faculdade grátis. Continue a leitura e vá atrás das oportunidades para conquistar o seu diploma de graduação!

É possível fazer faculdade a distância gratuita?

Quem procura uma bolsa de estudos para fazer faculdade a distância encontra boas opções em programas públicos e privados. No Prouni, por exemplo, a modalidade já conta com mais de 442 mil contemplados, entre benefícios totais e parciais, conforme dados do Ministério da Educação.

Aqui na Unopar, você pode utilizar diversas alternativas de bolsa EAD nas duas modalidades de graduação que, em algum nível, utilizam a metodologia:

  • semipresencial— em que o aluno frequenta o polo presencial uma ou duas vezes por semana, fazendo o restante online;
  • a distância— em que o conteúdo é transmitido 100% online, com exceção das aulas práticas obrigatórias de alguns cursos.

Quais são as opções de bolsas?

Entre os tipos de bolsa de estudos, existem diferentes caminhos para para quem se pergunta como conseguir uma faculdade EAD de graça:

  • Prouni;
  • Bolsa incentivo;
  • Educa Mais Brasil;
  • Quero bolsa.

O Prouni é a modalidade que, de fato, permite concluir a integralidade do curso sem pagar mensalidades. No demais casos, existe um período de abrangência ou, ao menos, o custo é coberto com algum valor complementar.

Prouni

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo federal para fornecer bolsas de estudo total (100%) ou parcial (50%). Para isso, você precisa atender a uma série de requisitos:

  • 450 pontos de nota na prova do Enem anterior à abertura da seleção;
  • nota acima de zero na redação;
  • renda familiar de até 1,5 salário-mínimo para bolsa integral;
  • ter cursado Ensino Médio em escola pública ou como bolsista em instituição particular;
  • não portar diploma superior.

Para concorrer a bolsa do Prouni, basta acessar o sistema de seleção unificado durante o período de abertura de inscrições — que, geralmente, ocorre depois da prova do Enem. Também é possível buscar as vagas remanescentes, ou seja, não preenchidas por selecionados em chamadas anteriores.

Bolsa incentivo

A bolsa incentivo não alcança a totalidade da faculdade, mas permite realizar os primeiros meses de curso sem pagar. Posteriormente, o estudante pode buscar alternativas como descontos e créditos, caso o auxílio inicial não seja suficiente.

Você pode obter esse benefício ao realizar o vestibular, realizando a opção junto à instituição de ensino. Nesse caso, as condições financeiras avaliadas faculdade em caso de aprovação no exame.

Educa Mais Brasil

O Educa mais Brasil funciona no sistema de parceria com a instituição de ensino, em que a plataforma faz a captação de estudantes e oferece descontos nas mensalidades. A participação exige a comprovação dos seguintes requisitos:

  • não estar matriculado na graduação da faculdade;
  • não ter condições de arcar com a mensalidade.
  • realizar a inscrição pelo site do Educa mais Brasil.

As bolsas, nesse caso, não atingem a integralidade do curso, mas podem cobrir uma parcela significativa. Um diferencial da Unopar, por exemplo, é que você pode receber um desconto de até 85% da mensalidade, enquanto o padrão da plataforma, 70%.

Quero Bolsa

O Quero Bolsa também é uma plataforma parceira das instituições de ensino superior. No entanto, existem algumas diferenças em relação ao Educa mais Brasil: a única exigência é a inscrição ser realizada pelo site, ou seja, não se cobra inicialmente o requisito de renda.

Também, nesse caso, o limite de desconto na Unopar é maior do que o geralmente praticado no site, até 87% contra 75%. Ademais, existe um programa de indicações de colegas, o Quero Pontos, que possibilita ampliar o benefício até alcançar os 100%.

Quais vantagens do EAD?

A bolsa de estudos EAD dá acesso a uma metodologia de ensino diferenciada, em que o aluno tem grande autonomia para desenhar o próprio caminho até o diploma. Veja cinco vantagens de apostar nesse modelo.

Flexibilidade

A primeira é a possibilidade de buscar uma modalidade compatível com as suas necessidades. Entre graduação semipresencial e a distância existem diferentes níveis de participação das matérias online, de modo que você pode encontrar a combinação mais adequada às suas possibilidades de horário.

Redução de custos

Outro benefício é que, além da mensalidade mais baixa, a graduação EAD minimiza despesas com transporte e alimentação. Ademais, em muitos casos, ela evita que a pessoa tenha de se mudar para ficar mais próxima do estabelecimento de ensino.

Praticidade

O modelo é ideal para quem trabalha e estuda. Afinal, a maior parte do conteúdo é encaminhada pela internet por meio de um ambiente virtual de aprendizado, e você pode acessar os conteúdos na hora que tiver interesse e disponibilidade.

Habilidades profissionais

A autonomia nas disciplinas online ajuda a construir competências, como disciplina, organização e responsabilidade. Isto é, enquanto você aprende o conteúdo técnico, simultaneamente adquire habilidades profissionais de comportamento e atitude.

Familiaridade com a tecnologia

É importante considerar, ainda, que o EAD já é bastante difundido no mercado de trabalho. Logo, ao realizar um curso superior na modalidade, você sairá da faculdade acostumado com a metodologia que, provavelmente, será utilizada em treinamentos, reciclagens e especializações futuras.

Por fim, vale ressaltar que a bolsa de faculdade para educação a distância não é a única forma de facilitar o ingresso no ensino superior. Hoje, os créditos estudantis, com custeio da mensalidade e reembolso após a conclusão do curso, também são um caminho interessante.

Sendo assim, o segredo é levantar o máximo de opções e fazer a inscrição em diferentes programas. Assim, além de ser possível obter a faculdade a distância gratuita, haverá diversas alternativas com boas chances de sucesso.

Se quiser conhecer outros descontos e formas de ingresso, saiba como conseguir bolsas de estudo e convênios na Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    preciso estudar faculdade e não tenho condição de pagar #100%# pra mim

      Olá, Ednalva! Tudo bem? Como explicamos no post, há várias oportunidades de bolsa 100%, como o Prouni, por exemplo. Temos esse conteúdo aqui que explica como conseguir uma bolsa integral na Unopar! Só clicar no link

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.