8 dicas para conseguir motivação para estudar

mulher fazendo trilhas de carreira

Desconto nota do Enem

Você já deve saber da importância da educação em sua vida profissional, não é mesmo? Afinal, é na faculdade que se aprende não apenas a base da carreira escolhida, mas também as habilidades necessárias para uma atuação de destaque no mercado de trabalho.

Mesmo sabendo que a educação impacta o salário, conciliar o trabalho e a graduação nem sempre é uma tarefa fácil. A correria do cotidiano atrai aquele desânimo e a falta de vontade de pegar os livros da faculdade. Então, qualquer atividade se torna mais importante e, quando você percebe, as matérias se acumularam — haja disposição para recuperar o tempo perdido!

É por isso que listamos dicas simples e essenciais para que você saiba como encontrar motivação para estudar. Saiba mais a seguir!

Lembre-se da importância do estudo

Falamos um pouco sobre a importância dos estudos, mas esse é um ponto a ser lembrado constantemente. Afinal, é aquilo que dará início ao retorno da motivação. Sempre tenha em mente que uma pessoa com diploma em mãos (ou, ao menos, com a formação em curso) ganha 2,5 vezes mais do que quem concluiu apenas o ensino médio.

Essa pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é apenas um reflexo do retorno que se tem ao investir em uma formação de nível superior. Junte a ela o fato de que, quanto mais se estuda, maior se torna o seu repertório de mundo — desde assuntos triviais, para não fazer feio no elevador com o chefe, até as tendências da sua área de atuação.

Leia sobre pessoas bem-sucedidas

Quando você pensa em seu futuro, vem alguma referência profissional em sua cabeça? Provavelmente, não é mesmo? Em geral, essas pessoas se destacam por uma atuação que vai além do comum e por buscar novas formas de melhorar a sociedade à sua maneira. Pesquise sobre elas e veja como chegaram onde estão.

Não é para tentar seguir padrões de vida diferentes! Mas entenda o que os motiva todos os dias. Pode reparar que esses profissionais têm algo em comum: estudaram muito para adquirir o conhecimento que transmitem hoje. E, possivelmente, tinham suas próprias referências quando estavam no início da carreira.

Entenda que agora é a hora

Você já ouviu de alguém da sua família que “não se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”? Pode até ser um clichê, mas veja como essa frase motivacional é capaz de mudar a sua vida. Afinal, não existe uma hora certa: quando começa a prorrogar o início dos estudos, sempre aparecem tarefas que, em sua mente, parecem mais importantes.

O ideal, aqui, é fazer um cronograma com toda a sua rotina. Separe os afazeres e os horários disponíveis no dia — ou seja, quando não está dormindo ou trabalhando. Depois, é só cruzar essas informações e escolher a melhor hora para cada atividade. Reserve momentos para o descanso e siga sua programação à risca.

Mesmo que seja complicado pegar um ritmo no início, em pouco tempo você verá que um cronograma de estudos auxilia a conciliar todas as atividades. Dessa forma, se deixar algo para amanhã ou depois, saberá que essas atividades serão realizadas.

Tour pela prova do Enem

Reconheça os pequenos avanços

Conseguiu estudar a semana toda, mesmo com o cansaço do dia a dia? Comemore! Permita-se uma recompensa — desde um jantar fora até um período de folga das preocupações. Essa prática serve de motivação para que você vá em busca de novas pequenas conquistas. Aos poucos, verá um imenso avanço!

Acredite no seu objetivo

Uma das dicas de motivação é acreditar fielmente no que deseja realizar. Vamos supor que você queira se tornar um advogado de sucesso, com um escritório de renome no mercado e com clientes que confiam em seu trabalho. Mesmo que esse objetivo, hoje, seja um sonho, tenha em mente que ele pode ser concluído quando se cria pequenas metas.

Considere que, para isso, você precisa retomar os estudos e prestar o vestibular online para Direito. Veja que tanto a primeira fase, a de preparação, quanto a segunda, com seu nome na lista de estudantes da faculdade, envolvem a motivação para estudar. Então, você toma consciência de que é de meta em meta que se conquista o grande objetivo.

No meio do caminho, pode contar com alguns parceiros para aumentar a sua motivação. Ao escolher o curso da Unopar, terá apoio continuado desde os professores, qualificados e bem-preparados, até a infraestrutura completa para sua aprendizagem. Isso sem falar no acesso exclusivo ao Canal Conecta, que o aproxima de boas vagas no mercado.

Mantenha o foco

Lembre-se: mais vale a qualidade do estudo do que a quantidade. Isso você aprende à medida que insere o foco em sua rotina. Afinal, com poucos minutos de atenção total a um conteúdo, consegue aprender bem mais do que passar horas diante de um material, mas com outros pensamentos.

O verdadeiro foco é aquele em que você elimina quaisquer distrações para se dedicar somente a uma tarefa — nesse caso, os estudos. Vamos combinar que, dessa forma, não dá nem para pensar no desânimo, não é? Para ajudar nesse quesito, aproveite algumas técnicas, como a Pomodoro. Ela consiste em:

  • estudar durante 25 minutos sem parar, longe de distrações;
  • a cada “Pomodoro” (o período de 25 minutos), descanse por 5 minutos;
  • após 5 “Pomodoros”, faça uma pausa maior, de até 30 minutos, para dar uma folga para o cérebro.

Escute uma música, se o desânimo bater

A música é bastante terapêutica. Além de ajudar a melhorar a memória, ela ainda é capaz de trazer o foco e a motivação, quando bate o desânimo. Quando se sentir dessa forma, coloque para tocar aquele ritmo de que tanto gosta e deixe se levar pelas melodias. Ao notar que suas energias voltaram, retorne aos materiais de estudo com os ânimos renovados.

Pense em longo prazo

Novamente, essa é uma questão de objetivos. Você notou que eles não acontecem de uma hora para outra, certo? Para alcançá-los o mais rápido possível, o atalho é o estudo. Ao pensar nisso, pode ter certeza de que a motivação voltará rápido para sua vida.

Pense além da sua formação em Direito pela Unopar. Já quis muito fazer uma viagem pelo Brasil? Ou, então, ter a casa própria para poder reformá-la da forma que sempre sonhou? Tudo isso pode ser uma realidade em consequência de seus estudos. Baita motivação!

Agora que você sabe como ter mais motivação para estudar, chegou o momento de colocar as dicas em prática. Comece por aquelas que considera fáceis de serem aplicadas ao seu dia a dia, mas não deixe de pensar em como encaixar as outras também. Todas as vezes que aquele desânimo bater, lembre-se de que está investindo em seu futuro — e que logo vêm as recompensas maiores!

Sabe o que mais pode motivar você? Ajudar seus amigos a encontrarem motivos para fazer esse investimento também. Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados