Qual é a importância da educação na formação do indivíduo?

alunos numa escola imagem de sala de aula

Desconto nota do Enem

Muito mais do que um caminho para conquistar bons empregos e salários mais altos, a busca pelo conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.

Voltar a estudar e apostar na educação continuada é algo que envolve o autoconhecimento e, também, abre o caminho para possibilidades transformadoras. Tenha como exemplo William Bonner — publicitário que, embora não tenha seguido carreira em sua área de formação, utilizou dos conhecimentos adquiridos e das conexões feitas durante faculdade para se tornar um dos maiores e mais influentes nomes do jornalismo brasileiro.

Neste post, separamos alguns motivos que justificam a importância de estudar não só para a vida profissional, como também para ajudá-lo na conquista de seus objetivos. Ao final do artigo você lerá sobre:

  • Desenvolvimento de pensamento crítico;
  • Melhores oportunidades de trabalho;
  • Chance de conviver com grupos diversos;
  • Evolução de maturidade;
  • Criação de laços e contatos úteis;
  • Reconhecimento.

Desenvolvimento de pensamento crítico

O pensamento crítico é uma característica muito bem-vista em diversos contextos, inclusive, pelos empregadores. A importância da educação está diretamente ligada ao desenvolvimento dessa habilidade. Pense conosco: todas as pessoas têm suas próprias crenças, convicções, objetivos e até medos, a depender do histórico de vida de cada um.

Contudo, quando o assunto é resolução de problemas, a interferência desses fatores passa a ser um obstáculo, impedindo que o contratempo seja analisado de maneira racional, concorda? Por outro lado, quando se deixa de lado o seu modo de pensar para a compreensão da situação, estamos agindo com a ajuda do pensamento crítico.

E você, consegue pensar em um lugar mais adequado para desenvolver o pensamento crítico do que o ambiente acadêmico? Aqui na Unopar, nossos alunos — expostos a conhecimentos, teorias, obras, ideias e experiências — vão abrindo a mente para o novo e criando a capacidade de absorver essas informações e utilizá-las para crescer profissionalmente e pessoalmente.

Melhores oportunidades de trabalho

É claro que as melhores oportunidades de trabalho virão como consequência natural do investimento em uma graduação. Já não é segredo que ter um diploma de nível superior no currículo deixou de ser um diferencial entre os candidatos, tornando-se indispensável para o ingresso em determinados cargos ou para conseguir subir na carreira.

Provavelmente, você já se deparou com alguma vaga de emprego que tem como requisito mínimo o segundo grau completo ou em andamento — ou ouviu da própria empresa que o critério básico para crescer dentro dela é agregar conhecimentos atualizados ao trabalho. E é justamente disso que estamos falando quando reforçamos a importância da faculdade.

Chance de conviver com grupos diversos

Uma das peças-chave para quem quer sobreviver e se destacar não só no mercado de trabalho, como na vida, é saber lidar com o próximo. É preciso lembrar que nem sempre conviveremos com pessoas que vêm do mesmo contexto que a gente, que pensam e se comportam como nós estamos acostumados a pensar e a nos comportar. Tirar uma experiência positiva disso é um dos benefícios de entrar para a faculdade.

Tour pela prova do Enem

Uma sala de aula é composta por grupos diversos — e não estamos falando apenas das presenciais, viu? As plataformas virtuais de ensino utilizadas pelos alunos EAD também reúnem estudantes e professores com diferentes caminhadas, visões, valores e objetivos. Essa possibilidade de trocar e compartilhar ideias é muito interessante, pois, facilita a criação de habilidades que serão de grande valor para a sua vida e a sua carreira, como:

  • empatia;
  • resiliência;
  • paciência;
  • capacidade argumentativa;
  • inteligência emocional;
  • facilidade para trabalhar em equipe etc.

Evolução da maturidade

A educação tem um papel essencial na formação humana desde os primeiros anos de vida. Quando a criança entra para a escola, ainda pequena, passa a receber conhecimentos que o estimularão a se socializar de forma saudável, a resolver seus conflitos com base no respeito e no diálogo, a criar noções de responsabilidade e muito mais. Em outras palavras, a ser um bom cidadão.

Esse desenvolvimento de maturidade é contínuo, indo desde as primeiras séries até o ingresso no nível superior. Na faculdade, você também passará por situações novas que colaborarão com o seu crescimento, a sua aquisição de experiências e o seu autoconhecimento profissional.

Criação de laços e contatos úteis

Você se lembra do exemplo que demos lá no início do artigo sobre o jornalista William Bonner, originalmente publicitário, que traçou sua carreira no jornalismo com base nas vivências e nos conhecimentos adquiridos na faculdade? Pois bem, saiba que o networking — a criação de uma agenda de conexões profissionais — provavelmente também o ajudou (e muito) nessa trajetória!

Enquanto locutor da TV Bandeirantes, Bonner foi convidado por pessoas que reconheciam o seu talento para integrar a equipe da TV Globo de São Paulo como editor e apresentador de um telejornal local. Essa é uma das mais importantes razões para criar laços e contatos úteis: além da troca de conhecimentos, você tem grandes chances de ser lembrado por essas conexões quando surgir uma oportunidade alinhada ao seu perfil.

Reconhecimento

O que o faz levantar da cama todos os dias para trabalhar ou ir em busca de um emprego? Diferentemente do que muitos possam imaginar, o simples fato de garantir um salário não é a única motivação para que uma pessoa siga desempenhando suas funções diariamente. A busca pelo reconhecimento de nossa dedicação, nosso empenho e nossas competências também é um combustível muito importante.

A importância da educação na carreira também entra aqui como um fator motivante. Isso porque, ao investir nos estudos e aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia de trabalho, potencializando resultados e agregando valor à empresa com novas ideias e projetos, o reconhecimento certamente virá, tanto em forma de feedbacks positivos quanto de promoções e, até mesmo, aumentos salariais.

Então, gostou de saber mais sobre a importância da educação? Como você pôde perceber, se dedicar aos estudos e obter um diploma de nível superior é um investimento não só em conhecimento para trilhar uma carreira, como também em experiências que serão úteis nas mais diversas esferas da vida. Sendo assim, não deixe essa chance passar! Pense nos impactos positivos da faculdade para a conquista de seus objetivos e dê esse passo transformador em sua vida!

Para inspirar outras pessoas a entender os impactos da educação, compartilhe este post com todos os seus amigos nas suas redes sociais favoritas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 187

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados