Como é uma faculdade de Empreendedorismo a distância?

estudante de empreendedorismo a distância

Desconto nota do Enem

A faculdade de Empreendedorismo a distância é uma boa escolha para construir diferenciais. Seja para ter o próprio negócio, seja para se destacar nas empresas, ao longo do curso, serão desenvolvidas competências bastante desejadas em qualquer negócio e segmento de mercado.

Isso acontece porque, no centro de qualquer organização, dependemos de pessoas que consigam estruturar produtos, serviços, processos e sistemas a partir de informações e ideais. Esses são os elementos que vão atender às demandas dos clientes e solucionar problemas.

Logo abaixo, explicaremos o motivo pelo qual a graduação em Empreendedorismo é a formação adequada para desenvolver essas competências e que retorno você pode esperar ao realizar o Tecnólogo aqui na Unopar. Não deixe de conferir!

O que se estuda na faculdade de empreendedorismo a distância?

O curso de Empreendedorismo desenvolve a capacidade de mapear e satisfazer de desejos e necessidades humanas. O graduado tem competência para mobilizar pessoas e recursos com eficiência, a fim de entregar bens, produtos e serviços que satisfaçam a demanda de grupos de pessoas.

Esses grupos podem ser internos ou externos. No primeiro caso, o empreendedor atua na melhoria dos serviços para os seus colaboradores, como mudanças em processos, métodos de trabalho, incentivos etc. No segundo, o foco está nos clientes da organização, como melhorias nas estratégias de vendas, nas campanhas de marketing e na entrega de produtos e serviços.

Além disso, o empreendedor é capaz montar os sistemas presentes nos empreendimentos, como negócios, processos, projetos e estratégias.

Um sistema é um conjunto de unidades coordenadas e que funcionam para atender a uma finalidade. Por exemplo, para montar um negócio, você precisa que marketing, vendas, RH, financeiro, produção etc. funcionem em conjunto para alcançar certos objetivos –– em geral, a lucratividade.

Quais são as características?

A graduação de Empreendedorismo é um tecnólogo aqui na Unopar. A faculdade reúne conhecimentos de Planejamento, Gestão, Recursos Humanos e Finanças com um objetivo específico de formação. Tudo o que você verá na graduação é contextualizado para as necessidades e desafios da área.

Existe um jeito fácil de visualizar essa característica. Imagine que você comprou um livro de Gestão de Pessoas. Uma coisa é estudar o material com o propósito de assimilar todo o conteúdo ou de ter a visão geral do assunto. Outra é ler, mas com o propósito de extrair informações para desenvolver um serviço mais eficiente.

Focar ou não questões mais específicas é o que faz as pessoas escolherem entre Empreendedorismo ou Administração. O Tecnólogo vai pegar os conhecimentos administrativos que fizerem sentido para criação de valor, estruturação de negócios, liderança de equipes etc. E isso vale para outras fontes, como RH e Matemática Financeira.

Grade curricular

As necessidades específicas do Empreendedorismo precisam estar refletidas nas matérias do curso. Aqui na Unopar, estruturamos a formação com disciplinas que, de fato, farão toda a diferença na sua atuação. Veja o que você vai aprender na faculdade:

  • Planejamento Estratégico;
  • Modelos de Gestão;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão de Pessoas;
  • Análise de Custos;
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing.

Você pode conferir mais da faculdade de Empreendedorismo a distância no vídeo a seguir:

Perfil dos ingressantes

Quem busca o Tecnólogo em Empreendedorismo geralmente são pessoas que desejam mudanças rápidas, a partir da qualificação profissional. Isso porque o curso fornece habilidades e competências com impacto imediato. Ademais, concede o diploma de nível superior em 2 anos.

O primeiro caso é o de quem deseja abrir o próprio negócio ou já é empresário, que são responsáveis pelo crescimento do Empreendedorismo no Brasil. Para eles, a faculdade dará base técnica para que construir um empreendimento, garantir o crescimento sustentável da empresa e lidar com crises.

Outro caso comum é o dos autônomos e profissionais liberais. Diversas vezes, as pessoas têm dificuldades para transformar uma atividade que elas próprias realizam em um negócio, com processos, vendas, marketing, planejamento financeiro etc.

Tour pela prova do Enem

Por fim, o curso é indicado para atuar nas empresas e para desenvolver o intraempreendedorismo. Áreas relacionadas com a gestão de projetos, vendas, desenvolvimento de produtos, inovação, planejamento e estratégia de negócios são potencializadas quando contam com graduados na faculdade de Empreendedorismo a distância.

Nesse sentido, o Tecnólogo será útil tanto para quem deseja entrar no mercado como para quem busca um diferencial para crescer na carreira. Não à toa, muitas pessoas apostam no curso como segunda graduação.

Formas de ingresso

A modalidade de ensino a distância abrange o Empreendedorismo semipresencial e 100% online. No primeiro caso, você vai de 1 a 3 vezes por semana no polo de ensino e tem a experiência de conviver na faculdade, vendo o restante pela internet. No segundo, ocorre a flexibilidade completa dos horários, sem a necessidade de comparecer a aulas presenciais.

Você pode se matricular no curso de Empreendedorismo EAD por diferentes maneiras. Na Unopar, além do vestibular como forma de ingresso, é possível usar o Prouni e o FIES. Você também pode aplicar a nota do Enem diretamente, desde que tenha alcançado 200 pontos nas provas objetiva e de redação.

Além disso, ao considerar o preço da faculdade de Empreendedorismo, fique atento às bolsas e créditos oferecidas diretamente pela Unopar e pelos nossos parceiros.

Dinâmica das aulas EAD

Outro diferencial da Unopar é a qualidade do Ambiente Virtual Aprendizagem (AVA). Em primeiro lugar, você consegue acessar o seu curso do navegador de internet, sem se preocupar com instalações de softwares ou com a aquisição de uma máquina superpotente.

Lá, você terá diversos módulos, como se fossem as seções do polo de ensino. Há um lugar para o atendimento, outro para o financeiro e, é claro, uma sala de aula virtual. Nela, você pode encontrar os colegas de turma, assistir aos conteúdos ao vivo ou gravados, enviar as suas atividades e participar de fóruns.

Sistema de Avaliação

Outro diferencial é o modelo de avaliação continuada. Nela, em vez de toda a responsabilidade do aluno recair sobre uma única prova no final do semestre, ocorre a divisão em pequenos passos, recompensando-se cada uma das atividades.

A motivação principal é incentivar o aluno, que terá metas atingíveis e relevantes para dar andamento aos estudos. Além disso, é uma forma de acompanhar de perto o desempenho, com feedbacks nos momentos certos para que você melhore e conclua a graduação sem perder matérias.

Corpo docente e Tutoria

Nosso modelo de educação a distância prioriza a qualificação dos professores, tanto em habilidades técnicas como em metodologia de ensino. Além de serem doutores, mestres e especialistas, os docentes dominam as características específicas das aulas online, que têm uma dinâmica própria.

Você também encontra canais de comunicação com professores e apoio personalizado, em que podem ser tirar dúvidas, receber explicações adicionais, obter referências para leitura etc. Com o tutor EAD e a sala de aula virtual, você tem uma experiência completa de ensino.

Estágios em Empreendedorismo

O curso online não exclui a possibilidade de realizar estágios. No caso do Empreendedorismo, eles são importantes porque fornecem experiência com situações reais, facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades.

Aqui na Unopar, você encontra oportunidades por meio do Canal Conecta, que é um benefício exclusivo dos nossos alunos. O portal da empregabilidade reúne vagas em empresas, órgãos públicos e entidades parceiras, além de inúmeros materiais e ferramentas para melhorar a sua empregabilidade.

A Unopar será sua parceira durante toda a trajetória no curso, entregando a melhor experiência no EAD e um diploma reconhecido pelo mercado. Então, se você tem interesse em abrir o próprio negócio, expandir a sua atuação como autônomo ou trabalhar nas empresas, escolha a faculdade de Empreendedorismo a distância.

Agora que você já conhece o curso, acesse a página do vestibular online e faça sua inscrição com bolsa de até 100%!

*Sujeito a alteração 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados