6 dados sobre o empreendedorismo no Brasil e seu futuro

empreendedor

Conhecer o cenário do empreendedorismo no Brasil é importante para ter insights, identificar tendências e saber como se posicionar no mercado. Seja por necessidade, realização de um sonho ou busca por independência financeira, abrir sua própria empresa requer capacitação profissional para garantir bons resultados e se manter sustentável.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), empreender é o 4º maior sonho entre os brasileiros. Só fica atrás de comprar uma casa, um carro ou viajar. Para que você possa se preparar, separamos os seis dados mais importantes sobre o tema:

O crescimento do empreendedorismo nos últimos anos

Ao longo dos últimos anos, passamos por uma série de mudanças no mundo do trabalho. Empreender no Brasil se tornou um caminho comum entre diversos profissionais, tanto que o levantamento do GEM, realizado em 2018, aponta que 51,9 milhões de pessoas têm o próprio negócio no país. Esse número equivale a 38% da população.

Antes, este cenário era movimentado, em sua maior parte, por necessidade. Hoje, embora este ainda seja um dos motivos, a crença de que temos soluções para problemas emergentes se tornou mais forte. Isto é, o empreendedorismo ganhou força e credibilidade para deixar de ser um sonho e virar realidade

Na visão dos especialistas que participaram da pesquisa, há três pontos que favorecem o crescimento do ecossistema empreendedor por aqui. O primeiro é a própria vocação dos brasileiros para administrar uma empresa, além das oportunidades criadas pelo mercado e o incentivo de programas governamentais.

A facilidade da abertura de um CNPJ hoje

Mesmo diante de incertezas, a tendência é que o sonho de ser empreendedor siga em um constante crescimento. Muito disso se deve às facilidades para abrir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), por exemplo, que nada mais é do que o “CPF” das empresas.

Para quem ainda não obteve esse número de registro do negócio junto à Receita Federal, o processo se tornou bem simples. Afinal, a abertura de um CNPJ pode ser feita sem sair de casa e sem burocracia, por meio de um computador com acesso à internet e um aplicativo disponibilizado pelo próprio órgão. 

Para quem é MEI (Microempreendedor Individual) e emite notas fiscais, o processo também é online. A formalização é feita pelo Portal do Empreendedor. No prazo de apenas um dia, você já recebe o seu Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).

Os nichos mais promissores

Não tem como falar de empreendedorismo no Brasil sem projetar os nichos que prometem movimentar o mercado. Segundo o Caderno de Tendências 2019-2020, do Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o comércio de cosméticos naturais é um dos que deve deslanchar.

Isso inclui produtos à base de plantas, extratos botânicos e óleos vegetais. A preocupação com a sustentabilidade se estende para o uso de embalagens, adoção de atitudes sustentáveis e a própria alimentação. Comidas classificadas como “plant-based”, sem ingredientes de origem animal, são a bola da vez. Assim como as lojas de produtos naturais.

O número de mulheres empreendendo hoje

Outro dado que se destaca é a presença de mulheres nesse mercado. Sabia que o Brasil aparece em 7º lugar entre os países com maior proporção da participação feminina? É o que diz o relatório especial do Sebrae, Empreendedorismo Feminino no Brasil, lançado em 2019.

De acordo com números divulgados pelo StartSe, há 24 milhões de mulheres empreendedoras, enquanto os homens são representados por 28 milhões. Nos últimos anos, o percentual passou de 38% para 45%, motivado por uma busca maior por independência e autonomia.

O fechamento rápido de empresas

Se abrir um CNPJ é tarefa fácil, manter uma empresa pode ser um pouco mais complicado. Conforme notícia publicada em O Globo, seis em cada dez negócios abertos fecharam as portas em até 5 anos. Enquanto algumas mudaram a modalidade de tributação para o MEI, outras deixaram de ser rentáveis.

Entre os principais motivos para o fechamento rápido de empresas, podemos destacar a falta de planejamento, conhecimento sobre o mercado e capacitação para lidar com gestão de recursos e balanço financeiro. Por isso, não basta ter capital para investir, é importante se qualificar por meio de um curso de empreendedorismo.

Inclusive, no próprio levantamento do GEM 2018, especialistas recomendam o investimento em programas de qualificação profissional, do nível básico até o mais especializado, a fim de que os empreendedores possam desenvolver as competências necessárias para melhor gerir seus recursos e sobreviver no mercado.

O curso de empreendedorismo da Unopar é do tipo Tecnólogo, ou seja, após a sua capacitação, você recebe um diploma de curso superior em 2 anos. Uma vantagem e tanto para quem tem pressa de se inserir com força no mercado, não é mesmo?

O destaque das empresas digitais no mercado

Por fim, o último dado que queremos apresentar para você entre os desafios de empreender no Brasil — bem como seus benefícios — tem a ver com a tecnologia. Hoje ouvimos falar sobre um novo conceito, ou melhor, um novo perfil de empresários. É o empreendedor digital.

Com os avanços tecnológicos e até pelas próprias mudanças no comportamento de consumo, muitas empresas nasceram com DNA digital. O que isso significa? Que o empreendedorismo digital consiste em negócios criados a partir da web em todos os seus pontos de contato — compra e venda de produtos ou serviços, relacionamento, transações.

Por vivermos em uma sociedade cada vez mais conectada, a internet se tornou uma porta para novos negócios. Tanto para quem buscava novas fontes de renda, como para empresas que usaram o recurso para criar propostas disruptivas — Uber, Airbnb, Nubank e Netflix são alguns exemplos.

Como empreender no Brasil? Se você chegou até aqui, motivos não faltam para dar o primeiro passo rumo ao sonho de ter seu próprio negócio. As oportunidades estão por aí para quem quer gerar renda extra, ter seus próprios horários ou se dedicar a algo que realmente gosta. O empreendedorismo no Brasil requer profissionais capacitados para superar obstáculos e trilhar o caminho para o sucesso.

Que tal começar a se especializar agora mesmo? Conheça todas as formas de ingresso e seja um aluno Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.