Qual é o perfil ideal para um empreendedor?

mulher empreendedora em reunião

O mercado de trabalho tem exigido uma postura mais protagonista dos profissionais para ter comprometimento e flexibilidade diante das situações. Por isso, desenvolver as características do empreendedor é essencial: são elas que proporcionam as condições necessárias para o sucesso nos negócios.

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria McKinsey, o empreendedorismo no Brasil cresceu muito. Estima-se que 39% da população tenha algum tipo de empresa. Mas não só isso: a tendência é que o número continue em alta, principalmente pelas facilidades do Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar quais competências compõem o perfil empreendedor. Acompanhe!

Proatividade

A proatividade está relacionada com observar uma situação e se antecipar a ela. Diferentemente de uma pessoa reativa, que espera algo acontecer para tomar uma ação, o proativo toma uma postura profissional diante do problema ou necessidade identificada e assume a responsabilidade.

Essa habilidade é crucial para administrar um negócio, pois evita que situações se transformem em urgências. Nesses casos, há riscos de consequências negativas, como perder prazos com clientes ou deixar de efetuar pagamentos com fornecedores. Por meio da proatividade, você busca estratégias e toma iniciativas diante delas.

É uma característica essencial do empreendedor individual, que precisa assumir todas as funções do negócio. Mas ela também pode contribuir para todos os outros portes de empresa e demais cenários. Na faculdade, por exemplo, você desenvolve a proatividade ao ter um motivo principal que o leva a estudar com paixão e sede de se transformar em um empreendedor. Você aprende a lidar com pressão, gerir seu tempo e definir prioridades.

Liderança

A liderança é uma habilidade importante para todas as pessoas. Ela oferece um guia para alcançar seus objetivos atuais e futuros. No entanto, também é uma das características mais importantes do perfil empreendedor para inspirar as pessoas a acreditarem na causa do seu negócio e se comprometer com ela.

Sendo assim, o líder é aquele que explora o caminho a ser percorrido e desenvolve uma estratégia para alcançá-lo, apoiando seus liderados no desenvolvimento das competências profissionais necessárias. Ou seja, ele cria uma visão inspiradora sobre a proposta de valor da empresa, inspira as pessoas a acreditarem nela e capacita-os para conquistá-la.

Existe uma teoria chamada “pipeline da liderança”, criada por Ram Charam, Stephen Drotter e James Noel. Ela aponta que esse processo se dá por meio de 6 transições. E as primeiras delas você consegue desenvolver ainda na faculdade com trabalhos em grupo.

No geral, essas transições são:

  • gerente de si mesmo para gerenciar os outros;
  • gerente dos outros para gerenciar gerentes;
  • gerente de gerentes para gerenciar uma função;
  • gerente funcional para gerente de negócios;
  • gerente de negócios para gerente de grupo;
  • gerente de grupo para gestor corporativo.

Criatividade

Quando falamos de criatividade, estamos nos referindo à capacidade de transformar ideias em realidade, percebendo o mundo e tudo ao seu redor. O criativo explora recursos, meios e conhecimentos de suas mais diversas formas para se inspirar e criar algo novo e apropriado ao que ele espera.

A criatividade é uma das principais características do empreendedor atual, já que estamos em evolução no mercado. Para os negócios sobreviverem e se diferenciarem dos seus concorrentes, é preciso inovar continuamente. Apesar de a inovação ser diferente da criatividade, ela não acontece se você não buscar o novo e consistente.

Na faculdade de Empreendedorismo da Unopar, a inovação é bastante trabalhada por meio de atividades que estimulam o aluno a dominar sua maneira de pensar, experimentar novos meios e otimizar seu cérebro para esse processo de descoberta constante. Você pode ir além ao adotar estes comportamentos no seu dia a dia:

  • estabelecer conexões entre perguntas e problemas;
  • aceitar desafios para sair da zona de conforto;
  • observar novas maneiras de fazer as mesmas coisas;
  • construir experiências interativas ao conhecer pessoas e suas diferentes perspectivas.

Resiliência

A resiliência é um conceito que veio da Física e se refere à capacidade que um material tem de sofrer grandes impactos em sua estrutura e conseguir retornar ao seu estado original, preservando suas características. Assim, a Psicologia fez um paralelo desse termo com o potencial que as pessoas apresentam de passar por diversas adversidades e se adaptarem a elas.

Mas qual é a relação da resiliência com o perfil empreendedor? Vivemos em um cenário incerto, complexo, volátil e ambíguo, que exige mudanças rápidas nos negócios e que o profissional tenha perseverança para alcançar resultados. Ao ser resiliente, ele consegue se reerguer diante dos desafios e recomeçar quantas vezes forem necessárias.

Uma das formas mais consistentes de desenvolver a resiliência é aprender com seus erros, sempre repensando novas opções para acertar. Essa característica do empreendedor você começa a desenvolver ainda na faculdade, ao considerar diversos cenários na implantação de modelos de negócios fictícios. Além do mais, você aprende a definir metas alcançáveis e realistas com foco na visão de futuro da empresa.

Interesse em aprender

A vontade de aprender é o principal combustível para o alcance do sucesso profissional, pois ajuda no processo de autoconhecimento e na compreensão do que poderia ter sido feito diferente. Esse interesse é uma motivação intrínseca, ou seja, que acontece de dentro para fora, impulsionando você a se capacitar ainda mais.

Essa característica do perfil empreendedor permite colocar todas as suas energias no que quer aprender, já que entende a importância daquele aprendizado e como isso pode impactar o seu negócio. Assim, busca conhecer as principais tendências do mercado e se atualiza constantemente sobre seu segmento, criando bagagem para inovar nos seus produtos e serviços.

Aqui na Unopar, nós valorizamos muito o interesse dos alunos em aprender. Por isso, criamos um ambiente que estimula essa busca por meio do aprendizado e da interação com os colegas e professores. Incentivamos a troca de experiências e adotamos diversos estilos de aprendizagem para você aproveitar todas as oportunidades no desenvolvimento de suas habilidades.

O curso de Empreendedorismo da Unopar faz toda a diferença na sua jornada, pois você aprende a teoria com foco totalmente na prática, tendo o apoio dos melhores professores da área. O Tecnólogo pode ser feito nas modalidades de ensino semipresencial e 100% online — o que proporciona maior flexibilidade nos estudos. Com formas de ingresso bastante facilitadas, você conta com a parceria exclusiva do Canal Conecta para entrar no mercado de trabalho.

Apesar de algumas pessoas pensarem que as características do empreendedor são traços de personalidade, vimos o quanto essas habilidades podem ser desenvolvidas. Por isso, buscar o aprendizado constante é essencial para aperfeiçoar essas competências e crescer na carreira.

Então, o que está esperando para fazer um curso de Empreendedorismo como primeira ou segunda graduação? Inscreva-se no vestibular da Unopar e comece o quanto antes a construir sua trajetória profissional!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.