8 dicas para se tornar um empreendedor individual de sucesso

mão com caneta e lâmpada representando empreendedorismo

Seja em função do mercado de trabalho concorrido ou visando a realização pessoal e profissional, muitas pessoas decidem se tornar um empreendedor individual, atualmente mais conhecido como MEI. Mas é importante saber que, para ter sucesso nessa empreitada, é preciso um bom preparo e planejamento.

Tenha em mente que não existe uma receita mágica que faça tudo dar certo. No entanto, seguindo alguns passos, você pode chegar mais facilmente ao tão sonhado sucesso. Lembrando que será preciso dedicação diária, porque empreender traz desafios constantes.

Pensando nisso, preparamos este artigo para deixar algumas dicas que servirão para todos os nichos e áreas de atuação:

  • Escolha um bom ramo de atuação;
  • Legalize sua situação;
  • Capacite-se formalmente;
  • Encontre um diferencial para o seu negócio;
  • Conte com fornecedores que serão parceiros;
  • Saiba divulgar seu produto corretamente;
  • Feche parcerias com outras empresas;
  • Atualize-se constantemente.

Continue lendo e descubra como ser um empreendedor de sucesso e conquiste a sua autonomia com tranquilidade e estabilidade!

1. Escolha um bom ramo de atuação

Com o que você quer trabalhar? Essa é a primeira pergunta que precisa responder quando decidir se tornar um empreendedor individual. Antes de qualquer coisa, você deve definir qual será o tipo de produto ou serviço que vai oferecer para o seu público.

Para tomar uma boa decisão, considere aquilo que você gosta, suas áreas de interesse, habilidades, conhecimentos, entre outros aspectos que farão com que você se sinta bem com aquilo que faz e tenha facilidade de fazê-lo. Porém, não se esqueça de analisar o mercado.

Verifique se o ramo para o qual pretende seguir tem uma boa aceitação na região onde você deseja trabalhar. Faça um pequeno estudo, verifique quais são os seus concorrentes e se existe público para consumir o que você vai oferecer.

2. Legalize sua situação

Se você quer ser um empreendedor de sucesso, precisa se tornar um profissional. Para isso, deve legalizar a sua situação. Atualmente ficou muito fácil empreender individualmente, pois você pode abrir o seu CNPJ em poucos minutos via internet pelo Portal do Empreendedor.

Ali constam todas as informações que precisa para saber sobre o que é um empreendedor individual, como ser MEI, quais são as obrigações e os direitos do microempreendedor, quais os ramos de atuação, entre muitas outras.

É válido ressaltar que, ao se formalizar, você pagará todos os impostos que precisa para estar em dia com o Governo. Além disso, fará o recolhimento do INSS garantindo, assim, direitos como o auxílio-doença e aposentadoria.

3. Capacite-se formalmente

Quem já seguiu por esse ramo sabe como ser um empreendedor individual pode ser desafiador. Por isso, o ideal é que, além de legalizar a sua situação, você procure se capacitar formalmente por meio de um curso de Empreendedorismo.

Na Unopar você pode obter essa graduação por meio de um Curso Superior em Tecnologia, ou seja, em pouco tempo você se forma como Tecnólogo em Empreendedorismo. Obterá todo o conhecimento que precisa para ser um profissional inovador, criativo e ético, capaz de identificar oportunidades de mercado e se adequar a diferentes cenários.

Um curso profissionalizante é fundamental mesmo que você já tenha algum conhecimento sobre a área que deseja atuar. Isso porque com ele você terá uma visão muito mais ampla de como gerenciar o seu negócio e enfrentar os desafios que vai encontrar.

4. Encontre um diferencial para o seu negócio

Fazer um curso de Tecnólogo em Empreendedorismo garante para você um diferencial em seu currículo, mas também é importante que você encontre diferenciais para o seu negócio em si. Isso significa que é preciso fazer algo diferente do que os seus concorrentes fazem.

Procure analisar a concorrência e verificar aquilo que eles não oferecem, ou aquilo com que o público não está satisfeito. Desse modo, poderá inovar e mostrar uma versão diferente do produto ou serviço, para que tenha algo exclusivo que chame a atenção para o seu negócio, atraindo cada vez mais pessoas.

Atualmente, por exemplo, o serviço em domicílio tem sido muito valorizado, seja com atendimento na casa do cliente ou com a entrega do produto por delivery. Também estão cada vez mais em alta os serviços que seguem a filosofia vegana e que focam a sustentabilidade.

5. Conte com fornecedores que serão parceiros

Outro detalhe muito importante que você precisa saber é que empreendedores de sucesso não atuam sozinhos. Eles dependem dos seus fornecedores para que possam oferecer produtos ou serviços de qualidade ao público, sem deixar faltar nada.

Portanto, enquanto estiver fazendo seu planejamento, pesquise a respeito de empresas e outros profissionais que trabalhem de forma alinhada com a sua visão e a a sua política. Desse modo, você terá fornecedores que serão verdadeiros parceiros, contribuindo para o sucesso e o crescimento do seu negócio.

6. Saiba divulgar seu produto corretamente

De nada adianta você se planejar muito bem para se tornar um empreendedor individual, criar um bom produto ou serviço e estar bem preparado se não fizer a divulgação de tudo isso. As campanhas de marketing são fundamentais para que as pessoas conheçam o seu negócio.

É importante pensar na identidade visual do seu empreendimento, em quais pessoas estão interessadas no que você faz e de que maneira você precisa abordá-las. Assim fará uma campanha bem direcionada para atrair a atenção do seu público-alvo e, então, conquistar cada vez mais clientes.

Não se esqueça de explorar tanto as estratégias de marketing tradicional como de Marketing Digital. No segundo caso, é interessante estar presente nas redes sociais, criar um site ou blog e, dependendo do tipo de negócio, gravar vídeos para colocar a sua marca em evidência.

7. Feche parcerias com outras empresas

Embora o microempreendedor individual tenha um negócio pequeno, é possível abraçar uma grande fatia de mercado por meio de parcerias. Converse com empresas e profissionais de ramos afins com o seu, para encontrarem estratégias que possibilitem atrair ainda mais o público.

Um personal trainer, por exemplo, pode fazer uma parceria com lojas que vendem suplementos alimentares ou roupas para treino. Isso pode ser feito por meio da indicação dos serviços um do outro ou no desconto especial para aqueles que são clientes em comum.

8. Atualize-se constantemente

Se você realmente deseja ser um profissional de sucesso precisa entender a necessidade de estar constantemente atualizando seus conhecimentos. Isso porque o curso de empreendedorismo vai preparar você para adentrar ao mercado, mas depois será necessário se manter nele.

Existem diversos pequenos cursos de capacitação que você pode fazer para entender um pouco mais a respeito de marketing, atendimento ao cliente e técnicas de venda, por exemplo. Também é interessantes explorar aqueles que são específicos para o seu nicho, mas sem deixar de lado a graduação em empreendedorismo, que pode ser uma excelente oportunidade de criação de diferencial competitivo.

Além disso, procure participar de feiras, workshops e palestras e estar sempre no meio de profissionais de áreas correlacionadas a sua. Assim, vai adquirir conhecimento e ficará de olho nas inovações do mercado, construindo uma excelente network.

Então, o empreendedor individual é a pessoa que decide abrir uma empresa para trabalhar sozinha, ou contando com a ajuda de um funcionário apenas. Por isso, é uma boa alternativa para profissionais como:

  • cabeleireiros;
  • mecânicos;
  • técnicos;
  • vendedores;
  • artesãos;
  • esteticistas;
  • entregadores; entre outros.

Viu só como ser um empreendedor individual não é difícil? O desafio está em sobreviver ao mercado e alcançar o sucesso, mas você pode vencê-lo fazendo um bom planejamento, se dedicando e buscando aprimoramento constante. Assim, estará sempre atualizado e com uma visão inovadora, à frente da concorrência, para conquistar o público.

Nós podemos ajudar você a alcançar o sucesso que deseja! Inscreva-se já no curso Tecnólogo em Empreendedorismo e aperfeiçoe-se para realizar os seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content