7 opções de gerenciador de tarefas grátis para organizar a rotina

mulher estudando a partir de gerenciador de tarefas

Desconto nota do Enem

Quem resolve fazer um curso superior ou uma segunda graduação depois dos anos de juventude tem um desafio pela frente. Trabalhar, estudar e conciliar isso às tarefas domésticas demanda muita organização, e esse é o maior motivo de escrevermos este artigo, indicando os principais gerenciadores de tarefas grátis.

Se souber se organizar por meio de um ou mais deles, você vai ver como os receios a respeito da falta de tempo vão sumir. Além disso, é mais prazeroso voltar a estudar com planejamento e sentindo que você tem todos os conteúdos e atividades sob controle. Esse, sem dúvidas, é o primeiro passo para conquistar uma vida repleta de realizações.

Continue a leitura e veja as 7 melhores opções de aplicativos para administrar o seu tempo. Vamos destacar as vantagens e desvantagens de cada um, assim como dar algumas indicações de uso. Pronto para começar a organizar o seu sonhado curso de graduação? Então, escolha o seu gerenciador de tarefas favorito e mãos à obra!

Rescue Time

Já que falamos de ter controle sobre o tempo, o Rescue Time faz justamente isso: demonstra em que atividades você aproveita ou desperdiça cada minuto. Ele emite, inclusive, relatórios para que você compreenda todo o tempo que passou online e veja os pontos de foco e distrações.

A maior desvantagem desse aplicativo é que ele não tem uma interface em Português. Por outro lado, isso pode ser usado a seu favor, já que o domínio do Inglês é obrigatório para quem vai fazer uma prova de vestibular no futuro. Mais uma coisa: essa ferramenta não é propriamente gratuita.

O motivo de ela estar nesta lista é que, no site, você encontra um desafio de 4 semanas para se tornar mais produtivo. E como o Rescue Time oferece uma versão de teste de 14 dias, você pode realizar metade desse processo sem pagar nada. Depois, mesmo que opte por não continuar, já vai ter tido contato com um baita aprendizado.

Trello

Quando falamos sobre a gestão de tarefas para empresas, o Trello é, sem sombra de dúvida, a primeira plataforma a ser lembrada. Com sua estrutura organizada em cartões que estão agrupados em três colunas — “a fazer”, “em andamento” e “concluído” —, ele impressiona pela simplicidade.

Se sentir falta de desdobrar essas opções, é possível fazer isso aumentando o número de colunas, criando novos quadros (que são unidades maiores que contêm as colunas) ou explorando as diversas funcionalidades dos cartões. Neles, você pode adicionar imagens, textos, listas e outros.

Embora seja mais apropriado para equipes gerirem suas tarefas conjuntamente, o Trello pode ser adaptado para uso pessoal, por exemplo, sendo usado para colocar em prática um plano de estudos. Além disso, sua versão gratuita apresenta praticamente todas as funcionalidades.

Evernote

Originalmente, o Evernote é um aplicativo para tomar notas. Acontece que, nesse quesito, ele é o mais completo e, também, o mais utilizado do mercado. É difícil dizer o motivo disso, se é a sua interface clean e bonita ou a incrível facilidade de se navegar pelos seus cadernos e notas.

Tour pela prova do Enem

Seja como for, esse aplicativo é indispensável, se você precisa anotar coisas de que quer se lembrar ou fazer áudios de aulas, anotações de estudos etc. Se fôssemos indicar apenas um app desta lista, saiba que o Evernote seria um forte candidato. Dificilmente você vai encontrar opção melhor para criar um cronograma de estudos.

Roda da Vida

Segundo a teoria da Roda da Vida, é preciso equilibrar diferentes áreas para manter-se emocionalmente bem. O foco no trabalho e nos estudos depende, antes de qualquer outra coisa, de saúde emocional. Ou seja, é o equilíbrio que leva à disciplina e a uma vida regrada.

Baseando-se nessa teoria, foi criado o aplicativo Roda da Vida, que divide seu tempo entre algumas áreas essenciais: saúde física e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional, realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social, família, desenvolvimento amoroso, vida social e outros.

Quire

Esse aplicativo é, talvez, o mais completo desta lista. No entanto, isso também pode ser um problema. Se as suas necessidades de organização são básicas, é fácil ficar perdido entre tantas funcionalidades. Seja como for, recomendamos que você dê uma boa olhada no Quire.

Quem está acostumado a colocar os objetivos e metas nos últimos detalhes vai se encantar com as sublistas e a quantidade de formas de visualização disponíveis. Ao longo dos projetos, é possível ver gráficos que demonstram quanto das tarefas você efetivamente cumpriu, quais postergou e muito mais.

Asana

O Asana é hoje o maior concorrente do Trello. Ambos se organizam pelo chamado Kanban — método japonês de criação e divisão de tarefas que primeiro idealizou as três colunas de “feito”, “a fazer” e “em andamento”. A versão gratuita do Asana, no entanto, apresenta mais funcionalidades do que a do Trello.

Seja como for, a escolha entre esses dois é subjetiva. Envolve apego ao design de cada app — eles são bem diferentes entre si nesse quesito — fontes, cores e as diversas opções de menu e posicionamento dos elementos na tela. Recomendamos que você teste ambos e tire suas próprias conclusões.

Wunderlist

Líder disparado na preferência dos usuários que gostam dos apps do tipo “to do”, o Wunderlist chegou ao mercado organizando listas de tarefas com uma interface simples e ótimas funcionalidades. Não demorou que o seu sucesso chamasse a atenção da Microsoft, que comprou o aplicativo e fez alguns ajustes, mantendo a sua essência.

Hoje, se você quiser fazer uso dele, deve procurar pelo nome Microsoft To-Do. E pode ter certeza de que vai ser difícil encontrar um concorrente mais intuitivo e simples de usar que esse. A proposta é a de organizar tarefas em listas, marcar quando elas forem cumpridas e manter as que sobram, organizando-as por data de conclusão e outros critérios.

Aqui na Unopar, sabemos que o tempo dos nossos alunos vale ouro. Estudar, trabalhar e lidar com as tarefas domésticas não é fácil para ninguém. Porém, com um bom gerenciador de tarefas grátis, você pode passar por cima de tudo isso, garantir a eficiência dos estudos e realizar seus sonhos!

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Assim, você e seus amigos podem discutir sobre os melhores apps e indicar novas funcionalidades uns aos outros!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 71

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados