Saiba como conseguir uma bolsa do Prouni em EAD

saibacomoconseguirumabolsadoprouniemead

Desconto nota do Enem

O Prouni EAD é uma excelente alternativa para os estudantes que desejam iniciar uma graduação, mas não dispõem de recursos financeiros para custear uma faculdade. Com o programa, é possível ingressar no ensino superior com isenção ou redução do valor da mensalidade, de maneira simples e sem burocracia.

No entanto, é preciso estar atento aos requisitos e ao cronograma do Prouni, uma vez que existem critérios específicos para quem quer conquistar uma bolsa. Além disso, a cada semestre a oferta muda, por isso é fundamental ficar de olho no período de inscrições e consultar as vagas disponíveis.

Para saber mais, acompanhe a seguir e saiba como aproveitar o Prouni EAD e todas as suas vantagens da melhor forma. Confira!

É possível conseguir uma bolsa do Prouni em EAD?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, com o objetivo de oferecer bolsas de estudo em instituições de ensino superior em todo o país. A iniciativa de responsabilidade do Governo Federal propõe a distribuição de bolsas parciais ou integrais, tanto para a modalidade presencial quanto a distância.

O programa atende aos cursos EAD e, de forma geral, as condições definidas para este formato de ensino são as mesmas dos cursos presenciais. O MEC avalia, no entanto, que a quantidade de preenchimento das bolsas para a modalidade EAD não é tão expressiva, fazendo com que uma série de vagas não sejam preenchidas.

Apesar da pequena adesão, todos os cursos do Prouni EAD são reconhecidos pelo MEC, uma vez que as faculdades e suas respectivas graduações que participam do programa devem, obrigatoriamente, passar pelas diversas avaliações do órgão.

Aqui na Unopar, por exemplo, disponibilizamos polos EAD com oferta de graduação, pós-graduação e cursos livres, em mais de 450 municípios em todo o Brasil. Oferecemos, ainda, duas metodologias: a semipresencial e a EAD 100% online, e você pode fazer a escolha da modalidade mais adequada às suas necessidades no momento da matrícula.

Como se inscrever?

A inscrição para o Prouni EAD é bastante simples, bastando que o candidato entre no site do programa e realize a sua solicitação de acordo com as datas descritas nos editais. Todo o processo é online e gratuito, e o aluno deve apenas comprovar seus dados pessoais, a escolha do curso e a instituição de ensino superior.

No entanto, é preciso verificar se você cumpre com os critérios estabelecidos pelo Prouni. Por exemplo, o indivíduo não pode ter diploma superior e deve ter estudado todos os anos do ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular. Outro requisito, ainda, é que a renda familiar per capita não pode ultrapassar o valor de três salários-mínimos.

Para concorrer à bolsa de estudos EAD, é preciso ter participado da edição mais recente do Enem e apresentar uma nota média de 450 pontos na prova objetiva, além de não ter zerado a redação. Caso cumpra com tais critérios, o aluno está apto a candidatar-se à isenção ou ao desconto na mensalidade.

Tour pela prova do Enem

Quais são os pré-requisitos do Prouni EAD?

Quem deseja garantir uma vaga EAD por meio do Prouni deve estar por dentro dos pré-requisitos do processo seletivo, que acontece duas vezes por ano: no primeiro semestre, em janeiro, e no segundo, em junho. A seleção é a mesma para as bolsas em cursos presenciais, e após escolher o curso, é necessário preencher os requisitos exigidos.

No entanto, é preciso lembrar que o Prouni vale apenas quando o candidato está realizando a primeira graduação. Veja, a seguir, quais são os principais critérios estabelecidos pela iniciativa, de forma mais detalhada.

Enem

A nota do Enem, como já se sabe, é imprescindível para concorrer ao Prouni EAD. O estudante precisa ter participado do Exame no ano anterior e ter atingido uma nota igual ou superior a 450 pontos na prova geral, além de nota acima de zero na prova de redação.

Assim, quanto maior a sua pontuação, maiores são as chances de conseguir uma bolsa de estudos. Lembre-se de apresentar os documentos solicitados no ato da inscrição para que a sua candidatura seja efetivada.

Histórico escolar

Outro requisito para entrar pelo Prouni é ter cursado os três anos ou parte do ensino médio em escola pública, ou em escola privada na condição de bolsista integral da instituição de ensino. Essa informação servirá como confirmação de que o candidato não tem condições financeiras de arcar com o valor total das mensalidades da graduação.

Renda mínima

A renda mínima familiar mensal exigida deve ser de até um salário-mínimo por pessoa, no caso das bolsas integrais. Já para as bolsas parciais de 50%, é necessário comprovar renda de até três salários-mínimos. Para fazer o cálculo, basta somar a renda bruta de todos os indivíduos da família e dividir pelo número de integrantes.

Nota mínima

A nota é inteiramente baseada no resultado que o estudante teve na última edição do Enem. Entretanto, é preciso fazer uma pesquisa para consultar as vagas disponíveis em cada faculdade e em cada curso e, caso consiga a bolsa, deve-se apresentar toda a documentação que comprove as informações fornecidas.

Geralmente, os resultados são divulgados no site do Prouni após o período de encerramento das inscrições. Você também pode conferir se foi classificado ou não de acordo com a nota de corte de cada curso.

Diferentemente de outros processos seletivos, no Prouni os candidatos não são aprovados imediatamente, sendo que o resultado aparece apenas como uma pré-aprovação. Isso ocorre pois a vaga só é considerada sua quando, de fato, você comprova seus dados por meio dos documentos exigidos e após a faculdade verificar se as informações são verdadeiras.

Viu só como é possível concorrer ao Prouni EAD e aproveitar todas as excelentes vantagens do programa de incentivo? Antes de fazer a sua inscrição, no entanto, confira se a instituição de ensino superior em que deseja estudar participa do Prouni, pois assim você terá a certeza de investir na opção ideal, garantindo que a sua trajetória acadêmica seja um verdadeiro sucesso!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Aproveite a visita e compartilhe o post em suas redes sociais para que estas informações cheguem a mais pessoas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados