Como funciona o curso superior de Letras EAD? Veja!

comofuncionaocursosuperiordeletraseadveja

Se você ama os livros e gosta de entender sobre o funcionamento gramatical das línguas, mas não pode ou não quer se deslocar para fazer uma faculdade presencial, o curso de Letras EAD é perfeito para você! A educação a distância oferece flexibilidade de tempo, economia no bolso e mais autonomia para o aluno.

Tudo isso sem perder a qualidade na formação. Não é à toa que, como indica o Censo EAD 2018/2019, feito pela Associação Brasileira da Educação a Distância (ABED), as matrículas na graduação a distância não param de aumentar, sendo que Letras vem em segundo lugar na preferência nacional (p. 64).

Mas como é o curso superior nessa área? Será que é a faculdade de Letras EAD é a certa para você? Como o profissional pode atuar no mercado de trabalho? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como funciona o curso de Letras EAD?

O curso de Letras EAD é voltado para a gramática e a literatura de línguas específicas. No Brasil, é comum que, mesmo as graduações que habilitam o profissional a atuar com outras línguas, como o Inglês ou o Espanhol, também incluam o Português na formação.

Aqui na Unopar, as opções de cursos de Letras a distância são:

Com duração de 4 anos, as Licenciaturas habilitam o estudante para ministrar aulas na educação básica como docente nos anos 6º ao 9º do ensino fundamental e no ensino médio, além de outras atuações profissionais. Na grade curricular, há essencialmente três eixos, com disciplinas voltadas para:

  • a formação pedagógica — como Políticas Públicas na Educação Básica, Didática e Fundamentos da Educação;
  • o conhecimento literário — como Teoria da Literatura e o estudo de obras do Português e da língua do curso, se houver;
  • o conhecimento estrutural da língua — como Morfossintaxe, Semântica e Linguística.

Como é a rotina de estudo e as avaliações?

Ao longo da faculdade de Letras EAD, que pode ser semipresencial ou totalmente online, o aluno passa pelo desenvolvimento teórico e prático dos conhecimentos para essa profissão. Para tanto, ele usa o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para ter acesso a:

  • videoaulas;
  • atividades;
  • fórum de discussão entre professores e alunos;
  • e materiais de apoio (biblioteca digital com livros, filmes relacionados videoaulas complementares etc.).

Para todos esses conteúdos, o aluno tem a mediação pedagógica de professores e tutores EAD, que ficam disponíveis para tirar dúvidas nos chats, conforme o agendamento dos alunos. Ah, vale lembrar que aqui na Unopar, todos os professores passam por capacitação contínua para estarem sempre preparados para orientar os alunos com qualidade.

Sistemas de avaliação

Para passar nas disciplinas e garantir o conhecimento necessário para avançar nos módulos, o aluno precisa realizar um conjunto de avaliações progressivas teóricas e práticas. São elas:

  • avaliação de desempenho acadêmico — realizada ao longo das disciplinas, por meio de atividades obrigatórias e, às vezes, provas presenciais no pólo de escolha do aluno;
  • estágio obrigatório — cobrado para que o aluno adquira a experiência necessária de exercício profissional para atuar futuramente no mercado;
  • projeto de ensino — o aluno também deve elaborar um projeto de ensino, demonstrando a reflexão sobre os conceitos teóricos estudados ao longo do curso e a vivência prática no ambiente escolar;
  • atividades complementares obrigatórias (ACOs) — cada estudante deve comprovar um mínimo de horas gastas em atividades que complementam a formação em Letras EAD, como seminários, cursos extras, palestras da área, programas de Iniciação Científica etc.

Parece bastante coisa, não é? Mas fique tranquilo: na graduação de Letras a distância, há o acompanhamento de professores e tutores, além de orientações detalhadas por parte da instituição de ensino em todas essas etapas.

Onde o profissional de Letras pode atuar?

O maior foco profissional do curso de Letras online é a educação, principalmente nas Licenciaturas. Após a formação, o aluno estará apto a lecionar nos anos finais da Educação Básica, além de poder dar aulas em cursinhos pré-vestibulares, escolas de idiomas e cursos técnicos.

Além disso, se o estudante continuar os estudos e adquirir o grau de Mestrado ou de Doutorado, também poderá dar aulas para o Ensino Superior em sua área de formação. A taxa de desemprego para os profissionais de Letras é muito baixa, visto que no Brasil há uma carência de professores habilitados.

Para que você tenha uma ideia, o Censo Escolar da Educação Básica de 2018, feito pelo Inep, mostrou dados preocupantes sobre a atuação docente no Brasil: no ensino fundamental e médio, mais de 30% dos professores que ministram as aulas de Português não têm a formação adequada para isso.

Ainda, o profissional de Letras pode atuar com:

  • secretariado;
  • tradução;
  • editoração de jornais, revistas e livros;
  • redação e revisão de textos;
  • elaboração de materiais pedagógicos;
  • pesquisa e produção científica.

Como ingressar na faculdade de Letras EAD?

Além de ser uma área versátil, com boa colocação no mercado de trabalho e uma grade aprofundada, quem deseja fazer um curso de Letras EAD ainda tem a vantagem de poder ingressar na faculdade de várias formas. Aqui na Unopar, os modos de ingresso são:

  • vestibular — pode ser geral ou agendado pelo candidato, mediante o pagamento de uma pequena taxa de inscrição;
  • nota de Enem — o candidato que fez o Enem nos últimos anos pode utilizar a nota do Exame para ingressar no curso sem a realização do vestibular;
  • programas federais — o candidato também pode ingressar no curso usando os programas Prouni ou FIES, desde que tenham uma nota do Enem superior à nota de corte para concorrer às bolsas de estudo.

Diante dessa leitura, você viu que o curso de Letras EAD é muito completo e versátil. Por meio de recursos pedagógicos diferenciados e o apoio permanente de tutores e professores, os estudantes têm uma formação aprofundada. Por isso, aqui na Unopar garantimos a qualidade do curso, trabalhando com o reconhecimento do MEC e apenas cursos acima de nota 3.

Então, que tal entrar em contato com a Unopar e tirar todas as suas dúvidas, começando hoje mesmo a construir a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.