Professor online: como ele atua e qual é a relação com o aluno?

aluno vendo professores online

Desconto nota do Enem

O professor online é o docente que dá suporte para os alunos de cursos semipresenciais ou 100% online. Ele realiza as dinâmicas e os processos da sala de aula, como compartilhamento de conteúdo, explicações, avaliações e esclarecimento de dúvidas, utilizando a internet e os recursos tecnológicos.

Por causa dessa relação indireta com os estudantes, há quem acredite que o suporte oferecido por esses professores seja insuficiente. Mas será que isso é verdade? Para responder essa pergunta, preparamos este artigo. Então, continue lendo para descobrir a resposta e veja também:

  • qual é o papel do professor na sala de aula virtual;
  • a capacitação necessária para ser professor EAD;
  • a relação entre professor e aluno no dia a dia;
  • o processo para tirar dúvidas com o professor online EAD.

O papel do professor na sala de aula virtual

Não é novidade que o modo como as pessoas se relacionam modificou em função do avanço da tecnologia digital e de comunicação. Agora é muito mais fácil manter contato com quem está distante, e tudo isso é feito em tempo real, compartilhando som, imagens, informações e dados.

Toda essa inovação foi o que possibilitou novos recursos na educação, como a digitalização do Enem (que está em curso), o vestibular online e a modalidade EAD, uma das principais formas de ensino atualmente. O EAD é uma grande tendência para os próximos anos, e o fato de contar com um professor online não prejudica a experiência do aluno.

Na verdade, essa relação com o professor online é bastante próxima, pois existem diferentes canais de contato. O aluno pode conversar com o docente, enviar dúvidas, pedir explicações aprofundadas e receber um atendimento individualizado sempre que necessário.

A característica principal do ensino EAD é a autonomia que o estudante tem para conduzir o seu curso, mas o professor continua tendo um papel fundamental na sala de aula virtual. A começar pelo fato de que cabe a ele preparar o conteúdo, as atividades, as avaliações, os trabalhos e as outras tarefas que o aluno precisa cumprir. Ele também:

  • conduz discussões em fóruns;
  • realiza um trabalho de orientação e suporte personalizados;
  • faz a correção de avaliações, provas e trabalhos;
  • contribui com a elaboração de projetos;
  • auxilia durante o estágio.

Sendo assim, o professor online cumpre exatamente as mesmas atividades que os docentes que ministram aulas presenciais. A diferença é que a sala de aula, nesse caso, é virtual, e a relação com os alunos se dá de forma indireta, porém, muito próxima e humanizada, visando contribuir de todas as formas com o aprendizado dos estudantes.

A capacitação necessária para ser professor EAD

É possível ministrar aulas online para diferentes níveis de formação. Alguns professores atuam em cursos livres, outros elaboram seus próprios cursos; há aqueles que são tutores virtuais, ou EAD e, também, os que ministram aulas para turmas de graduação.

Nesse último caso, é preciso que o profissional seja um especialista na área em que pretende lecionar. Sem essa formação ele não pode ocupar o cargo de professor, porque não tem os conhecimentos necessários para atuar em sala de aula, ainda que ela seja virtual.

Isso significa que se alguém deseja ser um professor online de Marketing, por exemplo, deve ter uma formação nessa área ou em outra relacionada. Além disso, é um diferencial se ele tiver uma especialização em Pedagogia, formação em Licenciatura e outras áreas que remetam à educação.

Existem, também, cursos de extensão e pós-graduação para profissionais já formados que desejam atuar como professores online ou em tutoria EAD. Eles recebem conhecimentos específicos para ministrar aulas a distância, a fim de aproveitar da melhor forma os recursos disponíveis e trabalhar com uma boa dinâmica.

De toda forma, independentemente se o professor online trabalhará em cursos livres ou instituições de ensino superior, ele precisa cultivar algumas habilidades e características que vão garantir uma boa atuação, como:

  • domínio dos recursos tecnológicos;
  • boa comunicação;
  • disponibilidade de tempo;
  • versatilidade;
  • interesse em aprimorar conhecimentos.

Além disso, é importante que consiga se adequar ao perfil de cada turma e se comunicar de uma forma genérica. Deve saber como entreter o aluno de modo que a aula não seja muito formal nem muito informal para, de fato, estimular o aprendizado sem que ele seja maçante.

Tour pela prova do Enem

A relação entre professor e aluno no dia a dia

No item anterior, falamos que a disponibilidade de tempo é uma das características do professor online. Isso porque os docentes que ministram aulas presenciais têm contato com os alunos no período preestabelecido, o que é diferente para aqueles que trabalham na modalidade EAD.

Nesse caso, devem estar sempre à disposição dos alunos, adequando seus horários às necessidades da turma. Tudo isso para que seja possível manter uma boa relação no dia a dia, atendendo ao que os estudantes quando precisam.

Para tanto, a faculdade online disponibiliza canais de comunicação como fórum, central de atendimento, chat, e-mails particulares e telefones. O intuito é possibilitar o aluno encontrar seu professor sempre que preciso.

No site da faculdade, o estudante encontra essas informações. Além disso, ao acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tem acesso a outras ferramentas mais individualizadas, a fim de personalizar esse atendimento.

Com elas, é possível esclarecer dúvidas, colher informações, dicas e orientações do professor online. O estudante também pode contribuir deixando suas ideias, tanto para a elaboração de aulas, quanto projetos, atividades e, até mesmo, melhorias nesse processo de comunicação.

Sendo assim, embora não haja um contato direto com o professor, ele está muito próximo e acompanhando cada um dos estudantes, seu processo de aprendizado e sua evolução no curso. Assim, pode dar todo o suporte necessário para eles, com atendimento individual e privado.

O processo para tirar dúvidas

Conforme explicamos, uma das funções do professor online EAD é disponibilizar para os estudantes todos os materiais necessários para cumprirem a grade curricular do curso. O docente posta no AVA:

  • livros online;
  • videoaulas;
  • apostilas;
  • artigos complementares;
  • questionários;
  • trabalhos; entre outros.

Portanto, os estudantes têm uma grande quantidade de material para estudo, consulta e complementação do aprendizado. Contudo, ainda assim, dúvidas podem surgir, então, basta consultar o professor.

Aqui na Unopar, quando surgem dúvidas sobre conteúdo, postagem de trabalhos ou mesmo recursos da plataforma, é possível esclarecê-las utilizando os canais de atendimento. Os tutores estão sempre à disposição, 24 horas por dia pelo telefone, conversando em tempo real com o estudante.

Há, também, a opção de registrar os questionamentos no fórum de discussão, abrir um chamado na central ou enviar um e-mail diretamente para o professor. Todas essas informações estão disponíveis no AVA, no manual do aluno, no site da instituição e, em alguns casos, também no regimento interno.

Por telefone, as dúvidas costumam ser sanadas imediatamente. Com os chamados, geralmente existe um prazo de 24 ou 48 horas para ter uma resposta. Já por e-mail, o suporte acontece assim que o professor visualiza a mensagem.

Portanto, você pode se matricular em uma faculdade EAD sem nenhum receio, pois terá todo o suporte que precisa, do professor online e da instituição de ensino, para cumprir a sua graduação da melhor forma possível. Receberá o atendimento geral da turma, mas, também, individualizado sempre que necessário, garantindo a você a melhor experiência.

Agora que você já entendeu como é a relação com o professor online, confira este artigo que explica tudo sobre o AVA da Unopar, a sua sala de aula virtual!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados