Provas Unopar: confira um guia completo e saiba como funcionam!

estudante fazendo prova unopar

Desconto nota do Enem

A Unopar possibilita aos candidatos o ingresso aos cursos de graduação no Ensino Superior por diferentes meios. Não somente pelos três tipos de vestibular, os estudantes também podem contar com a entrada através da nota do Enem ou transferência. Ou seja, as provas da Unopar são aplicadas para você que optou pelo ingresso através do vestibular, que pode ser presencial tradicional, agendado ou online.

Se você está curioso sobre como funcionam esses exames, continue acompanhando! Separamos as principais questões abaixo:

  • Como são as provas do vestibular da Unopar?
  • O que levar no dia da prova da Unopar?
  • Quantos pontos preciso para passar na Unopar?
  • O que precisa para entrar na Unopar?

Confira!

Como são as provas do vestibular da Unopar?

Disponibilizando quatro formas de ingresso aos cursos de graduação, a Unopar possibilita aos candidatos maior acessibilidade e praticidade. Confira quais são as formas de ingresso na Unopar:

Nas três primeiras opções, temos a necessidade da realização de exames, sejam presenciais ou remotos. Confira abaixo como funcionam essas provas da Unopar e como se inscrever!

Vestibular Tradicional

A prova de vestibular tradicional da Unopar ocorre presencialmente em um único dia e horário, para todos os inscritos. Caso o candidato não possa comparecer por algum motivo, pode escolher pelo vestibular online. Se preferir e optar apenas pelo vestibular tradicional presencial, será necessário aguardar até o próximo vestibular geral para a sua realização. 

As datas das provas presenciais (Vestibular Geral 2020) são atualizadas na página de Formas de Ingresso, no site oficial da Unopar, e segue o padrão abaixo:

  • Horário: 10h no horário de Brasília
  • Tipo de Prova: Redação
  • Duração: 2h

Os resultados dos vestibulares gerais são disponibilizados, em média, 4 dias úteis após a realização da prova. 

Vestibular Agendado

O vestibular agendado é uma boa opção para quem não tem disponibilidade de participar do processo seletivo tradicional, que geralmente acontece no início dos semestres. 

Assim, você faz a prova no dia e horário que forem melhores para você! Basta realizar o agendamento na hora da inscrição no site Vestibulares Datas e horários são disponíveis na inscrição, daí é só agendar! A prova também é uma redação 🙂

Os resultados são disponibilizados em até 2 dias úteis após a realização da prova, mediante envio da documentação completa do vestibular pelo polo de apoio presencial.

Tour pela prova do Enem

Vestibular online

Com o vestibular online os candidatos têm a oportunidade da realização da prova 100% digital.  Mais fácil que no vestibular agendado, certo?

Basta também acessar o site Vestibulares, realizar a escolha do curso, unidade de ensino e modalidade (presencial, semipresencial ou 100% online).

Confira os detalhes da prova de vestibular online da Unopar:

Antes de iniciar, é importante que o candidato reserve um tempo, no mínimo 1 hora, e confira a sua conexão com a internet.

  • Cada pessoa tem 5 tentativas de realização da prova;
  • Os temas da prova variam a cada tentativa;
  • Uma vez iniciada a prova, não há como dar pausa, reiniciar ou retomar a mesma;
  • O tempo de realização da prova é de 60 minutos, que são controlados através de um cronômetro que encerra a aplicação quando o tempo limite é atingido;
  • Se alternar entre abas no navegador a prova é fechada e será necessário reiniciar a prova;
  • Não é permitido copiar e colar;
  • A prova pode ser realizada de qualquer dispositivo com acesso à internet, até mesmo celular.

Nota do Enem

Se você fez o Enem a partir de 2010 e tirou mais de 200 pontos, você não precisa fazer prova! Basta utilizar sua nota do Enem para entrar na Unopar! Esse processo pode ser feito completamente online também, só acessar o site Vestibulares, fazer a sua escolha e demarcar essa opção!

O que levar no dia da prova da Unopar?

Para a realização da prova de vestibular presencial da Unopar, basta comparecer no local e horário do exame munido de RG ou outro documento original com foto, além de uma caneta esferográfica azul ou preta.

Quantos pontos preciso para passar na Unopar?

As provas de vestibular da Unopar – tanto presencial, quanto remoto – constituem uma redação com duração de 2h, no modelo presencial e 1h, online. Portanto, não há quantidade mínima de pontos, por não se tratar de uma prova de múltipla escolha.

Depois da entrega e/ou envio, a redação é corrigida pela banca de tutores da Unopar, e o estudante fica sabendo se foi aprovado numa média de 2 a 4 dias após a realização da prova. O resultado também pode ser conferido na área do candidato, onde o aluno já pode dar continuidade na matrícula.

O que precisa para entrar na Unopar?

Deu tudo certo no vestibular e foi aprovado? Para a realização da sua matrícula na Unopar, basta seguir as orientações básicas disponíveis na sua Área do Candidato. 

Caso tenha sido aprovado através do vestibular tradicional, agendado e/ou online, os documentos são esses abaixo:

  • Histórico Escolar de Ensino Médio, 1 (uma) cópia autenticada;
  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio, 1 (uma) cópia autenticada;
  • CPF, cópia em 1 (uma) via;
  • Cédula de Identidade, cópia em 1 (uma) via;
  • Menores de idade devem anexar cópia do CPF e RG do responsável.

Caso tenha optado pela utilização da nota do Enem, além dos documentos acima, é necessário também apresentar a cópia do Boletim Individual de Resultados no Exame Nacional do Ensino Médio.

Agora que você já conhece todos os detalhes das provas Unopar e as praticidades dos diferentes tipos de vestibulares, conheça mais um dos benefícios dos nossos alunos! O Canal Conecta é um portal de empregabilidade exclusivo para alunos da instituição, com vagas de estágio e muito mais vantagens!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 58

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados