Faculdades Online: conheça a Unopar

faculdades online unopar

Desconto nota do Enem

A modalidade de ensino de educação a distância (EAD) é uma boa opção para quem pretende estudar com mais flexibilidade. As faculdades online surgiram como uma alternativa para quem constantemente se via com dificuldades de deslocamento e de horários. Porém, para garantir que você terá um estudo de qualidade e todas as condições necessárias ao aprendizado, é necessário acertar na escolha de uma faculdade online de excelência.

Listamos, a seguir, algumas questões para quem está em dúvida sobre qual a melhor faculdade online escolher, assim como, trouxemos informações sobre como funciona o ensino EAD na Unopar. Confira!

Como funciona uma faculdade online?

Para entender como funcionam as faculdades online, é necessário conhecer algumas questões regulatórias do ensino à distância

Dentro das normas estabelecidas pelo MEC para o Ensino Superior, cursos presenciais só podem ter até 40% da carga horária total ofertada em disciplinas online — já os EAD, não devem ter mais de 30% da sua carga horária presencial. Alguns cursos, como Enfermagem, seja por conta da complexidade dos seus conteúdos, quanto das matrizes curriculares, precisam de práticas presenciai, então, você não irá encontrá-los na modalidade 100%online.

Para atender a essas necessidades, a Unopar possui duas opções de faculdades online, que são: 100%online e semipresencial. Entenda abaixo como cada uma funciona.

100%online

Totalmente a distância, este é o modelo mais tradicional das faculdades online. Nele, o aluno vai ao polo no início do curso para o encontro inaugural e apenas 2 vezes por semestre para a realização das provas. As aulas são todas oferecidas pela internet com o auxílio de um tutor. O suporte é digital e contínuo, ou seja, o aluno não fica sozinho e vai poder esclarecer suas dúvidas sempre que houver necessidade.

Semipresencial

A modalidade semipresencial é um curso superior com aulas online e encontros presenciais semanais no polo ou campus da Unopar. Segundo as normas do MEC, nesse modelo as disciplinas das aulas semipresenciais são divididas 80% presencial e até 20% a distância. Sendo assim, os cursos semipresenciais constituem uma modalidade de ensino aprovada pelo MEC em 2004. 

Tour pela prova do Enem

Os alunos do modelo semipresencial podem contar com os laboratórios dos campus presenciais, abaixo, vemos alguns laboratórios da infraestrutura da Unopar de Ponta Grossa/PR.

Laboratório especializado - Unopar Ponta Grossa/PR
Laboratório especializado – Unopar Ponta Grossa/PR
Laboratório de informática - Unopar Ponta Grossa/PR
Laboratório de informática – Unopar Ponta Grossa/PR

Quais são os cursos de uma faculdade online?

Na Unopar, muitos cursos são contemplados pelo EAD, nas modalidades 100%online e semipresencial, alguns deles são: 

Confira se o curso que você quer fazer está disponível na modalidade EAD na sua região, acesse vestibulares.com.br/unopar

É necessário se atentar que nem todos os cursos são oferecidos em todas as modalidades EAD, pois muitos precisam de práticas presenciais, nesse caso, podem estar disponíveis no modelo semipresencial.

A Unopar é uma das melhores faculdades online?

Tendo como base as informações que apontam a qualidade do curso oferecido e das ferramentas utilizadas, o estudante precisa verificar se a plataforma do curso é interativa e funcional, se há tutores disponíveis para tirar suas dúvidas e se a instituição é devidamente credenciada ao MEC. A Unopar é considerada a maior universidade EAD do país e uma das melhores faculdades online justamente por atender a todos esses pré-requisitos.

A Unopar é uma faculdade online reconhecida pelo MEC

A avaliação do Ministério da Educação (MEC) é um parâmetro extremamente relevante para analisar uma faculdade online. Isso porque, para que o seu diploma EAD tenha a devida validade, a instituição precisa ser credenciada ao MEC. 

Tendo em vista a necessidade dessa regularização, aqui na Unopar, estamos em conformidade com o MEC e oferecemos somente cursos com notas acima de 3. Você pode consultar se o seu curso na Unopar é reconhecido pelo MEC conforme seguem instruções abaixo:

  1. acesse o site e-MEC.
  2. clique na aba “Consulta Avançada”
  3. na parte superior, em “Buscar por”, selecione a opção “Curso de Graduação”;
  4. no campo abaixo, “Nome ou Sigla da Instituição”, digite UNOPAR;
  5. coloque o estado e o município, caso queira;
  6. em “Modalidade”, marque a opção “A Distância”;
  7. em “Situação”, marque a opção “Em Atividade”;
  8. digite o código de verificação no campo correspondente e clique em Pesquisar.

Agora que você já conhece a Unopar e como funcionam as faculdades online, fique por dentro do vestibular online! É uma novidade para quem quer ingressar num curso EAD na Unopar e não tem condições de estar comparecendo presencialmente ao local da prova. Confira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 53

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados