10 sites para encontrar livros online e estudar em casa

mulher vendo livros online para estudar em casa

A tecnologia trouxe inúmeras facilidades para o nosso dia a dia, inclusive para a área da educação. Por isso hoje é tão fácil estudar sem sair de casa, com a ajuda de ferramentas e da acessibilidade a livros online, por exemplo.

O problema é que muita gente ainda não sabe como reforçar os estudos com materiais para leitura de sites confiáveis. Justamente por notar essa demanda é que nós da Unopar resolvemos preparar uma lista com os portais mais seguros para você consultar e fazer downloads. Confira mais detalhes sobre as seguintes plataformas:

  • Biblioteca Mundial Digital;
  • Amazon;
  • Many Books;
  • Google Books;
  • Open Library;
  • Projeto Gutemberg;
  • Livraria Saraiva;
  • eBooks Brasil;
  • Portal Domínio Público;
  • Universia Livros.

1. Biblioteca Mundial Digital

Ao acessar a Biblioteca Mundial Digital, você terá acesso a diversas obras, desde as mais antigas — de muito antes do nascimento de Cristo! — até as atuais, para todos os gostos. Contudo, por lá também dá para consultar mapas, partituras, vídeos e fotografias.

A proposta do projeto foi unir a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e a Biblioteca da Unesco. Desde 2009, essa plataforma oferece aos usuários conteúdo gratuito e inclusivo, além de ser colaborativa. Isso significa que sempre terão opções novas por lá.

2. Amazon

Famosa por vender livros e revolucionar o mundo da literatura, a Amazon também tem o seu catálogo de livros digitais. O que você não deve saber é que muitos deles são gratuitos! Sim, é possível baixar e-books, mangás e até obras consagradas, tanto para serem lidos no Kindle — o leitor digital da marca — quanto em smartphones, já que a gigante formulou um aplicativo que transforma um simples celular em e-reader.

Na Unopar, os alunos podem contar com um voucher de 70% de desconto em alguns livros da Editora Saraiva na Amazon. O cupom é válido até o dia 08 de julho.

Cupom: LERJUNTOS
Data de expiração: 08/07

Confira alguns dos livros que estão inclusos nessa ação de desconto:

  • E-commerce – Princípios para o desenvolvimento e gerenciamento de uma loja virtual, de Carlos Antônio José Oliviero e Gilmar Jonas Deghi;
  • Design thinking na educação, de Carolina Costa Cavalcanti;
  • Saúde do Adulto e do Idoso, de Cristina Braga e Tatiana Gabriela Brassea Galleguillos;
  • Psicologia Aplicada ao Cuidador e ao Idoso, de Danielle Maxeniuc Silva Coura e Karina Maxeniuc Silva Montijo.

3. Many Books

Outra forma de acessar livros online é pela plataforma Many Books. Nela, o usuário consegue baixar obras de domínio público e também aquelas recentes com direitos autorais concedidos exclusivamente para o site. Apesar de o portal ser em inglês, você ainda vai conseguir achar livros em português, de Shakespeare a Harry Potter!

4. Google Books

É claro que a “dona da internet” não ficaria de fora da lista, já que ela também oferece uma plataforma exclusiva para livros. Junto ao Google Acadêmico, essa ferramenta é uma ótima aliada para estudar sozinho ou em grupo de estudos, pois todo mundo tem acesso à visualização de vários livros e outras publicações.

Se a obra for de domínio público, inclusive, é permitido fazer o download do material em PDF. Além do mais, mesmo aqueles livros que não ficam com 100% de visualização liberada são úteis, caso você precise de apenas um trecho específico ou deseje adquirir a obra completa posteriormente.

5. Open Library

Parte do projeto Internet Archive, a Open Library é um site com acesso gratuito e ilimitado. Portanto, você pode aproveitar todo o conteúdo digital disponível, que inclui não só livros online, mas também filmes, músicas e outros materiais históricos.

A causa do projeto é justa, uma vez que eles pretendem preservar o conhecimento e prevenir que muitos conteúdos se percam com o tempo. Assim, tudo fica registrado, catalogado e, o melhor, pronto para download, para que as pessoas possam usufruir do acervo digital.

6. Projeto Gutemberg

Outro projeto bacana é o Project Gutemberg, que digitaliza livros há mais de quatro décadas. Com esse trabalho, já são mais de 54 mil livros online e gratuitos para você baixar em PDF ou no formato para Kindle. E o acesso é muito simples — nem é preciso fazer cadastro!

Na plataforma, existem muitas obras com direitos autorais expirados, de acordo com as leis norte-americanas. Então, a cada ano surgem mais livros por lá, fazendo com que o catálogo cresça constantemente. Para ajudar na navegação das páginas, algumas já estão traduzidas para o português.

7. Livraria Saraiva

A Saraiva é uma das maiores livrarias do Brasil e isso não é novidade. Porém, você sabia que ela também tem uma plataforma de livros digitais? A marca lançou o seu próprio leitor digital, o Lev, possibilitando que seus consumidores também tivessem mais essa opção de leitura. O catálogo pago de e-books é vasto, mas também existem vários títulos grátis para baixar. Basta pesquisar!

8. eBooks Brasil

Esse site de livros online funciona como uma biblioteca pública, ou seja, não tem fins comerciais. Por isso, você pode usar o conteúdo apenas para atividades que não envolvam comercialização ou que tenham finalidade política, por exemplo. Contudo, como sabemos que você tem o interesse voltado para os estudos, não tem problema!

O portal filtra as obras por categorias e autores e, inclusive, está em constante construção — a equipe se voluntaria para digitalizar, catalogar e manter o acervo disponível para todos os usuários.

9. Portal Domínio Público

Assim como no primeiro exemplo da nossa lista, o governo brasileiro também lançou um portal para disponibilizar obras de domínio público. Desde 2004 a plataforma fornece coleções completas da literatura nacional, como as de Machado de Assis, e clássicos traduzidos, como a Divina Comédia, de Dante Alighieri.

O site permite consulta e leitura gratuitas para qualquer um que tenha interesse. Hoje, a instituição responsável pela sua manutenção é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

10. Universia Livros

A Universia é uma rede de cooperação universitária da América Latina. Ela disponibiliza sua plataforma de livros, também de domínio público, e oferece ao usuário obras de autores que desejam distribuir o seu trabalho gratuitamente. O acervo conta também com textos científicos, biografias e, claro, os clássicos da literatura mundial.

Entre todas as opções citadas, aqui na Unopar a gente sempre gosta de ressaltar que é importante consultar e usar ferramentas confiáveis, em que você possa ter acesso a livros online de forma legal. Assim, você se assegura, protege seus dispositivos eletrônicos e também apoia a produção de conhecimento!

Com essa facilidade de acesso, não existe mais desculpa para não ler. Lembre-se que adquirir o hábito da leitura é essencial, sendo um dos primeiros passos para transformar a sua vida profissional. Cuide apenas de regular a iluminação e o tamanho do texto dos seus dispositivos eletrônicos, caso não tenha um leitor digital, para não prejudicar a visão, combinado?

E aí, curtiu as dicas? Aproveite que já está aqui no blog e confira agora por que os cursos online também se tornaram uma tendência!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.