Como funciona o espaço do aluno em um portal EAD?

estudante ead

Desconto nota do Enem

Quando você entra na graduação, na modalidade de ensino presencial ou nas melhores faculdades EAD, naturalmente começa a ter contato com diferentes tecnologias educacionais. Uma das ferramentas mais importantes é o espaço do aluno, no próprio site da instituição.

Esse “lugar” é o principal ponto de conexão entre você e a faculdade, já que toda a sua vida acadêmica está ali. Então, é preciso conhecê-lo em detalhes, pois se trata de um ambiente do aluno que terá diversas funções ao longo de sua graduação, especialmente para acompanhamento do desempenho nos estudos e serviços online.

Se você não sabe direito para que serve e quais as características do espaço do aluno em um portal EAD, continue a leitura e aprenda agora mesmo!

O que é um portal EAD?

Toda faculdade que oferta cursos na modalidade a distância obrigatoriamente precisa investir em um portal EAD. Para você que vai ingressar nesse modelo de graduação, esse espaço virtual reúne tudo o que é necessário à sua vivência acadêmica.

Em geral, o portal EAD está vinculado ao site institucional da faculdade em uma área com acesso restrito. No caso da Unopar, podemos dizer que essa área está dividida em suas seções importantes:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • espaço do aluno EAD.

Mas agora apareceu uma dúvida: não quer dizer a mesma coisa? Na verdade, não. Existem algumas diferenças básicas quanto às suas funcionalidades e conteúdos. No entanto, é certo dizer que os dois ambientes se complementam. Continue a leitura para entender mais.

O que é o AVA?

Em síntese, entenda que essa é sua sala de aula virtual. Por meio do AVA, você vai:

  • ter acesso às aulas;
  • entrar em contato com os professores e colegas;
  • baixar materiais didáticos;
  • acessar a biblioteca digital;
  • participar de fóruns, chats e videoconferências;
  • fazer atividades avaliativas;
  • entregar tarefas.

Logo, o AVA é o motor do desenvolvimento do curso e será o principal canal para a construção do seu conhecimento, já que se trata de um ambiente totalmente interativo e com uma série de recursos para seu aprendizado.

O que é o espaço do aluno?

Agora temos o espaço do aluno no portal EAD. Por ser complementar ao AVA, o acesso é feito por meio do mesmo login e senha.

Vimos que o AVA é voltado aos conteúdos pedagógicos e relacionamento com professores online e colegas. Por sua vez, o espaço do aluno reúne todas as informações acadêmicas para que você consiga fazer o próprio acompanhamento de seu desempenho e situação administrativa na faculdade, com uma série de serviços online.

Venha saber tudo sobre a Unopar EAD!

Funcionalidades do espaço do aluno

Para que seu entendimento fique ainda mais evidente, vejamos de forma detalhada cada uma das funcionalidades do espaço do aluno.

Serviços financeiros

Uma das principais funções do espaço do aluno, os serviços financeiros têm a opção de imprimir boletos de pagamento e resolver pendências com a tesouraria da faculdade — por exemplo, com a renegociação de parcelas da mensalidade em aberto.

Isso evita muitos desgastes, sobretudo a perda de tempo de se dirigir a um polo da faculdade especialmente para serviços mais simples. Agora, tudo pode ser feito de maneira automática.

Tour pela prova do Enem

Solicitações de serviços acadêmicos

Assim como nos cursos presenciais, é possível que você tenha algumas pendências acadêmicas a serem resolvidas com relação aos créditos nas disciplinas.

Pensando nisso, no espaço do aluno, também é possível solicitar a inclusão ou exclusão de DP (matérias em que houve reprovação e será preciso refazer) e AD (Adaptação, no caso de uma transferência de curso).

Além disso, se você perdeu alguma prova, também poderá checar a segunda chamada de exames por ali.

Ver documentos pendentes

O prontuário do aluno inclui uma série de documentos, especialmente no caso de benefícios de desconto na mensalidade ou programas de bolsa. Então, você pode verificar se existe alguma pendência e, assim, evitar contratempos difíceis de resolver.

Conferir planejamento

Ali, você poderá ver todas as informações relacionadas ao seu desempenho acadêmico, e o nível de engajamento nas atividades EAD (teleaula, avaliações virtuais, fóruns, boletins). É uma forma de mensurar o nível do seu aproveitamento geral, dentro do processo de avaliação continuada.

Download da matriz curricular, manual acadêmico e manual de trabalhos acadêmicos

A matriz curricular é um documento superimportante, pois reúne todas as disciplinas que serão ministradas durante o curso. Dessa forma, você terá plena ciência dos itinerários formativos propostos pela faculdade e conseguirá se organizar melhor em cada etapa do curso, especialmente nas atividades complementares ou fase de estágios.

Já o manual acadêmico contém todas as informações indispensáveis ao aluno sobre o funcionamento da faculdade e do curso. É sempre importante tê-lo à mão.

O manual de trabalhos acadêmicos, por sua vez, é seu guia para a formatação de todas as atividades das disciplinas. Por serem produções formais, é preciso que cada uma obedeça aos padrões determinados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Inclusive, é seu guia de formatação no TCC.

Calendário

Mesmo em EAD, é sempre bom saber o calendário da faculdade. Nele, estão apontadas informações, como:

  • início e término das atividades acadêmicas;
  • feriados, férias e recessos administrativos;
  • eventos importantes;
  • datas de avaliações presenciais;
  • divulgação de boletins.

Canal Conecta

O Canal Conecta é um portal de empregabilidade exclusivo para alunos da Unopar. Cadastre aí seu currículo e fique em contato com várias empresas parceiras em busca de profissionais.

Amigo Vale-Prêmio

Por meio da aba Amigo Vale-Prêmio, é possível indicar um amigo para estudar na Unopar. Caso ele efetue sua matrícula, você receberá R$ 100 de desconto no próximo boleto de sua mensalidade.

Como acessar o espaço do aluno Unopar?

Para terminar, vamos adiantar para você como deve fazer para acessar o espaço do aluno no AVA Unopar. Siga os seguintes passos:

  • acesse o site da Unopar;
  • busque a aba “Sou Aluno EAD”, no topo da tela;
  • caso seja seu primeiro acesso, clique na respectiva aba;
  • você deve informar seu número de matrícula, último nome e CPF;
  • então, você vai acessar uma página de “Recuperação de Acesso” destinada a primeiros usuários e recuperação de dados;
  • cadastre-se, criando um nome de usuário e senha;
  • volte à página inicial e refaça o processo;
  • agora, porém, informe seu nome de usuário e senha;
  • em seguida, você abrirá o portal do aluno com todos os conteúdos e serviços.

Agora você já sabe o quanto o espaço do aluno no Portal EAD pode colaborar para estreitar seu relacionamento com a faculdade e aumentar sua performance na graduação EAD. Então, aproveite todos os recursos e aumente tenha um melhor rendimento.

Por falar nisso, se você ainda está em dúvida sobre fazer uma graduação, não perca mais tempo. Conheça os cursos EAD da Unopar e inscreva-se já em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados