O que faz um mediador no ambiente da faculdade EAD?

mediadora EAD

O professor EAD tem papel fundamental no aprendizado dos estudantes, não é mesmo? Nessa modalidade, além dele, também temos outra figura, que exerce uma função tão importante quanto a do educador. Você sabe o que faz um mediador?

Ele é o responsável, como o nome já diz, por mediar, mas também acompanhar e apoiar as atividades dos discentes. Ajuda a manter a eficiência no acesso ao ambiente virtual e responde as dúvidas dos estudantes em curto prazo.

Neste artigo, você vai descobrir o que faz um mediador no ambiente virtual da faculdade EAD. Acompanhe!

Como funciona o EAD?

Antes de falarmos mais sobre as atribuições do mediador na faculdade, você precisa entender de vez o que é a modalidade de ensino a distância — e as suas diferenças para a semipresencial.

De modo resumido, no EAD, o estudante tem flexibilidade, podendo estudar de casa, no horário mais adequado a sua realidade. Assim, você não precisa se deslocar até a faculdade todos os dias e pode continuar trabalhando para custear seus estudos. Lembrando que a mensalidade EAD é bem menor em relação aos cursos presenciais, tudo isso graças a essas facilidades.

Aqui na Unopar, também há a graduação semipresencial para quem não pode se dedicar totalmente aos estudos presenciais, mas ainda pretende manter uma rotina de ir até a faculdade. Enquanto isso, nossos cursos 100% online dão mais autonomia ao estudante que não tem tanto tempo, mas pretende fazer o ensino superior.

Independentemente da modalidade, veremos que a presença do mediador é essencial em qualquer um deles e faz muita diferença no resultado final do seu curso. Isso porque, entre os papéis primordiais desse profissional, está o amparo ao estudante que tem uma rotina corrida e busca por novos conhecimentos para alcançar a tão sonhada carreira de sucesso.

O que faz um mediador?

Agora que deixamos evidente como funciona a graduação a distância, você está preparado para entender o que faz um mediador? Separamos algumas das atuações mais comuns desse profissional a seguir.

Esclarece as dúvidas

Uma das vantagens da educação a distância é a possibilidade de fazer tudo online. Porém, existem alguns desafios de estudar em casa — inclusive as dúvidas quanto ao uso do ambiente virtual, às atividades propostas pelos professores e até mesmo a datas de entrega de trabalhos. É nesse momento que o mediador colabora para que esses questionamentos não sejam obstáculos no desempenho do estudante.

Orienta os alunos

A disciplina online está mais popular do que nunca em nossa sociedade — e a tendência é que elas aconteçam cada vez com frequência. Mas como manter essa rotina sem cair nas armadilhas das distrações?

Entendemos que o mediador é quem busca orientar os alunos quanto ao andamento das aulas e das atividades propostas, assim como as avaliações. Ou seja, ele é quem ajuda o estudante a manter as tarefas em dia, dentro das suas possibilidades.

Fornece feedbacks

O mediador EAD tem como uma de suas funções fornecer feedbacks aos estudantes, assim como à coordenação dos cursos online. Ele deve elaborar relatórios relacionados com o acompanhamento dos alunos, além de ajudar na avaliação do desempenho deles e da disciplina como um todo.

Estimula a interação

Diferentemente do ambiente presencial, o espaço virtual tende a diminuir o contato entre colegas de sala, e em alguns casos, até mesmo com os professores. Para que isso não aconteça, a presença do mediador é fundamental, já que ele vai orientar os estudantes e criar meios para que a interação aconteça de maneira eficaz, como acontece em fóruns e no “bate-papo” online.

Compartilha conhecimento

O engajamento do mediador diante da proposta da educação a distância também se esbarra na tarefa importante de compartilhar conhecimentos.

A tecnologia abre caminhos para a busca por novos aprendizados. Contudo, nem sempre as fontes utilizadas pelos alunos são adequadas ao uso proposto em uma atividade, por exemplo. Nesse momento, o papel do mediador é apresentar a maneira apropriada para essa ação, contribuindo com informações pertinentes.

Incentiva habilidades

O mediador na modalidade de ensino a distância também vai agir para que as habilidades dos estudantes sejam estimuladas. Isso inclui traçar planos para que eles não se sintam desmotivados a estudar e tenham resultados positivos ao final das disciplinas e do curso.

Como se tornar um mediador?

Vimos o quanto o mediador EAD é essencial na sua função, não é mesmo? Agora, você sabe como se tornar um? Além de ser organizado e disciplinado, você precisa conhecer bem os processos da educação a distância, assim como a plataforma online utilizada pela faculdade.

O mediador é professor, pois também tem compromisso com o ensino. Nesse sentido, existem cursos preparatórios que qualificam pessoas interessadas no trabalho de mediar as atividades EAD, capacitando-as quanto às metodologias e estratégias no ambiente virtual.

Ele precisa saber ouvir, deixando que os estudantes expressem suas dúvidas. Também deve aceitar as críticas e reclamações, solucionando os problemas quando possível e levando-os para a coordenação da faculdade, se necessário.

É esse profissional quem vai apresentar aos alunos o caminho a ser adotado dentro da plataforma e, especificamente, o sentido proposto pela modalidade EAD. Mais do que assistir às aulas online, o estudante também precisa cumprir as suas obrigações. Entre elas: ler os textos propostos, realizar as atividades e participar dos fóruns de discussões.

Nesse momento, a disponibilidade do mediador deve estar alinhada com a metodologia flexível do EAD. Por isso, para ser um bom profissional, você precisa entender que os questionamentos podem chegar a qualquer momento e sanar as dúvidas o mais rápido possível é crucial.

A autonomia do estudante é um estímulo importante na educação a distância. Contudo, o mediador é um apoio indispensável, já que nem sempre as pessoas sabem lidar com o ambiente virtual. Além disso, ao compartilhar conhecimentos e incentivar a interação mesmo online, ele também faz com que o estudante se sinta parte da faculdade, o que é essencial para que os objetivos de todos estejam alinhados.

Agora que você já sabe o que faz um mediador no ambiente da faculdade EAD, continue com a gente para saber como atua o orientador educacional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.