5 desafios de estudar em casa e como superar cada um deles

estudante estudando em casa

O ensino a distância tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos, em especial pelos benefícios que possibilita aos estudantes. Para além do contexto de pandemia, o EAD oferece flexibilização da rotina, otimização de tempo, economia de recursos financeiros e, na maioria dos casos, uma autonomia que favorece o desenvolvimento pessoal.

Apesar de as vantagens serem mais expressivas, também há desafios de estudar em casa. Pensando nisso, nós da Unopar preparamos este post para explicar quais são eles e dar dicas para ter sucesso nessa missão. Vamos lá?

Quais são os principais desafios de estudar em casa?

Para começar, vamos conversar sobre 5 dificuldades muito comuns entre os estudantes do ensino a distância, seja durante a pandemia ou em cursos ministrados nessa modalidade. Confira!

Muita coisa para fazer, pouco tempo para estudar

Inúmeras vezes, a rotina de um estudante EAD é muito corrida. Em meio a todas obrigações, fica difícil encontrar um tempo para estudar mais e cumprir com os afazeres.

Para superar esse problema, é preciso aprender a gerenciar o próprio tempo. Dividir as horas do dia em tarefas a serem feitas é algo que facilita muito a organização dos estudos a distância.

Falta de concentração no meio da família

Viver próximo à família é algo ótimo e, sem dúvidas, um privilégio. No entanto, também pode ser um dos grandes desafios de estudar em casa, pois as outras pessoas da residência também estão desempenhando suas tarefas, que podem ser barulhentas, enquanto você assiste às aulas do professor online.

Nesses casos, é fundamental ter um lugar reservado para conduzir os estudos e, claro, a colaboração de seus familiares, incluindo as crianças. O tempo de estudo precisa ser “sagrado”, e toda a família deve estar ciente dessa importância!

Muitas distrações

As distrações são outro problema muito frequente para quem estuda em casa. Afinal, você está em um ambiente confortável, possivelmente de pijamas — que mal faz dar aquela olhadinha nas redes sociais enquanto relaxa no sofá, não é mesmo?

Superar isso é um dos maiores desafios. É preciso levar seus estudos a sério e se afastar de possíveis distrações durante os horários dedicados a ele. Desligar o celular — ou mantê-lo em modo avião — e se afastar completamente de qualquer possível gatilho para procrastinações tornam-se práticas essenciais.

Problemas para manter uma rotina

Seguir uma rotina regrada é a melhor maneira de conseguir dar conta dos estudos e não se atrapalhar com os seus horários. Afinal, um dia a dia organizado fará com que a sua educação também flua melhor.

Para isso, é essencial ter um horário para acordar, dormir, começar e terminar suas tarefas e estudar. Uma rotina saudável e agradável possibilita que o momento de estudar seja mais tranquilo, já que todas as tarefas estarão concluídas e você estará com a mente focada em seus estudos naquele instante.

Não conseguir seguir o cronograma de estudos

Seguir o cronograma de estudos também não é uma tarefa muito fácil. Ele deve ser feito pensando sempre nas matérias em que você tem mais dificuldade e isso também pode ser um fator que minimiza a motivação para estudar.

É fundamental que você siga uma rotina também em outros aspectos de sua vida, a fim de tornar o momento dos estudos exclusivo para eles. Depois, comece aos poucos e não se desespere. Caso não consiga concluir uma matéria em um dia, volte nela apenas no próximo momento em que ela estiver no cronograma. Isso evitará conteúdo acumulado e confusão.

Quais são as principais dicas para estudar em casa?

Agora, descubra dicas para tornar o ensino a distância mais eficiente e interessante para todos os envolvidos. Veja a seguir!

Tenha um ambiente dedicado a isso

O primeiro passo para vencer os desafios de estudar em casa é dedicar um local exclusivo para isso. Ele não precisa ser elaborado ou equipado demais, porém, ter a sua cara já ajuda bastante. Uma mesinha em um local silencioso, com seus livros e materiais de uso diário, já é o suficiente!

Converse com os seus familiares

O diálogo nos leva longe. Por isso, comunique a sua necessidade de tranquilidade em um determinado período do dia para conduzir seus estudos da melhor forma possível e explique que, após isso, você poderá interagir com toda a família em suas atividades corriqueiras.

Siga uma rotina também em outros aspectos

Uma das vantagens de estudar em casa é poder relaxar quando bem entender e conciliar os estudos com outros aspectos da vida. No entanto, isso não significa que uma rotina organizada não deva ser seguida ou que ela esteja desassociada do sucesso nos estudos. Fique de olho!

Utilize técnicas variadas

Algumas técnicas podem ajudar bastante nos estudos e também no trabalho a distância. Dois bons exemplos são:

  • Pomodoro: consiste em fazer pequenas pausas após blocos de estudos, que podem ser personalizados pelo estudante. Exemplo: uma pausa de 5 minutos a cada 30 de trabalho;
  • Kanban: técnica que utiliza cartões para otimizar a gestão de tarefas. Quando aplicada aos estudos, os torna muito mais eficientes, rápidos e melhora também pontos como a memorização de fatos importantes.

Sempre que possível, priorize uma instituição com suporte

Caso você já conheça os benefícios de estudar a distância e esteja interessado em seguir uma graduação EAD, não hesite: venha fazer parte da Unopar! Somos uma instituição renomada nesse segmento e que conta com todo o suporte necessário para ajudá-lo na condução de seu aprendizado e na obtenção de um diploma reconhecido em todo o mercado.

Além das formas de ingresso facilitadas e desse investimento em diferentes modalidades de ensino, você ainda conta com benefícios exclusivos. Um deles é o Canal Conecta, que o aproxima de grandes oportunidades no mercado.

Agora que você já sabe como vencer os desafios de estudar em casa, não se desanime! O EAD é uma modalidade muito interessante e pode trazer oportunidades incríveis para a sua vida, como a possibilidade de conciliar estudos com a sua vida pessoal ou seu trabalho.

Conhece alguém que está passando por isso nesse momento? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que essas dicas cheguem até essa pessoa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.