Como é a rotina de quem opta por trabalho a distância?

homem trabalhando home office

Desconto nota do Enem

O trabalho a distância, também conhecido como emprego remoto, é uma tendência observada tanto entre autônomos e freelancers, quanto entre empresas que permitem esse tipo de jornada home office. O melhor de tudo é que ele não está restrito a apenas uma área de atuação, como alguns ainda podem imaginar.

Diferentes mercados vêm aderindo a esse modelo como forma de trazer mais flexibilidade à rotina do profissional, visando também proporcionar boas condições para que ele consiga produzir mais e em melhor qualidade. Por falar em flexibilidade, essa é uma palavra de ordem para os adeptos do trabalho a distância, é claro, equilibrada à responsabilidade (para cumprir com os prazos das entregas) e ao foco (para não perder o ritmo por conta de distrações).

Não é à toa que os alunos de cursos EAD, por exemplo, se adaptam tão bem ao emprego home office — pois, já estão acostumados com essa rotina e com as habilidades necessárias para tirá-la de letra.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como funciona a rotina de um trabalhador a distância e saber se ela é para você? Então, continue conosco na leitura do post! Aqui, abordaremos os seguintes tópicos:

Horários flexíveis

O horário flexível é uma das principais características — e, por que não — vantagens do trabalho a distância. Isso porque, muito embora o profissional tenha um fluxo de tarefas a serem realizadas para continuar gerando resultados, ele não precisa ir à empresa todos os dias para cumprir com essas obrigações. Afinal, o seu escritório pode estar dentro da sua própria casa!

Dessa maneira, não é necessário acordar em um determinado horário para fugir do trânsito até o escritório ou, sobretudo quando se é autônomo, seguir o horário padrão de expediente das organizações. Isso porque os empregos a distância permitem que o profissional escolha os melhores horários para produzir, considerando que cada pessoa pode funcionar melhor em diferentes turnos do dia: uns rendem mais à noite, outros logo pela manhã etc.

Rotina individualizada

Essa é uma característica que tem tudo a ver com a que recém citamos. A rotina individualizada, ou seja, moldada de acordo com as preferências de cada trabalhador, é um benefício e tanto do trabalho a distância. Por conta disso, é comum que vários dos profissionais que produzem nesse regime consigam conciliar o emprego oficial com outras formas de potencializar os ganhos, por exemplo, ganhando uma renda extra na faculdade.

A depender de qual for a sua formação escolhida, vários trabalhadores a distância também conseguem aproveitar a rotina remota para se dedicar a outras atividades ligadas à sua área de atuação ou, até mesmo, fazer delas o seu trabalho principal. Essa é uma realidade bastante comum para os profissionais de:

Tour pela prova do Enem
  • Marketing — que podem atuar como freelancers ou contratados remotos em diferentes ramos, como social media, marketing digital e de conteúdo etc.;
  • Publicidade e Propaganda — criando peças publicitárias, designs e campanhas para diferentes ações tanto na internet quanto fora dela;
  • empreendedorismo — seguindo os conhecimentos adquiridos ao longo da faculdade para se tornarem empreendedores de sucesso;
  • Direito — estabelecendo, com o tempo, uma cartela de clientes e, quem sabe, montando o seu próprio escritório.

Reuniões remotas constantes

Não pense que o emprego remoto deixa o profissional solto, sem nenhum direcionamento ou feedback por parte da empresa ou dos clientes. Pelo contrário! Lembra-se de que falamos que quem trabalha home office não deixa de ter um escritório, mesmo que seja no conforto da sua casa? Pois bem, com isso, também vem a necessidade de estar sempre alinhado às exigências e às novidades referentes ao trabalho desenvolvido.

Portanto, é fundamental estar preparado para as reuniões remotas, feitas quase sempre pelo Skype ou outra plataforma que permita a união virtual de várias pessoas ao mesmo tempo. A frequência desses encontros dependerá de cada emprego; no entanto, é nesse momento que o trabalhador será cobrado de sua performance — por isso a necessidade de manter uma rotina consistente e que não prejudique suas entregas.

Por falar em reuniões a distância, hoje em dia, o conceito de otimizar procedimentos tornando-os remotos foi, inclusive, aplicado aos processos seletivos para vagas de emprego! Portais de vagas como o Canal Conecta, exclusivo para alunos Unopar, já adotam entrevistas virtuais para facilitar a rotina de candidatos e empregadores.

Busca constante pela disciplina

Conforme falamos acima, a adoção de uma rotina consistente é peça-chave para quem quer se dar bem em um trabalho a distância. Para isso — e até para saber se esse tipo de emprego é mesmo ideal para você — é necessário fazer um verdadeiro exercício de autoconhecimento profissional. Afinal de contas, não são todas as pessoas que conseguem obter bons rendimentos fora de um ambiente corporativo.

Quando se opta por empresas com trabalho remoto, não há relógio de ponto nem um gestor próximo avaliando suas entregas a todo instante. Ou seja, a disciplina necessária para não prejudicar o ritmo de produção deve partir e ser cobrada do próprio colaborador.

Tudo isso, é claro, estabelecendo limites. Afinal, o emprego a distância é uma forma de flexibilizar a rotina do profissional e não de torná-lo preso 24 horas ao trabalho.

Maior contato com a rotina da casa

Por fim, um benefício muito importante do trabalho remoto é a possibilidade de equilibrar carreira, casa, família, estudos e demais compromissos sem ter que abdicar de um para se dedicar ao outro. Em meio a cotidianos cada vez mais corridos, poder estar mais próximo daquilo que realmente importa em nossas vidas é realmente uma vantagem para poucos!

Como você viu, o trabalho a distância é uma ótima maneira de cumprir com suas entregas do emprego sem precisar se deslocar até um escritório, tendo, assim, mais autonomia para estruturar o seu dia a dia e a possibilidade de conciliar a rotina com filhos e estudos. Reforçamos que o mais importante para o profissional remoto é manter o foco e a disciplina para lidar com o fluxo de tarefas — habilidades, inclusive, muito desenvolvidas em graduações e pós-graduações EAD!

Por isso, que tal aproveitar sua visita e conferir 4 características que todo aluno EAD deve ter? Assim, você conhecerá mais dicas para trabalhar home office e, quem saber, ingressar em um curso a distância!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados