Descubra 8 possibilidades de renda extra para ganhar dinheiro na faculdade

ganhar dinheiro na faculdade

Os anos de estudo até a conclusão do ensino superior são fundamentais para a consolidação de uma carreira de sucesso. Apesar da importância da faculdade para a vida profissional, os investimentos que são colocados diante do estudante ao longo do curso podem, muitas vezes, interferir no orçamento mensal.

A graduação, por outro lado, também se traduz em grandes oportunidades de complementar a renda. Embora muitos se questionem sobre como ganhar dinheiro na faculdade, há inúmeras atividades que podem ser desenvolvidas nesse ambiente.

Por essa razão, listamos para você 8 possibilidades de renda extra na faculdade, independentemente da modalidade de ensino escolhida pelo estudante. Não deixe de conferir!

1. Fazer freelas online

Trabalhar como freelancer pela internet pode ser bastante interessante para conseguir renda extra na faculdade. Afinal, o trabalho é bastante flexível em relação aos horários e, portanto, vantajoso para acadêmicos da modalidade de ensino presencial ou EAD.

Desse modo, aqueles que gostam de escrever e pesquisar sobre temas variados podem, por exemplo, apostar na venda de textos para blogs e sites institucionais. Para tanto, será preciso buscar por plataformas que disponibilizam esse tipo de serviço às empresas, buscar contato direto com o cliente ou procurar por sites que propõem parcerias para a digitação de materiais diversos.

Algumas empresas que oferecem essas possibilidades são a Workana e a 99Freelas. Se você quiser entender melhor como isso funciona e conhecer mais possibilidades, confira o nosso conteúdo exclusivo sobre portais de freelancer!

2. Vender quitutes no intervalo

Outra dica importante de como ganhar dinheiro na faculdade é despertar o espírito do empreendedorismo e apostar na venda de quitutes nos intervalos da aulas. Especialmente para aqueles que entendem de culinária e fazem graduação semipresencial ou presencial, essa alternativa pode ser interessante para desenvolver novas habilidades e conquistar o público-alvo.

São inúmeras as opções de venda, que vão desde cupcakes e brigadeiros até bombons artesanais. Sem dúvidas, com um pouco de criatividade, é possível levantar valores extras e complementar o orçamento mensal.

3. Dar aulas particulares

O domínio sobre determinados conteúdos e a habilidade para ensinar também podem contribuir para a conquista de renda extra na faculdade. Com esses conhecimentos, afinal, o acadêmico poderá cobrar por aulas particulares dos alunos de ensino fundamental ou dos calouros que cursam períodos anteriores na própria instituição de ensino.

Quem faz o curso na modalidade EAD ou semipresencial também pode apostar nas aulas de inglês, se contar com certificação adequada. Vale lembrar, no entanto, a importância de retomar os estudos para oferecer um bom serviço aos clientes.

4. Desapegar de roupas e fazer um bazar

Uma das grandes vantagens de estar em contato com o ambiente acadêmico é que não falta público para os mais diversos produtos e propostas. Também por essa razão é sempre interessante trabalhar a rede de relacionamentos e constituir um público fiel.

Uma dica interessante para quem tem um guarda-roupas avantajado é separar todas as peças e os objetos que estão parados e em bom estado para a venda. Fazer um bazar com desapegos pode ser uma excelente opção para criar uma rede sustentável de circulação de produtos e ainda complementar o orçamento do mês.

5. Fazer trabalhos temporários

O trabalho freelancer presencial também podem ser uma boa alternativa para ganhar dinheiro na faculdade. Mesmo para aqueles que precisam se direcionar até a instituição de ensino para assistir às aulas, a opção pode ser vantajosa, uma vez que há a possibilidade de trabalhar nos fins de semana com atividades temporárias.

Eventos sociais como formatura e casamento, por exemplo, costumam ser responsáveis pela contratação frequente de funcionários que possam trabalhar no cerimonial ou acompanhar a organização da festa. O aluno que não se interessar por essa alternativa ainda poderá buscar por outras vagas temporárias, como cuidador de idosos, de crianças e até de animais de estimação nos períodos livres.

6. Normatizar trabalhos acadêmicos

Ao longo da graduação, os alunos se deparam com a necessidade de desenvolver trabalhos acadêmicos. Muitos deles, por outro lado, têm dificuldades para padronizar os textos conforme as normas da ABNT. Assim, uma alternativa interessante para ganhar dinheiro na faculdade é se especializar nesse tema e trabalhar com a correção de textos, colocando-os nos padrões exigidos.

É possível, por exemplo, cobrar por páginas padronizadas ou por número de palavras. Com dedicação e atenção ao trabalho, o aluno poderá conquistar um bom público e entregar um serviço satisfatório. Vale lembrar que a atividade pode ser exercida por qualquer tipo de estudante, tanto pelo que estuda na modalidade presencial ou semipresencial quanto pelo que faz o curso online.

7. Revender produtos

Apesar do acesso a um público diverso e amplo, muitos alunos têm dúvidas sobre o que vender na faculdade e em que vale a pena investir. Vale lembrar, no entanto, que o ideal é que o próprio aluno consiga identificar as necessidades específicas do seu público e conferir as alternativas que são mais aceitas no meio em que está inserido.

A revenda de produtos de marca já conhecida ou de qualidade atestada é uma das opções que pode gerar bom retorno. A vantagem é que, nesse caso, as possibilidades de venda são ampliadas e torna-se possível trabalhar com mercadorias com que o público já tem afinidade. Uma dica interessante para quem não tem como investir nesse ramo é buscar empresas que cedem lotes em consignação.

8. Apostar nas próprias confecções

Muitos estudantes contam com habilidades específicas que também podem se tornar fonte de renda. O talento para a costura, pintura ou para o artesanato, por exemplo, pode se transformar em belas mercadorias e encantar o público consumidor.

Uma dica para conquistar bons frutos apostando nesse tipo de atividade é divulgar fotos do seu trabalho nas redes sociais ou criar páginas para a venda das produções. Uma alternativa para elevar a renda mensal é oferecer serviços de fotografia em eventos sociais. Nesse caso, também é interessante publicar amostras para que o cliente tenha acesso ao seu talento.

Apesar dos obstáculos que se colocam no caminho, concluir a graduação é passo fundamental para a conquista do emprego dos sonhos e para o alcance de uma vida financeira estável. O que muitos desconhecem é que, ainda no ambiente acadêmico, é possível desenvolver diversas atividades para complementar a renda mensal.

Vale lembrar, entretanto, da importância de se organizar em relação aos trabalhos extras para que eles não afetem o desempenho nos estudos. Nesse sentido, a Unopar pode ser grande parceira do aluno, uma vez que oferece modalidades de ensino a distância capazes de assegurarem maior flexibilidade para o trabalho e para o desenvolvimento de atividades extras.

Gostou das nossas dicas? Que tal complementar a sua leitura? Confira o passo a passo para alcançar o sonho de ser um empreendedor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Boa noite.
    Este artigo é muito bom. Valeu pelas dicas.
    Ademais, quero dizer que existe um site ótimo também, que paga certinho. Segue o link:
    https://surveypronto.com/br/?rf=fe3677947ef94
    Vale a pena se cadastrar.
    Obrigada.

    Artigo muito interessante e esclarecedor.

    Obrigado por compartilhar conosco.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content