Como funciona uma disciplina online e quais são as vantagens?

estudante fazendo disciplinas online

Desconto nota do Enem

A tecnologia revolucionou as nossas vidas e a maneira como executamos antigas tarefas do dia a dia. Esses avanços já chegaram ao universo da educação e contribuíram para a implementação de um método de aula inovador: a disciplina online.

Além dos livros online, essa é uma grande oportunidade para o estudante. Afinal, já pensou conseguir estudar e ampliar seus conhecimentos sem precisar sair de casa? Em algumas faculdades, isso já é possível!

Neste post, falaremos um pouco mais sobre o método, esclarecendo dúvidas e demonstrando como isso pode contribuir para o seu crescimento profissional. Por aqui, você verá:

  • o que é uma disciplina online;
  • por que ela é vantajosa para o aluno;
  • como ela funciona na prática;
  • como é a relação entre alunos e professor nesse contexto.

Vamos lá?

O que é uma disciplina online?

A disciplina online nada mais é que uma aula ofertada aos alunos por meio do modelo EAD (ensino a distância). Essas matérias são assistidas com o auxílio de um dispositivo que tenha acesso à internet, como computador ou smartphone, de qualquer lugar.

Trata-se de uma das modalidades de ensino que está se popularizando no país e pode fazer parte da grade curricular de diversos cursos, inclusive dos que são ministrados de forma presencial.

Aqui na Unopar, por exemplo, temos inúmeras opções de cursos semipresenciais. Ou seja, que mesclam os benefícios das aulas presenciais com os das disciplinas online, garantindo que o estudante tenha uma formação completa e de qualidade.

Por que ela é vantajosa para o aluno?

Assim como nos cursos online, ter a possibilidade de acompanhar aulas e estudar no conforto de sua casa é, sem dúvida, uma situação muito positiva.

Se você está pensando em investir em sua carreira e se deparou com essa metodologia, talvez questione seus benefícios. Afinal, será que vale a pena investir em aulas online?

Veja, a seguir, alguns aspectos que comprovam que essa é uma boa decisão!

Flexibilidade de horários

Um dos principais benefícios de uma disciplina online é a liberdade para assistir às aulas quando quiser. Isso significa que você pode adaptar o horário de estudo à sua rotina, garantindo que nada seja negligenciado.

Isso é muito importante para pessoas que já trabalham e têm filhos e outras obrigações no dia a dia.

Quer um exemplo? Imagine que você precise ir ao médico. Em uma disciplina tradicional, você seria prejudicado e perderia a aula. Já no modelo online, isso não é um problema! O conteúdo estará disponível para ser assistido quando você puder.

Redução de custos com deslocamento

Quem mora em grandes centros urbanos sabe como os gastos com transporte podem consumir boa parte do orçamento mensal. Por isso, conseguir terminar os estudos e impulsionar a carreira profissional sem sair de casa é uma grande oportunidade.

Na prática, o dinheiro economizado com o deslocamento pode ser usado em outras áreas. Você estuda, com a mesma qualidade de uma aula presencial, e ainda poupa dinheiro para outros projetos.

Tour pela prova do Enem

Facilidade de conciliar vida pessoal e profissional

Uma das principais demandas do trabalhador contemporâneo é alcançar o sucesso profissional sem prejudicar suas relações pessoais e familiares. Afinal, ninguém precisa abandonar filhos, pais e companheiros para vencer na vida, certo?

A disciplina online é um modelo que surgiu para permitir que esses dois campos caminhem lado a lado. Com determinação e organização, é possível montar uma jornada em que há tempo para tudo.

Isso ocorre graças à otimização do tempo livre. Como você não precisa perder tempo no trânsito, consegue terminar suas tarefas com mais agilidade e se dedicar a outras atividades.

Comodidade e praticidade

É importante dizer que o estudante pode escolher onde assistir às aulas. Ou seja, dependendo de suas necessidades, elas podem ser visualizadas em casa, no intervalo do trabalho ou no ônibus, enquanto volta para casa.

Essa característica traz mais comodidade e praticidade ao dia a dia de quem precisa estudar, mas não tem todo o tempo livre para isso — a realidade de milhares de brasileiros que trabalham e entendem a importância da educação e de uma faculdade para o seu currículo.

Máximo aproveitamento do conteúdo

Não há como falar sobre as vantagens da disciplina online sem citar o máximo aproveitamento do conteúdo. Isso mesmo! Com essa metodologia, o estudante consegue extrair todo o potencial da aula, visto que é possível fazer pausas, assistir novamente e anotar pontos importantes sem pressa.

Essas são mais algumas oportunidades geradas pela tecnologia no universo da educação. As plataformas disponibilizadas pelas faculdades estão cada vez mais modernas e intuitivas, facilitando a vida do estudante.

Como ela funciona na prática?

Você já deve ter percebido que o ensino a distância é um método inovador e com grande destaque no Brasil. Atualmente, é possível se graduar em diversos cursos por meio dessa metodologia, que se tornou uma prática comum em faculdades públicas e privadas.

Não é difícil encontrar exemplos de cursos que têm em suas grades pelo menos uma disciplina online, dispensando a necessidade da presença do aluno em sala de aula.

Porém, a maior dúvida dos alunos é: como essas aulas funcionam? É bem simples! Assim como o nome sugere, elas são feitas no modelo a distância. Com o auxílio da internet, o aluno só precisa acessar a plataforma oferecida pela faculdade.

Além disso, são disponibilizados inúmeros materiais didáticos para complementar o estudo e potencializar a absorção do conteúdo, como apostilas (impressas ou digitais), livros online e páginas na internet.

Como é a relação entre alunos e professor?

Se o professor e os alunos não estão no mesmo ambiente, como eles interagem? Essa é uma dúvida muito comum entre os estudantes que estão avaliando a oportunidade de cursar uma disciplina online, mas não há motivos para se preocupar.

Em geral, as instituições de ensino utilizam diversos meios de comunicação para assegurar o bom andamento dessa relação, como telefone, e-mail, videoconferência, fóruns na internet e ambientes de aprendizagem virtual.

Em outras palavras, mesmo sendo uma modalidade de a distância, o aluno tem todas as suas dúvidas e questões respondidas. Isso porque o modelo foi pensado e estruturado para garantir a mesma qualidade de ensino e formar profissionais igualmente competentes.

Conseguiu entender como funciona disciplina online? Esse tipo de aula pode ser uma grande oportunidade para quem precisa se qualificar, mas tem pouco tempo livre disponível. Por isso, se você está pesquisando sobre faculdade online, não deixe de considerar essas vantagens!

Quer investir em sua carreira e fazer um curso a distância? Então, conheça todas as formas de ingresso na Unopar e escolha o seu curso agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados