O que é vestibular e como funciona na prática?

papel e caneta representando vestibular

Você sabe o que é vestibular? Esse é um processo seletivo aplicado a estudantes que pretendem concorrer a uma vaga na faculdade. Quando você decide qual curso fazer, uma das etapas antes de iniciá-lo é essa prova, que pode ser aplicada em vários formatos. Além disso, existem alternativas nas melhores faculdades. Aqui na Unopar, temos o uso da nota do Enem e a segunda graduação.

Mas nem sempre as pessoas conseguem fazer o Enem, por conta da data fixa e as dificuldades de transporte para cidades onde as aplicações acontecem. Da mesma maneira, caso estejam em busca da primeira graduação, a obtenção de novo título não é uma alternativa possível.

Enfim, uma das principais vantagens do processo seletivo aplicado diretamente pela faculdade é a flexibilidade da prova. Aqui na Unopar, por exemplo, a prova de vestibular online é um diferencial que se destaca nesse sentido.

Quer entender como funciona o vestibular na prática? Continue a leitura e fique por dentro!

O que é vestibular?

Por mais que esse termo esteja presente nas conversas do dia a dia escolar ou na vida de quem pretende voltar a estudar, algumas dúvidas acabam surgindo. Até porque existem diferentes processos seletivos e formas de ingresso que podem confundir mesmo os candidatos.

Além da segunda graduação, ainda existe o processo de transferência externa ou interna, que é quando o estudante já está fazendo um curso e precisa mudar para outra instituição, ou para uma nova graduação dentro da mesma faculdade.

Porém, quando o objetivo é começar um curso, o que podemos perceber é que o Enem não é a única opção, certo? No geral, o vestibular é menos concorrido e, por conta disso, algumas vezes, as provas são mais dinâmicas comparadas com o Exame Nacional do Ensino Médio.

Enfim, o que é vestibular? Resumidamente esse é um teste que possibilita seu acesso ao ensino superior. Com ele, é possível escolher a faculdade e o curso de sua preferência, podendo realizá-lo da forma adequada à sua realidade, dentro das condições de cada instituição de ensino.

O que é preciso para fazer um vestibular?

Existe uma liberdade para que a aplicação da prova aconteça da maneira mais adequada aos objetivos da faculdade e dos candidatos. Como vimos, o vestibular da Unopar pode ser realizado online, o que ajuda quem conta com pouco tempo para se deslocar até o campus, mas tem o desejo de iniciar uma graduação.

Além dessa modalidade, ainda existem provas presenciais e agendadas. Veja algumas características importantes de cada tipo de vestibular:

  • vestibular tradicional: as provas têm data e local específico para a sua realização presencial;
  • vestibular agendado: o estudante escolhe uma data específica para fazer a prova entre as disponibilizadas pela faculdade;
  • vestibular online: basta ter acesso à internet para fazer o vestibular online: o candidato responde às questões do teste sem sair de casa.

Para fazer um vestibular, primeiramente, é necessário ter o diploma do ensino médio, critério básico para o ingresso no superior. A partir daí, basta buscar pelo curso certo para o seu perfil profissional e realizar a inscrição. Depois de informar os seus dados e, quando necessário, pagar a taxa de inscrição, é a hora de verificar as possíveis datas e escolher a adequada.

As faculdades privadas e públicas podem realizar seus processos de seleção de diferentes maneiras, e eles costumam ser mais frequentes no final do ano. Contudo, existem opções durante o ano todo, principalmente para o Vestibular EAD, uma das modalidades de ensino mais procuradas nos últimos tempos.

Como estudar para o vestibular?

Entre as diferenças entre vestibular e Enem está o fato de que o primeiro pode ser direcionado para a área escolhida pelo estudante. Porém, o mais comum é que o conteúdo cobrado seja próximo do exigido no segundo, já que ele se baseia nos tópicos estudados na escola básica, principalmente durante o ensino médio.

Se você quer estudar para diferentes tipos de prova e se preparar para o vestibular da Unopar, uma dica é fazer os simulados da trilha do Enem. Assim, você ganha tempo e conhecimento com essa prática.

A organização é essencial para que você não chegue no dia da prova sem ter se preparado para ela. Isso porque, apesar de ser um processo menos concorrido em relação ao Enem, existem cursos com nota de corte alta. Portanto, é preciso se dedicar para conquistar um bom desempenho.

As provas de múltipla escolha e a redação são mais frequentes, mas também existem cursos em que as habilidades são testadas em provas práticas –– como aqueles ligados à arte cênica e à música. Todavia, isso vai depender da instituição de ensino e de como ela aplica os processos de seleção de estudantes.

Como ser aprovado no vestibular?

A aprovação no vestibular depende de diversos fatores, alguns referentes ao curso escolhido. Quanto mais concorrido, melhor você precisa estar preparado para tirar uma nota alta e não ficar dependendo de outras chamadas.

Outro fator importante está relacionado com o seu tempo para estudar. Assim, quando se tem um curto período nos dias ou nas semanas, o ideal é fazer provas anteriores e conversar com atuais alunos da faculdade para saber mais sobre a prova.

Para quem tem mais tempo, aposte nos mapas mentais e em diferentes métodos de ensino, buscando os adequados à sua realidade.

O sucesso no vestibular pode refletir no seu êxito durante os períodos da faculdade, já que os conhecimentos cobrados nessas provas estão relacionados, direta ou indiretamente, com as práticas do ensino superior. Sem o básico de Matemática, por exemplo, é muito mais árduo o caminho em cursos ligados às Engenharias. Da mesma forma, as graduações em comunicação requerem um bom conhecimento em línguas.

Na hora de estudar para o vestibular, lembre que essa é uma etapa significativa para o seu futuro. O caminho para se ter uma carreira de sucesso em áreas que exigem uma graduação depende desse processo seletivo. Não à toa, a Unopar busca sempre atender às demandas de seus candidatos, trazendo as melhores opções dentro da realidade deles.

Agora que você já sabe o que é vestibular, chegou a hora de marcar a sua prova online e começar o curso dos seus sonhos! Inscreva-se!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.