O que é competência profissional e como desenvolver?

competência profissional

Desconto nota do Enem

As mudanças e inovações que surgiram ao longo dos anos no mercado formaram um novo cenário no mundo corporativo. Isso fez com que os colaboradores de várias empresas tenham que se manter atualizado para permanecer à frente dos concorrentes. Com isso, a competência profissional passou a ser exigida para a contratação de novos trabalhadores.

Essa habilidade é saber usar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação e da carreira e ir se transformando, à medida que a diversidade de situações vivenciadas aumenta.

Sabendo disso, neste post, mostraremos as principais competências profissionais e como você pode desenvolvê-las. Confira!

Qual é a importância de desenvolver competências profissionais?

Desenvolver as competências profissionais é importante para acompanhar as transformações no mercado de trabalho. As tendências para o futuro é o rápido crescimento e a alta rotatividade das empresas.

Para se dar bem, é fundamental ir além dos conhecimentos formais e se adaptar com agilidade aos vários cenários. Assim, ao contrário do que muitos pensam, as competências e habilidades não são imutáveis e é possível desenvolvê-las ao longo da carreira.

Quais são as principais competências procuradas pelo mercado de trabalho?

As empresas e os empregadores estão em busca de profissionais que contribuam com os bons resultados do negócio. As seguintes competências são essenciais!

Comunicação eficaz

Ter uma boa comunicação é uma postura profissional que se espera de um colaborador em uma empresa. As instituições estão em busca de pessoas que saibam expressar suas opiniões com assertividade, de modo transparente e objetivo, já que a comunicação ineficaz pode gerar transtornos no ambiente corporativo.

Para desenvolver essa competência, a melhor maneira é treinar. Portanto, sempre que for explicar algo ou fazer uma pergunta, faça isso com clareza, dando detalhes e procurando se manter fiel e honesto aos seus objetivos.

Inteligência emocional

A pressão diária que sofremos pode causar ansiedade e estresse, que atrapalham o rendimento de maneira geral. Assim, é importante ter a capacidade de lidar com esses problemas que surgem no dia a dia do melhor modo possível.

Tour pela prova do Enem

Logo, uma competência no currículo que faz diferença no mercado é a inteligência emocional. Essa habilidade trata da capacidade de manter o equilíbrio e o controle sobre as emoções, mesmo em situações estressantes e desafiadoras.

Para isso, é importante saber trabalhar as emoções negativas, praticar meditação, respirar pausadamente e aumentar a sua autoconfiança.

Visão estratégica

Essa é uma das competências de uma vaga de emprego mais valorizadas, já que quem tem visão estratégica consegue liderar e elaborar os melhores projetos e planos. Ao adquirir essa habilidade, você enxergará qual papel desempenha no plano da empresa e a importância do seu trabalho.

Além disso, quem tem uma boa visão estratégica consegue alinhar os objetivos pessoais aos de uma empresa, evitando um trabalho sem propósito. Para saber se você tem um perfil profissional para essa competência, tente pensar a fundo na sua empresa e em seu projeto. Questione quais são as posições da instituição no mercado e os seus objetivos.

Para melhorar cada vez mais as competências profissionais, é importante adotar boas práticas para manter o aprimoramento constante: buscar novos meios de aprendizado, não se acomodar, pedir feedbacks e focar em uma boa formação, por exemplo.

Sabia que na Unopar você consegue desenvolver essas habilidades ao longo da graduação em qualquer modalidade de ensino? Com o apoio personalizado e professores qualificados, é possível aprender na prática como desenvolver competências profissionais para o mercado de trabalho.

Além disso, com o Canal Conecta, você pode encontrar um estágio ou um emprego na sua área profissional. O objetivo principal é ser um incentivo para que os jovens busquem pelo ensino superior, pensando sempre na qualificação.

Agora é com você!

Você já sabe o que é competência profissional, certo? Lembre que desenvolvê-la é fundamental para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Para isso, estude em uma faculdade reconhecida e de qualidade para ajudá-lo a adquirir essas habilidades.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça boas dicas para uma apresentação profissional cativante!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados