7 dicas para uma apresentação profissional cativante

apresentação profissional

Saber se comunicar é essencial para transmitir ideias, qualidades e outros aspectos que você considera relevantes. Isso ocorre por meio da apresentação profissional, usada para disputar vagas de emprego, concorrer a cargos melhores e até expor soluções para um novo projeto.

Seja qual for a finalidade da sua, não deixe de preparar tudo com cuidado. Há vários aspectos a se considerar antes e durante o processo, desde o perfil das pessoas que vão assistir até a conduta de quem está à frente da experiência. A meta é gerar diferencial competitivo para atrair a atenção dos grupos certos.

Agora que você já sabe o que é apresentação profissional e compreende suas principais aplicações, veja as nossas dicas para aumentar as chances de sucesso!

Entenda o objetivo da apresentação

Essa atividade tão comum é requerida em várias situações da vida de uma pessoa: da educação básica, passando pela faculdade até chegar à primeira entrevista de emprego. Em cada uma das fases, a apresentação esconde um objetivo específico para guiar seu idealizador.

Então, reflita, antes de tudo: qual é a finalidade do processo? O que eu quero transmitir? Que tipo de mensagem preciso deixar evidente? São todos questionamentos a serem respondidos na fase de planejamento. Sem um propósito definido, você terá dificuldade para manter o foco e conduzir a experiência com qualidade.

Saiba exatamente para o que dar destaque

Os itens expostos na apresentação profissional também variam conforme o objetivo a ser alcançado. Se o desejo é manter seu perfil em evidência para uma possível contratação, por exemplo, vale a pena deixar claro que você cursou o ensino superior na área valorizada pela equipe recrutadora.

Além da graduação, você pode evidenciar suas habilidades, diferenciais e até as propostas que tem para melhorar os processos na empresa. Faça o exercício de pensar nos aspectos que podem elevar seu nome durante a apresentação e invista nesses pontos.

Se puder contar com recursos visuais, deixe os tópicos importantes em destaque. Vale usar cores, símbolos e outras representações que favoreçam a identificação daquilo que tem mais valor.

Conheça bem o seu público

Saber quem estará presente no dia da apresentação é fundamental para adequar suas falas, comportamentos e até o nível de interação com as pessoas. Tenha em mente que os grupos variam muito de um espaço para outro. Logo, repetir uma atividade em lugares distintos nem sempre trará bons resultados.

Além de garantir que o público compreenda suas ideias e propostas, você precisa trabalhar com estratégias que ajudem a cativá-lo. Isso pode ocorrer pelo uso de uma linguagem mais informal, exposição de argumentos fortes, inserção de perguntas no meio do diálogo etc. Tudo dependerá do perfil das pessoas que vão participar do evento.

Prepare o conteúdo com antecedência

Sabia que compromisso e pontualidade são características importantes para quem deseja construir uma boa postura profissional? Pois a melhor maneira de trabalhá-las é fazer as suas coisas com antecedência, ou seja, organizar a rotina de modo que possibilite a finalização das atividades no prazo estipulado.

Preparar tudo alguns dias antes deixará você livre de preocupações para evitar sentimentos que atrapalham a concentração, como o estresse e a ansiedade. Além do mais, a prática do planejamento garante tempo de sobra para fazer ensaios e observações acerca do material. A partir desses experimentos, ficará mais fácil melhorar sua apresentação e deixá-la eficiente.

Teste o funcionamento de todos os recursos

Esse passo tem total relação com o anterior e não deve ser ignorado, principalmente em tempos marcados pelo aumento do trabalho remoto. Também pense que boa parte das dicas de apresentação profissional dependem do correto funcionamento da área técnica (que inclui aparelhos, equipamentos, sistemas e outras tecnologias).

Sendo assim, não deixe de testar os recursos que serão empregados no dia do evento. O processo é necessário para todo tipo de atividade, seja uma exposição de slides em uma pequena sala de reuniões, seja uma videoconferência que envolva a participação de várias pessoas.

Verifique o desempenho de itens como câmera e microfone, além das condições de áudio e imagem dos dispositivos. Em alguns casos, pode ser necessário conferir a qualidade da conexão com a internet para fazer os devidos reparos com antecedência.

Mantenha postura adequada ao ambiente

Todo mundo deseja transmitir confiança na hora da apresentação. Felizmente, é possível alcançar esse objetivo com técnicas que envolvam simples mudanças no modo de agir. Voz firme, andar tranquilo e cabeça erguida são bons exemplos de práticas que favorecem qualquer candidato, independentemente do perfil profissional que ele tenha.

Também é preciso ter atenção à linguagem corporal, evitando ações que transmitam cansaço ou desinteresse (como braços cruzados, ombros curvados e mãos no bolso). Durante a atividade, procure trocar olhares com as pessoas e mover o corpo em direção a elas. Essa é uma ótima forma de criar proximidade para garantir que o foco esteja apenas em você e, consequentemente, em suas explicações.

Use material que embase o que você fala

Dados, pesquisas e opiniões do público são elementos que enriquecem sua apresentação. Por isso, sempre que possível, inclua esse tipo de material em seus gráficos, vídeos ou textos. É importante ter essa base por trás das mensagens, demonstrando que você teve cuidado com a qualidade.

Novamente, não perca a oportunidade de valorizar cada item com bons recursos, seja para dar destaque a uma frase ou conceito, seja para mostrar algo novo ao público. Outra opção é sempre acompanhar o que é tendência em relação a exposições para adotar aquilo que traga algum benefício.

Aqui na Unopar, incentivamos nossos alunos a trabalhar seus diferenciais para conquistar as melhores oportunidades do mercado. Com a parceria exclusiva do Canal Conecta, eles têm a chance de buscar emprego e estágio em sua área de interesse, ao mesmo tempo em que investem em seu futuro profissional.

Agora é sua vez de se destacar!

Você acaba de ver como fazer apresentação profissional e pode usar as nossas dicas em vários processos que exigem esse tipo de atividade. Lembre-se de que a habilidade da boa comunicação tende a ser aprimorada com o tempo. Portanto, nunca deixe de explorar o seu potencial para chegar ao melhor nível e conquistar esse diferencial competitivo.

Agora, se o seu objetivo é buscar a oportunidade certa para começar a exercer trabalhos na área escolhida, conte com uma faculdade de excelência. Faça a sua inscrição no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.