Trabalho remoto: entenda como funciona essa tendência

mulher fazendo trabalho remoto

Desconto nota do Enem

De certa forma, o trabalho remoto já era uma tendência antes da eclosão da pandemia de Covid-19. O que atravessávamos, à época, já podia ser considerado um novo paradigma, repleto de mudanças no mundo do trabalho. No entanto, a situação em que os trabalhadores se encontram, ocasionada pela necessidade de confinamento, é muito mais radical.

E o tempo de adaptação a novas formas de trabalhar, nesse cenário, é pouco ou nenhum. Então, é justificável que os colaboradores de empresas — e, por que não, também os estudantes — tenham visto sua rotina virar de pernas para o ar em uns poucos dias, talvez de um modo irreversível.

Neste artigo, vamos dar dicas para você organizar e adaptar seu trabalho para que seja feito em casa. Se ler com atenção e aplicar tudo o que vamos sugerir, não só estará pronto para essa nova realidade como poderá até notar melhorias na sua produtividade com relação à época em que ele era desempenhado fora de casa. Continue a leitura!

O que é trabalho remoto?

Por trabalho remoto entendemos o contrato de serviço entre empregador e empregado realizado longe de uma sede da empresa contratante. Assim, essa categoria abrange o que chamamos de home office mas, também, outras categorias e maneiras de trabalhar que não sejam necessariamente em casa.

A legislação brasileira passou a aceitar a prestação remota de serviços entre suas medidas de flexibilidade no trabalho a partir da chamada “nova CLT”, que foi sancionada em 2017. No documento, é especificado que os contratos de trabalho remoto devem pormenorizar de quem são os custos com equipamentos e outros.

Nesse tipo de prestação de serviços, também conhecido como teletrabalho, o empregador não pode controlar a jornada de trabalho do empregado, apenas cobrar por eventuais atrasos. Por outro lado, ele também não se vê obrigado a pagar horas extras, o que é um ponto polêmico da nova legislação.

Seja como for, algumas áreas são naturalmente mais fáceis de adaptar para o modelo de trabalho a distância. Essas áreas já funcionavam assim antes da eclosão da pandemia, e não seria exagero dizer que funcionam até melhor dessa forma.

Como exemplos, podemos citar o Marketing Digital e a Publicidade e Propaganda. Outros cargos, embora seus cursos não sejam tradicionalmente realizados online, têm bom potencial para serem adaptados por causa da forma como os estudos são conduzidos. Como exemplos, podemos citar as áreas relacionadas às Letras e as profissões ligadas à Filosofia ou à História.

Quais são as vantagens desse tipo de trabalho?

E quanto às adaptações feitas no cotidiano do trabalhador? Será que elas pendem a favor ou contra o trabalho remoto? Trabalhar de casa tem muitas vantagens, e é justamente por causa delas que se espera que, mesmo depois do fim da quarentena, as empresas prefiram continuar funcionando dessa forma.

Abaixo, separamos aquelas que, na opinião da equipe da Unopar, que há muito tempo lida com a transmissão de conteúdo a distância, são as maiores vantagens de trabalhar em casa. Claro, elas não são as únicas, mas são aquelas que você vai sentir imediatamente, quando começar no novo modelo.

Falta de interferência externa

O ambiente de uma empresa é, também, o palco de convívio social. Assim, é inevitável que uma parte do seu tempo de trabalho seja gasto batendo papo com colegas, o que não deixa de ser saudável. No entanto, também é lá que temos que conviver com as interrupções ocasionadas pelas solicitações que as outras pessoas nos fazem.

Por exemplo, sempre que você está concentrado em uma tarefa que exige muito foco, pode acontecer de um colega pedir sua ajuda em outra coisa. Agora, se isso acontece quando você está em casa (por exemplo, por meio de um mensageiro instantâneo), é mais provável que você termine o que está fazendo antes de atender ao chamado.

Tour pela prova do Enem

Economia de tempo

Agora, pense em tudo que já aconteceu com você desde os primeiros dias de trabalho quando estava a caminho da empresa. Se for como a maior parte dos brasileiros, já teve que lidar com atrasos decorrentes de acidentes no caminho, alagamentos, chuva, congestionamentos e outros incidentes e intempéries.

Mesmo que o percurso que você cumpria diariamente não estivesse suscetível a esses problemas, ainda assim, é provável que gastasse, em média, uma hora e meia do seu dia para ir e voltar do trabalho. Para quem opta por um trabalho a distância, esse tempo pode ser muito melhor aproveitado.

Corte de gastos desnecessários

O almoço no restaurante, assim como o desconto em folha do valor proporcional aos vales-transporte não são mais necessários. Claro, para quem trabalha em regime de CLT, isso pode ser, inclusive, uma desvantagem. Porém, para uma parcela crescente dos brasileiros que prestam serviço por meio de um cadastro de Pessoa Jurídica no programa de Microempreendedor Individual, são gastos a menos.

Algumas dicas sobre trabalho remoto para ajudar você

Abaixo, você confere algumas dicas para o caso de estar se adaptando agora ao trabalho remoto. Tentamos fazer com que elas sejam tão objetivas e práticas quanto possível. Assim, você continua sua trilha rumo a ser um profissional de sucesso sem grandes complicações.

Aliás, para quem é nosso aluno aqui na Unopar, as chances de entrar no mercado de trabalho são ampliadas, graças à nossa parceria com o Canal Conecta. O portal reúne as melhores empresas da região que estão à procura de candidatos a estágio ou a emprego.

Comece pelas metas e pelos objetivos

A desorganização espacial e intelectual que pode acontecer nos primeiros dias de home office é o maior desafio da adaptação ao novo modelo de trabalho. Então, o primeiro passo é sentar e reorganizar sua rotina com base nas mesmas metas, objetivos e prazos de antes.

Se começar por aí, vai ficar muito mais fácil estabelecer seus horários de trabalho e evitar se imergir num mar de procrastinação e desorganização. Lembre-se: provavelmente, tudo isso que você está vivendo não vai ser temporário, mas definitivo.

Invista em um bom equipamento

Se o seu contrato com a empresa não determina que ela ceda o equipamento para você trabalhar, recomendamos que o seu investimento inicial seja em um bom computador e uma estação de trabalho confortável. Tenha, sobretudo, uma cadeira de qualidade.

Atitudes como essa não são gastos extras. Pelo contrário, são aquilo que mais determina o seu rendimento e a sua produtividade trabalhando em casa durante a pandemia e depois dela, se o home office for escolhido como novo regime de trabalho pela sua empresa.

Respeite os horários em casa

Como dissemos, na modalidade de trabalho remoto, o empregador não pode determinar os horários de trabalho. No entanto, é recomendável que você se mantenha fiel à rotina de nove às seis da tarde, se esses eram os seus horários na época anterior à pandemia. Afinal, uma ótima maneira de não perder a referência trabalhando em casa é recorrer ao próprio relógio biológico.

Nunca é demais lembrar que, entre as modalidades de ensino, os alunos EAD se preparam melhor para um mercado de home office. Estudar em casa demanda a mesma disciplina e a mesma qualidade exigida pelo novo mercado que pode surgir depois da pandemia de Covid-19. O trabalho remoto é o futuro!

Então, que tal se preparar para as novas tendências da educação e do trabalho da melhor maneira possível? Conheça, agora, 7 motivos para investir em uma graduação a distância hoje!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados