Conheça os principais tipos de profissões do mercado hoje

profissionais em reunião

Desconto nota do Enem

Você sabia que ser um profissional vai muito além de ter experiência ou não? O termo se refere às pessoas que atuam com certo nível de conhecimento, adquirido por meio de treinamentos, cursos e tudo o que envolve competências técnicas — as famosas hard skills requeridas em todos os tipos de profissões atualmente.

A vida profissional é bem diferente de algum tempo atrás, pois o mercado se segmentou bastante e exige pessoas cada vez mais especializadas em suas áreas. Contudo, ainda vale a pena identificar em quais opções de profissões a sua carreira mais se encaixa.

Quer ver só? Abaixo você confere quais são os tipos de profissões mais relevantes no mercado! E o melhor de tudo: pode contar com as modalidades de ensino da Unopar para a formação em cada uma delas!

Professor

Profissão nobre, ser professor é uma das funções mais importantes na sociedade. Afinal, é a partir desse profissional que as pessoas aprendem um pouco sobre tudo. Ainda conhecem suas vocações e adquirem o conhecimento necessário para construírem seu presente e futuro.

O processo educativo é o seu campo de atuação. O professor educa e ensina uma pessoa ou um grupo de indivíduos em relação a um determinado assunto, teoria ou técnica específica. Além disso, carrega uma responsabilidade complexa de formar seu aluno para que ele consiga viver de forma crítica, autônoma e responsiva diante de todos os desafios da constante transformação social.

Por isso, essa é uma profissão tão abrangente! Você pode ser professor do nível fundamental, médio ou superior, seguindo carreiras de Licenciaturas diversas –– desde Pedagogia até Letras, História, Matemática ou Educação Física, complementadas ou não de pós-graduação. Também pode se especializar em Educação Especial, por exemplo, e atender a um nicho de estudantes com necessidades diferenciadas.

Com a expansão acelerada do ensino a distância, além de cursar essas graduações citadas na modalidade EAD da Unopar, o professor também pode ter como sala de aula esse mesmo ambiente virtual. É cada vez mais comum que vários cursos sejam oferecidos online, ampliando ainda mais as possibilidades da profissão e a disseminação do conhecimento!

Técnico

Entre os melhores tipos de profissões atualmente estão aquelas de caráter técnico. Ou seja, que se especializam em diferentes frentes de atuação para preencher demandas qualificadas do mercado de trabalho. O técnico é aquele profissional que opta por um curso de menor duração, mas que atinge sua atualização de habilidades técnicas sobre determinada função.

Muitas pessoas investem nos cursos técnicos e nas graduações de Tecnólogo como é o caso do pessoal de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Marketing, Segurança do Trabalho ou Gastronomia. Esses tipos de profissões são bastante práticos e, na maioria das vezes, o sujeito só precisa se especializar para certificar seu currículo e já começar a atuar.

Especialista

O especialista é a pessoa que já atingiu certa experiência profissional e que se dedica a um delimitado nicho de atuação. Assim, torna-se uma referência naquela área e ganha destaque quando o assunto é processo de seleção e recrutamento de empresas e outras instituições — principalmente as de maior porte.

Esse perfil de profissional é escalável em qualquer segmento, desde que ele sinta vontade e necessidade de atualização constante. Lembra quando citamos o professor de Educação Especial? A ideia é mais ou menos essa! Você identifica um nicho de mercado com escassez de profissionais, busca a especialização e preenche o espaço.

Essa estratégia é bem comum em outras áreas, como no Direito, em que o profissional se especializa em Direito Penal, Trabalhista, Ambiental ou Civil, por exemplo. A Medicina também tem muito disso, já que o médico especialista hoje é mais demandado no mercado do que o clínico geral. Entretanto, vemos esse comportamento na Psicologia, na Fisioterapia, na Arquitetura, na Odontologia, entre outras áreas.

Tour pela prova do Enem

A sociedade já foi educada a procurar especialistas nesses casos e é natural que a prática se estenda às demais profissões — dos professores aos gestores —, atendendo a clientes, pacientes e consumidores cada vez mais exigentes e segmentados em suas demandas.

Gestor

Por falar nos gestores, esses profissionais são os responsáveis pelo planejamento e direção de diferentes frentes de trabalho. Por isso é uma profissão em alta e buscada por organizações variadas — das públicas às privadas.

O gestor tem uma visão estratégica aguçada e consegue direcionar uma equipe de profissionais para que, juntos, conquistem objetivos e resultados esperados. É uma posição que exige liderança, monitoramento, delegação e descentralização de funções e, claro, raciocínio analítico unido ao perfil de executor.

Geralmente, exige conhecimentos técnicos e específicos, de modo a atender a diferentes áreas do mercado. São bons exemplos de Gestão:

Planejador

Embora o gestor precise dessa habilidade, o profissional planejador é bem focado nessa etapa do trabalho. Por isso, tem mais técnica e competência para elaborar projetos, planejar, quantificar e controlar tarefas, bem como distribuir e atualizar cronogramas diversos — tudo para que o fluxo de informações, prazos e atividades flua da melhor forma possível.

Esse tipo de profissão é mais comum em áreas de Marketing Digital por exemplo, ou Publicidade e Propaganda. Afinal, é necessário pesquisar e planejar cada detalhe de campanhas, sobretudo nas novas mídias. Outras possibilidades de atuar como planejador são nos Processos Gerenciais e em tantos outros trabalhos que necessitam dessa visão organizada, investigativa e analítica.

Consultor

Dentre as melhores profissões atuais para conquistar espaços relevantes no mercado de trabalho está a consultoria. Normalmente, esse é o profissional especializado que utiliza seus próprios conhecimentos da área para oferecer suporte a pessoas e empresas.

O consultor é, assim, um facilitador, que ajuda no alcance de objetivos específicos e melhores resultados por meio do diagnóstico de problemas e apontamento de propostas e ações que visem a solucioná-los. Isso é muito comum na área contábil, por exemplo, ou na rotina de profissionais das Ciências Econômicas. Porém, a consultoria é um serviço que pode ser prestado nas mais diferentes áreas.

Empreendedor

Apesar de ser um perfil mais comum na Administração, todos os tipos de profissões têm espaço para o empreendedor, que é quem sempre está pronto para arriscar, tirar ideias do papel e colocar projetos em ação. Essencialmente, esse perfil busca soluções inovadoras a todo momento, porque seu maior objetivo é prosperar no mercado e se tornar referência.

O empreendedorismo no Brasil cresce a cada dia. Com a transformação digital acelerada, temos vários casos de profissionais que descobriram o seu perfil empreendedor para driblar qualquer crise — a maioria investindo pesado no trabalho a distância.

Além dos tipos de profissões que mostramos até aqui, você deve ter notado que é importantíssimo definir qual será a sua área de atuação, certo? Se ainda tem dúvidas em relação a isso, uma boa ideia é desenvolver suas trilhas de carreira, não só para potencializar seu currículo, mas para otimizar suas habilidades complementares.

Aqui na Unopar, os estudantes encontram nos nossos cursos, da Licenciatura ao Tecnólogo, os melhores tipos de profissões para alavancar a carreira — sem falar do Canal Conecta, parceria exclusiva que os aproxima das melhores vagas de estágio e emprego. Garantir seu diploma, exercer a prática e nunca deixar de buscar autoconhecimento são os elementos mais relevantes ao traçar um plano para sua carreira!

Gostou do que leu? Veja agora o que é preciso para trabalhar com vendas em casa e reinvente sua área de atuação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 66

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados