Experiência profissional: 5 dicas para descrever corretamente

mão com computador respresentando experiência profissional

Desconto nota do Enem

Diante de um contexto de grande procura pelas melhores vagas de emprego, é fundamental se destacar como candidato. Para, tanto, o currículo profissional constitui excelente oportunidade e pode abrir portas. Afinal, por meio dele, você poderá demonstrar diferencial e revelar habilidades que adquiriu para o recrutador. Nesse sentido, é fundamental ter atenção especial para o tópico sobre a experiência profissional.

Uma descrição ruim com, por exemplo, apenas a indicação dos anos trabalhados na área de atuação, pode fazer com que você perca grandes propostas. Isso porque é preciso revelar, por meio de dados objetivos, de que modo você pode contribuir para os resultados do negócio. É preciso, assim, detalhar competências desenvolvidas ao longo da carreira e indicar como elas contribuem para o exercício do cargo em questão.

Tendo em vista a importância de uma boa descrição da experiência profissional para o ingresso no mercado de trabalho, elencamos 5 dicas práticas para você desenvolver um tópico atrativo:

Seja o mais objetivo possível

Apesar da necessidade de uma descrição profissional completa no currículo, é fundamental que o tópico desenvolvido seja objetivo. Vale lembrar, nesse sentido, que a maioria dos recrutadores terá dezenas de cartas de apresentação para avaliar, sobretudo em um contexto de baixa empregabilidade no país.

Ao se deparar com um documento recheado de informações facilmente descartáveis, portanto, o profissional corre o risco de ignorar dados relevantes e que poderiam mostrar o diferencial do candidato para a vaga. Portanto, selecione aquelas experiências e atividades que tenham a ver com os seus objetivos e com o cargo em questão.

Se, por exemplo, você almeja uma ocupação no segmento de vendas, um antigo estágio como auxiliar administrativo poderá ser indiferente para a seleção. Como primeiro passo para redigir sobre a experiência profissional no currículo, portanto, vale fazer esse filtro e ser o mais objetivo possível.

Descreva as atividades realizadas em detalhes

Para cada experiência profissional de trabalho escolhida, é importante detalhar as atividades realizadas ao longo dos anos laborados. Essa é uma etapa importante visto que, por meio dela, você poderá demonstrar conhecimentos adquiridos e habilidades que podem contribuir para os resultados da instituição. Cabe, nesse sentido, mencionar a última posição ocupada quanto ao histórico de promoção de emprego.

Além das informações básicas sobre a organização na qual você trabalhou, bem como a localização desta e o tempo de experiência, vale dedicar um espaço para colocar a lista de responsabilidades assumidas e relatar precisamente sobre o desempenho nas atividades propostas.

Se desejar comentar sobre liderança, por exemplo, poderá detalhar o trabalho nos seguintes moldes: “liderança de equipe constituída por cinco profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de programas para a realização de projeto X, com duração de um ano.”

Tour pela prova do Enem

Deixe claro como as atividades o desenvolveram

É importante, ainda, evidenciar os resultados alcançados em projetos ou cargos assumidos. No exemplo da liderança acima descrito, por exemplo, valeria indicar o quanto de sucesso você teve, junto com a equipe, no projeto proposto pela instituição. Isso demonstrará que você desenvolveu a competência necessária e as habilidades que a liderança exige para obter retorno concreto.

Deixar claro qualidades técnicas e comportamentais adquiridas em experiências anteriores também poderá ilustrar ao recrutador que você, além de estar apto a contribuir para os resultados do negócio, está sempre em busca de evolução diante das oportunidades que aparecem. Fazer referência a experiências em trabalho voluntário e outras atividades fora da empresa pode ser igualmente interessante, se bem colocada.

Faça uma relação entre sua capacitação e as experiências

Como visto, para organizar as experiências de trabalho no currículo é importante ter em mente um foco, ou seja, um objetivo profissional delimitado. Isso porque o desalinhamento evidente entre os seus propósitos, os trabalhos anteriores desenvolvidos e a sua capacitação pode demonstrar falta de perspectiva para o futuro ou insegurança quanto às áreas de interesse e à identificação profissional.

Por essa razão, é fundamental estabelecer uma relação clara entre a sua qualificação e as experiências que adquiriu ao longo da carreira, ainda que as ocupações não estejam exatamente alinhadas. A liderança, por exemplo, ainda que não tenha sido desenvolvida na sua área de atuação, é competência interessante para inúmeros segmentos de mercado.

Portanto, valorize esses pontos fortes e busque fazer um paralelo com a aprendizagem obtida por meio da graduação, de cursos livres e de outras atividades extraclasse.

Organize as experiências por ordem cronológica

Quanto à estrutura formal, por uma questão de organização das informações, é interessante listar as experiências em ordem cronológica. Dessa forma, além de assegurar uma melhor visualização pelo recrutador, será possível traçar uma linha do tempo estratégica, demonstrando sua evolução em competência profissional no mercado de trabalho, a conquista de boas ocupações e a busca por novos desafios.

Para tanto, vale inserir um tópico exclusivo para o preenchimento do período laborado, conforme a seguinte estrutura exemplificativa:

  • Nome da empresa: XYZ Advogados Associados
  • Cargo: Estagiário de Direito
  • Período: 07/2015 a 07/2017
  • Atribuições: Nos 6 primeiros meses como estagiário, fiz o acompanhamento de peças processuais junto aos Fóruns e Tribunais. A partir do 7º mês, além da referida atividade, passei a controlar prazos processuais e dar suporte a um advogado atuante na Justiça do Trabalho.

Diante de um mercado de trabalho altamente competitivo, é necessário ter atenção para as oportunidades de se apresentar aos recrutadores. O currículo, sem dúvidas, é uma das maneiras mais eficientes de ser visto pelas empresas e de demonstrar competência para assumir a vaga almejada. Por meio dele, o candidato poderá revelar sua experiência profissional e comentar sobre aptidões para o cargo.

É importante, por outro lado, observar se a vaga está alinhada aos seus objetivos e propósitos profissionais. Nesse sentido, os alunos aqui da Unopar têm um grande aliado: o Canal Conecta. O portal indica os candidatos ideias para cada oportunidade, de acordo com as exigências de perfil, de qualificação e habilidades comportamentais. O canal ainda conta com sistema de geolocalização que permite identificar vagas próximas à residência.

Gostou das nossas dicas? Que tal saber mais sobre o assunto? Confira agora 6 dicas para enviar uma mensagem de apresentação profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 103

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados