Logística ou Segurança do Trabalho: entenda as diferenças

Logística ou Segurança do Trabalho

Você já pensou em fazer Logística ou Segurança do Trabalho? Essas são duas áreas que realmente têm algo em comum: as oportunidades em empresas e indústrias, que estão cada vez mais preocupadas com a desenvoltura e segurança de seus processos e das pessoas neles envolvidas.

O Tecnólogo em Segurança do Trabalho tem como principal foco o estudo dos métodos de segurança em um empreendimento. Enquanto isso, no Tecnólogo em Logística, a grade curricular se concentra no ganho de conhecimento para gerenciar processos diante das demandas de aquisição e venda de produtos e serviços.

Como você pode perceber, os dois profissionais são fundamentais para o funcionamento eficaz de um negócio, por isso, eles são cada vez mais requisitados no mercado de trabalho. Continue a leitura e descubra as peculiaridades de cada área!

Quais são as principais diferenças entre os cursos?

Uma das diferenças entre esses cursos está nas disciplinas específicas para cada área. Entretanto, ambos vão precisar de noções administrativas, conhecimentos de leis e de procedimentos de gestão. 

Para a Logística, você vai precisar de conhecimentos específicos sobre estoque, fretamento, organização e disponibilização de materiais etc. Já para a Segurança do Trabalho, os conhecimentos de leis e normas que regulam a proteção de pessoas e bens físicos é indispensável.

Assim, o foco de um curso está na manutenção do funcionamento da rotina dentro e fora empresa, que é o caso da Logística. Enquanto isso, a Segurança do Trabalho tem o objetivo de aplicar as normas de segurança.

É importante ressaltarmos que o curso Tecnólogo é superior, ou seja, ele é equivalente ao Bacharelado e à Licenciatura. Assim, com esse tipo de graduação, as suas chances aumentam, já que elas são direcionadas para as necessidades do mercado. 

Outro ponto relevante é que todas as empresas deveriam contar com esses profissionais, assim como existem aquelas em que eles são indispensáveis, por exemplo: indústrias, hospitais, e-commerces, entre outras.

Entre os tipos de graduação, o Tecnólogo chama a atenção de quem quer ter uma formação mais técnica e de curta duração. Para saber qual é a opção adequada para o seu perfil profissional, é interessante conhecer como funciona cada um deles e escolher uma instituição de qualidade e reconhecida pelo MEC –– é o caso da Unopar

Como é o curso Tecnólogo em Logística?

O curso de Logística EAD da Unopar tem duração de 2 anos e é ofertado 100% online, em que tudo acontece pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), ou semipresencial — você vai à faculdade de 1 a 3 vezes por semana. 

Mas, afinal, você sabe o que é Logística? Essa é uma área promissora quando a gente pensa no aumento do parque industrial no Brasil. O profissional é requisitado no setor em várias funções, desde a organização das cargas e fretes, até as formas de estruturar as máquinas nas fábricas.

Para atender as demandas desse mercado, você vai encontrar na grade do curso Tecnólogo em Logística:

  • Gestão de projetos;
  • Legislação empresarial aplicada;
  • Sistemas de informação gerencial;
  • Matemática financeira;
  • Gestão da produção;
  • Logística e comércio internacional;
  • Processos logísticos.

Como é o curso de Segurança do Trabalho?

Dentro da modalidade de ensino EAD, na Unopar, o curso de Segurança no Trabalho é ofertado no modo semipresencial. O tempo de duração é de 3 anos e, assim como em Logística, a formação é em nível superior. 

Você já parou para pensar o que é Segurança do Trabalho? Pode ser que algumas noções venham a sua mente, como o cuidado com a saúde do trabalhador, a proteção por meio de equipamentos e o conhecimento das normas de segurança. E você não está errado –– mas não para por aí.

Na faculdade de Segurança do Trabalho, você vai ver entre as principais matérias muito conteúdo sobre a legislação brasileira e internacional. Além disso, aprende questões básicas para manter o bem-estar do colaborador e o bom funcionamento de uma organização.

Para isso, as principais disciplinas envolvem:

  • Legislação e normas técnicas em segurança do trabalho;
  • Saúde ocupacional e Medicina do trabalho;
  • Laudo técnico e condições de trabalho;
  • Higiene do trabalho e segurança industrial;
  • Análise de risco e gerenciamento de risco;
  • Técnicas de primeiros socorros etc. 

Como está o mercado de trabalho para o profissional de Logística?

A tendência de aumento na demanda reflete positivamente na média de salário do profissional de Logística, já que o assistente, cargo inicial da área, pode começar ganhando cerca de R$1.921,00* como assistente de Logística. Lembrando que esses valores aumentam de região para região, assim como de acordo com o nível de carreira do colaborador.

Também é comum que as vagas em Logística sejam abertas para pessoas com formação na área. Isso torna o curso de graduação um diferencial diante do aprofundamento teórico e prático adquirido nesse período. 

A Logística empresarial, por exemplo, é um setor que acompanha o desenvolvimento do e-commerce, aumentando a demanda com a necessidade de se comprar e vender pela internet.

E o mercado de trabalho para Segurança do Trabalho?

Para quem opta por lidar com outro setor promissor nas empresas, a Segurança do Trabalho é uma profissão com demandas que tendem a crescer com o tempo. As preocupações com a saúde do trabalhador vão além de mantê-lo protegido de acidentes de trabalho, buscando o bem-estar físico, psicológico e social.

Não há como negar que as boas relações interpessoais são uma preocupação para o andamento de projetos –– isso porque equipes saudáveis produzem mais, são receptivas com ideias diversificadas e atuam com eficácia. Nesse contexto, o profissional age incentivando essas questões.

Quanto à parte mais técnica, ele é quem avalia, por exemplo, se o maquinário está de acordo com as leis vigentes, se os trabalhadores estão utilizando os equipamentos de proteção adequados, assim como se o ambiente está dentro das regras de saneamento, entre outras análises.

Há um crescimento no uso de máquinas que precisam passar por inspeção antes do uso por parte dos colaboradores. Os cuidados quanto a essa utilização é avaliado pelo Tecnólogo em Segurança do Trabalho, que tem média salarial de R$ 2.674,72.

Faça a sua escolha, venha para a Unopar!

Como vimos, a dúvida entre Logística ou Segurança do Trabalho é comum, já que a atuação costuma ser em indústrias e grandes organizações, sejam privadas, sejam públicas. Além disso, ambas as graduações são ofertadas na modalidade Tecnólogo EAD aqui na Unopar, uma oportunidade para quem quer uma formação rápida e direcionada para as tendências do mercado.

Agora que você sabe a diferença de Logística e Segurança do Trabalho, chegou a hora de escolher o curso ideal — inscreva-se aqui na Unopar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.