Como funciona um Tecnólogo em Logística? Leia e entenda!

mulher tecnóloga em logística

Desconto nota do Enem

O Tecnólogo em Logística forma profissionais capacitados a atuarem no setor logístico, considerando as mudanças de paradigmas enfrentadas pelas empresas e as transformações da sociedade contemporânea.

O curso é ideal para quem quer se especializar na gestão dos processos de recebimento, armazenagem, transporte e distribuição de produtos, além de coordenar e planejar as movimentações físicas e de informações referentes às operações envolvidas na gestão da cadeia de suprimentos.

Quer saber mais sobre o curso de Logística e conhecer as vantagens de optar por essa área? Então, continue a leitura! Por aqui, você confere:

  • Como funciona o Tecnólogo?
  • Quais são as matérias do Tecnólogo em Logística?
  • Em quais áreas o aluno pode estagiar?
  • Quais são as vantagens do Tecnólogo em Logística?
Graduação tecnológica: conheça a opção que vem transformando o mercado

Você sabia que pode concluir uma graduação em 2 anos? Para saber como isso é possível, precisamos entender o que é o Tecnólogo. Esse tipo de curso superior é válido e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

A principal vantagem desse modelo em relação às graduações tradicionais é o tempo de duração, em torno de 2 anos. Dessa forma, o aluno conclui as disciplinas rapidamente e fica preparado para se posicionar no mercado de trabalho.

Já a diferença para o curso Técnico está no nível da formação, que é de nível médio. O Tecnólogo, por sua vez, é uma formação de ensino superior e, como tal, permite que você faça uma pós-graduação depois de se formar, como um mestrado.

Assim, a graduação tecnológica em Logística contribui para que as empresas contratem profissionais capacitados e com formação prática.

Aqui na Unopar, o Tecnólogo em Logística é oferecido na modalidade EAD, de forma semipresencial e 100% online. O diploma é igual ao do ensino presencial, permitindo que você alcance o sucesso profissional.

As atividades não presenciais são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especialmente desenvolvido para a formação dos alunos. Todos recebem apoio dos tutores a distância e podem organizar seus estudos de acordo com as próprias necessidades.

Quais são as matérias do Tecnólogo em Logística?

A grade curricular do curso superior de Tecnologia em Logística da Unopar é atualizada e foi pensada para atender às exigências do mercado. Durante a graduação, você vai estudar técnicas de gestão de contratos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, transportes e abastecimentos, logística empresarial, comércio internacional, entre outros assuntos da rotina da profissão.

De forma mais específica e aprofundada são estudados conteúdos relativos a:

  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Projetos;
  • Modelos de Gestão;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Gestão de Pessoas;
  • Matemática Financeira;
  • Planejamento Estratégico;
  • Metodologia Científica;
  • Gerenciamento de Transportes e Abastecimento;
  • Processos Logísticos;
  • Análise de Custos;
  • Gestão da Qualidade;
  • Sistemas de Informação Gerencial;
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
  • Logística Reversa;
  • Logística Internacional.

Durante a faculdade, é possível encontrar diversas oportunidades de estágio com bons salários e que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Aqui na Unopar, oferecemos acesso facilitado às vagas por meio do Canal Conecta.

Em quais áreas o aluno pode estagiar?

Quem cursa a graduação Tecnológica em Logística pode atuar, por exemplo, como auxiliar de logística em indústrias de diversos segmentos. Confira algumas áreas que você pode se interessar durante o curso.

Tour pela prova do Enem

Cadeia de suprimentos

Também conhecida como Supply Chain, essa área não trabalha apenas com os processos internos de uma empresa, mas com toda a rede envolvida, como fornecedores e transportadoras. Por isso, quem faz estágio nesse setor deve integrar todos os serviços para gerar eficiência e economia nos processos.

Ao realizar as atividades de forma integrada, o estagiário consegue realizar entregas antes do prazo e obter maior satisfação dos clientes. Isso resulta em maior lucratividade e competitividade para a empresa.

Rotas e meios de transporte

Algumas empresas precisam de profissionais que trabalhem diretamente na coordenação dos meios e das rodas de transporte das mercadorias, de acordo com o tamanho da organização e das atividades exercidas.

Nesse caso, o estagiário acompanha o orçamento com transportadoras com o objetivo de reduzir os gastos. Ele também pode analisar a segurança do transporte e definir quais são os melhores trajetos para evitar congestionamentos e roubos de carga. Afinal, os produtos devem chegar aos consumidores em perfeito estado e dentro do prazo.

Processos logísticos e gestão da informação

Quem atua nessa área é o principal responsável por conduzir o processamento de pedidos e assegurar que os itens certos cheguem aos clientes. Para isso, é necessário buscar sistemas eficientes, que acompanhem as operações e organizem todos os dados de forma sistemática.

O estagiário de Logística pode ajudar em diversos pontos, como coordenação do estoque, criação e avaliação de relatórios para o acompanhamento dos processos, geração de pedidos e supervisão de entregas.

Armazenamento e definição de embalagens

Uma das atribuições do profissional de Logística é otimizar os espaços físicos. Por isso, o estagiário tem a responsabilidade de analisar a situação do armazenamento dos ambientes e indicar as mudanças que devem ser feitas.

Quem atua nessa área também deve conhecer os diversos tipos de materiais que podem ser usados para embalar os produtos e definir a melhor opção para a empresa. Enquanto os alimentos podem ser embalados em caixas ou pacotes plásticos, os eletrodomésticos precisam de materiais que os protejam de riscos e quedas.

Quais são as vantagens do Tecnólogo em Logística?

Além de ter menor duração, o curso Superior de Tecnologia em Logística tem mais disciplinas práticas do que teóricas, o que conecta o profissional ao que o mercado precisa. Por isso, a graduação é muito valorizada pelas empresas, pois o tecnólogo tem função estratégica para o crescimento do negócio.

Outra vantagem do Tecnólogo em Logística é que o curso capacita o profissional para atender diferentes nichos do mercado, bem como demandas específicas.

O salário médio do profissional tecnólogo em Logística é de R$ 2.349,47, para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. A remuneração pode chegar a mais de R$ 5 mil, de acordo com a experiência no mercado.

Com o objetivo de capacitar os profissionais para atuarem no mercado logístico de forma inovadora e eficiente, o Tecnólogo em Logística é a opção ideal para quem quer enfrentar os desafios operacionais desse importante setor. Na graduação, você terá acesso a todos os conteúdos necessários para propor soluções eficazes, rápidas e com custo reduzido.

Gostou de conhecer as vantagens da profissão e quer fazer um curso de qualidade? Então, inscreva-se no vestibular da Unopar e faça sua prova online!

Cursos Tecnólogos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados