O Tecnólogo em Logística forma profissionais capacitados a atuarem no setor logístico, considerando as mudanças de paradigmas enfrentadas pelas empresas e as transformações da sociedade contemporânea.
O curso é ideal para quem quer se especializar na gestão dos processos de recebimento, armazenagem, transporte e distribuição de produtos, além de coordenar e planejar as movimentações físicas e de informações referentes às operações envolvidas na gestão da cadeia de suprimentos.
Quer saber mais sobre o curso de Logística e conhecer as vantagens de optar por essa área? Então, continue a leitura! Por aqui, você confere:
- Como funciona o Tecnólogo?
- Quais são as matérias do Tecnólogo em Logística?
- Em quais áreas o aluno pode estagiar?
- Quais são as vantagens do Tecnólogo em Logística?
Como funciona o Tecnólogo?
Você sabia que pode concluir uma graduação em 2 anos? Para saber como isso é possível, precisamos entender o que é o Tecnólogo. Esse tipo de curso superior é válido e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
A principal vantagem desse modelo em relação às graduações tradicionais é o tempo de duração, em torno de 2 anos. Dessa forma, o aluno conclui as disciplinas rapidamente e fica preparado para se posicionar no mercado de trabalho.
Já a diferença para o curso Técnico está no nível da formação, que é de nível médio. O Tecnólogo, por sua vez, é uma formação de ensino superior e, como tal, permite que você faça uma pós-graduação depois de se formar, como um mestrado.
Assim, a graduação tecnológica em Logística contribui para que as empresas contratem profissionais capacitados e com formação prática.
Aqui na Unopar, o Tecnólogo em Logística é oferecido na modalidade EAD, de forma semipresencial e 100% online. O diploma é igual ao do ensino presencial, permitindo que você alcance o sucesso profissional.
As atividades não presenciais são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), especialmente desenvolvido para a formação dos alunos. Todos recebem apoio dos tutores a distância e podem organizar seus estudos de acordo com as próprias necessidades.
Quais são as matérias do Tecnólogo em Logística?
A grade curricular do curso superior de Tecnologia em Logística da Unopar é atualizada e foi pensada para atender às exigências do mercado. Durante a graduação, você vai estudar técnicas de gestão de contratos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, transportes e abastecimentos, logística empresarial, comércio internacional, entre outros assuntos da rotina da profissão.
De forma mais específica e aprofundada são estudados conteúdos relativos a:
- Empreendedorismo;
- Gestão de Projetos;
- Modelos de Gestão;
- Legislação Social e Trabalhista;
- Gestão de Pessoas;
- Matemática Financeira;
- Planejamento Estratégico;
- Metodologia Científica;
- Gerenciamento de Transportes e Abastecimento;
- Processos Logísticos;
- Análise de Custos;
- Gestão da Qualidade;
- Sistemas de Informação Gerencial;
- Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
- Logística Reversa;
- Logística Internacional.
Durante a faculdade, é possível encontrar diversas oportunidades de estágio com bons salários e que preparam os alunos para o mercado de trabalho. Aqui na Unopar, oferecemos acesso facilitado às vagas por meio do Canal Conecta.
Em quais áreas o aluno pode estagiar?
Quem cursa a graduação Tecnológica em Logística pode atuar, por exemplo, como auxiliar de logística em indústrias de diversos segmentos. Confira algumas áreas que você pode se interessar durante o curso.
Cadeia de suprimentos
Também conhecida como Supply Chain, essa área não trabalha apenas com os processos internos de uma empresa, mas com toda a rede envolvida, como fornecedores e transportadoras. Por isso, quem faz estágio nesse setor deve integrar todos os serviços para gerar eficiência e economia nos processos.
Ao realizar as atividades de forma integrada, o estagiário consegue realizar entregas antes do prazo e obter maior satisfação dos clientes. Isso resulta em maior lucratividade e competitividade para a empresa.
Rotas e meios de transporte
Algumas empresas precisam de profissionais que trabalhem diretamente na coordenação dos meios e das rodas de transporte das mercadorias, de acordo com o tamanho da organização e das atividades exercidas.
Nesse caso, o estagiário acompanha o orçamento com transportadoras com o objetivo de reduzir os gastos. Ele também pode analisar a segurança do transporte e definir quais são os melhores trajetos para evitar congestionamentos e roubos de carga. Afinal, os produtos devem chegar aos consumidores em perfeito estado e dentro do prazo.
Processos logísticos e gestão da informação
Quem atua nessa área é o principal responsável por conduzir o processamento de pedidos e assegurar que os itens certos cheguem aos clientes. Para isso, é necessário buscar sistemas eficientes, que acompanhem as operações e organizem todos os dados de forma sistemática.
O estagiário de Logística pode ajudar em diversos pontos, como coordenação do estoque, criação e avaliação de relatórios para o acompanhamento dos processos, geração de pedidos e supervisão de entregas.
Armazenamento e definição de embalagens
Uma das atribuições do profissional de Logística é otimizar os espaços físicos. Por isso, o estagiário tem a responsabilidade de analisar a situação do armazenamento dos ambientes e indicar as mudanças que devem ser feitas.
Quem atua nessa área também deve conhecer os diversos tipos de materiais que podem ser usados para embalar os produtos e definir a melhor opção para a empresa. Enquanto os alimentos podem ser embalados em caixas ou pacotes plásticos, os eletrodomésticos precisam de materiais que os protejam de riscos e quedas.
Quais são as vantagens do Tecnólogo em Logística?
Além de ter menor duração, o curso Superior de Tecnologia em Logística tem mais disciplinas práticas do que teóricas, o que conecta o profissional ao que o mercado precisa. Por isso, a graduação é muito valorizada pelas empresas, pois o tecnólogo tem função estratégica para o crescimento do negócio.
Outra vantagem do Tecnólogo em Logística é que o curso capacita o profissional para atender diferentes nichos do mercado, bem como demandas específicas.
O salário médio do profissional tecnólogo em Logística é de R$ 2.349,47, para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. A remuneração pode chegar a mais de R$ 5 mil, de acordo com a experiência no mercado.
Com o objetivo de capacitar os profissionais para atuarem no mercado logístico de forma inovadora e eficiente, o Tecnólogo em Logística é a opção ideal para quem quer enfrentar os desafios operacionais desse importante setor. Na graduação, você terá acesso a todos os conteúdos necessários para propor soluções eficazes, rápidas e com custo reduzido.
Gostou de conhecer as vantagens da profissão e quer fazer um curso de qualidade? Então, inscreva-se no vestibular da Unopar e faça sua prova online!