O que é logística empresarial e qual o caminho para trabalhar na área?

logística empresarial

Está pensando em trabalhar em logística empresarial? Essa é uma das áreas essenciais de uma organização, sendo responsável pelas entregas de produtos a clientes, pela estocagem de mercadorias, pela compra de insumos, entre outros processos que integram a cadeia de suprimentos (supply chain) de uma empresa.

Para trabalhar nessa área e evoluir na carreira em Logística, é importante qualificar-se, pois esse setor tem ficado cada vez mais exigente. Quer saber como isso pode ser feito e quais as principais características da logística para empresas? Continue lendo e veja o que preparamos!

O que é logística empresarial e qual sua importância?

A logística empresarial é um setor de grande importância para o negócio. Ela é responsável pelos suprimentos, pela distribuição e pela gestão de processos ligados à compra de matéria-prima, à formação e gerenciamento de estoque, ao deslocamento de insumos do fornecedor até a empresa e dos produtos prontos até o cliente etc.

Muitos de seus processos perpassam outros setores, necessitando da cooperação deles. Além disso, a área envolve planejamento, organização de fluxos de trabalho e coordenação sistêmica dos processos mencionados.

O setor de produção, por exemplo, requer uma boa sinergia com a logística, para que os insumos para fabricação de produtos cheguem adequadamente na organização e sejam processados e transformados em produtos prontos. Também é importante que eles sejam armazenados de maneira eficiente e depois enviados aos clientes com agilidade.

Caso a logística seja deficitária, a operação do negócio tende a ser prejudicada. Por exemplo, compras inadequadas ou atrasadas podem prejudicar a produção, levando à perda de produtividade.

Um sistema de distribuição, transporte e entrega de produtos mal planejado pode gerar custos evitáveis ou problemas envolvendo atrasos. Isso, por sua vez, tende a gerar insatisfação por parte dos consumidores, que cada vez mais se acostumam a entregas mais rápidas.

Se você já comprou online, provavelmente deve ter ficado ansioso por receber o produto, não é? Para lidar com esse tipo de demanda por parte do público, é fundamental contar com profissionais de logística capacitados, que desenvolvam e apliquem processos que tornem as entregas ágeis.

Em suma, a boa gestão da parte logística da empresa é fundamental não só para que seus processos produtivos funcionem bem, mas também para garantir sua própria imagem e sobrevivência no mercado.

Quais os benefícios de trabalhar com logística empresarial?

A Logística é uma área promissora, especialmente por conta do crescimento de mercados que dependem dela, como a área de comércio eletrônico, que, em 2019, expandiu 22,7% em relação a 2018.

Seu faturamento chegou a R$ 75,1 bilhões, com 178,5 milhões de compras. Nesse caso, cada aquisição de produto envolve processos desenhados e aplicados pelos profissionais de Logística, tornando suas funções muito importantes para esse setor.

Afinal, a maioria dessas mercadorias precisa ser enviada aos clientes por meio de redes de distribuição que envolvem muitos colaboradores. Até mesmo as tecnologias desenvolvidas para gestão de estoque, roteirização de rotas de entregas, rastreio de produtos etc. depende de pessoas com conhecimento logístico.

Aqueles que se especializam nessa área poderão atuar em um mercado aquecido, que necessita de muitos profissionais, ou seja, tem uma boa oferta de vagas. Por conta disso, há uma tendência de oferecer bons salários. A média de um analista de logística, ou seja, alguém em início de carreira, gira em torno de R$ 3.000.

Sem falar que profissões na área não devem sofrer queda no futuro. Afinal, a tendência atual é de crescimento de empresas que dependem da Logística. E aí, a área Logística parece mais atrativa?

Quais as principais qualidades de um profissional de logística empresarial?

Embora seja um campo promissor, você dificilmente conseguirá atuar nele se não desenvolver algumas qualidades importantes, como:

  • capacidade de organização;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • capacidade de tomar decisões;
  • habilidade em gestão de processos;
  • liderança;
  • bom domínio no uso de tecnologias etc.

Nessa área, você precisará lidar com pessoas constantemente. Aliás, é importante, inclusive, ter algumas habilidades de atendimento ao consumidor, pois, às vezes, será preciso interagir com o seu público.

Isso dependerá da área ou do processo em que você atuará. Por exemplo, o contato pode ser comum na entrega de cargas para os clientes e no recebimento de materiais para envio a outro ponto (em transportadoras).

Qual a formação necessária para atuar com logística empresarial?

Uma maneira de desenvolver as habilidades necessárias para atuar na área é fazer um curso de Logística.

Aqui na Unopar, você não só desenvolverá muitas das habilidades citadas, como verá:

  • as principais características da Logística;
  • os diferentes tipos de profissões desse setor;
  • os processos mais comuns do departamento logístico;
  • os diferentes modelos de processos que foram desenvolvidos ao longo do tempo;
  • o campo de trabalho tanto nos departamentos logísticos das empresas em geral, quanto em organizações voltadas para o setor. Por exemplo, transportadoras, organizações que gerenciam armazéns, empresas de logística portuária etc.
  • os processos logísticos mais comuns que perpassam outros setores da empresa;
  • os diferentes modais de transporte importantes na área;
  • como funciona a logística voltada para a indústria, para o comércio e para o setor de serviços, entre outros conteúdos.

Não conta com um horário fixo para estudo em sua rotina? Não se preocupe! Por aqui, você poderá fazer uma faculdade semipresencial na área. Com isso, terá maior flexibilidade para estudar e aprender sobre os diversos conteúdos que fazem parte da Logística.

Uma faculdade de Logística no currículo pode abrir muitas portas para você atuar na cadeia de suprimentos de empresas dos mais variados tipos e portes, tanto nacional quanto internacionalmente. Aliás, se você estudar logística internacional voltada para comércio exterior, suas chances de conseguir uma boa carreira na área aumentam, pois poderá depois trabalhar até mesmo fora do país.

Contudo, as oportunidades na área de logística empresarial dependem de uma série de fatores, como ter algumas das qualidades (ou todas) requeridas de um profissional da área, ter uma boa formação nesse campo e persistir no mercado!

Ficou com alguma dúvida sobre logística empresarial ou quer saber mais sobre o curso na área? Entre em contato com a nossa equipe!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.