O que é Logística Integrada e quais os benefícios de atuar na área?

profissional de logística integrada

Entender o que é Logística Integrada não é complicado. Consiste na adoção de um sistema inteligente e organizado que faz a integração de todos os processos logísticos. Envolve as etapas desde a origem do produto até sua entrega ao consumidor final.

Ela pode ser dividida em três áreas, sendo a administração dos materiais, sua movimentação e a distribuição física. Todos os profissionais envolvidos em cada uma dessas fases têm facilidade de acesso à informação, aos dados e à comunicação. Dessa forma, é possível comandar as atividades de um negócio e fazer o devido controle do fluxo logístico.

Praticamente todas as empresas precisam controlar seus estoques e distribuir produtos. Por isso, a Logística é uma área promissora, oferecendo diversas oportunidades para quem aposta nela, sobretudo investindo em um curso superior em Logística.

Para que você entenda melhor, continue lendo e descubra os benefícios da Logística Integrada para as empresas:

  • visão estratégica;
  • processos interdependentes;
  • facilidade de controle gerencial;
  • excelência nas entregas para o cliente;
  • minimização dos erros;
  • redução de custos;
  • agilidade nos processos.

Visão estratégica

Os processos logísticos são muito complexos e compostos por diversas etapas. Cada uma delas precisa ocorrer adequadamente para que não haja nenhum tipo de problema ou atraso que comprometa a produtividade. Por isso, a gestão deles precisa acontecer de uma forma estratégica.

A Logística Integrada permite alcançar esse objetivo, uma vez que ela faz essa integração de todas as etapas dos processos logísticos. Desse modo, é possível controlar as tarefas e definir com precisão os prazos e a maneira como tudo será realizado. Assim:

  • o setor torna-se muito mais organizado;
  • não há falhas de comunicação;
  • a inserção de dados é feita de uma forma otimizada;
  • as informações fluem.

Portanto, dos tipos de Logística, a integrada é aquela que permite ver o setor de uma forma muito mais global, fazendo o controle dele por completo.

Processos interdependentes

Conforme explicamos, a função da Logística Integrada é fazer a conexão entre todas as fases do processo produtivo, desde a aquisição de matéria-prima até a distribuição do produto pronto para o consumidor final.

Tudo isso fica registrado e centralizado em um mesmo sistema. Sendo assim, os processos tornam-se interdependentes. Isso significa que as tarefas devem ser cumpridas seguindo uma lógica e apenas em seu tempo certo. Desse modo, reduzimos significativamente as falhas.

Também fica mais fácil prever todo esse trajeto logístico e o tempo necessário entre o seu início e a sua finalização. Então, favorecemos ainda mais as estratégias de produção, o que traz outros impactos positivos para a empresa, como a redução de custos, sobre a qual falaremos mais a diante.

Facilidade de controle gerencial

Considere que existem diversas etapas ou fases dentro da Logística. Por isso, é um grande desafio para quem faz o seu gerenciamento controlar devidamente cada uma dessas etapas, em especial porque todas elas apresentam características e dinâmicas diferentes.

Porém, como a Logística Integrada centraliza todos esses dados em um mesmo lugar, o controle gerencial também torna-se otimizado. O gestor tem acesso a todas as informações de que precisa e ainda pode transmiti-las para suas equipes, favorecendo a comunicação.

Excelência nas entregas para o cliente

Conforme você viu, para que o produto chegue ao cliente final, é preciso que o processo logístico funcione corretamente. Se isso for realizado de forma integrada, alcançamos também uma elevação da qualidade desses serviços oferecidos.

Isso pode ser percebido na preservação do produto, que sofre menos danos durante a estocagem e o transporte; ou na rápida entrega e no abastecimento do mercado, garantindo o cumprimento de prazos e evitando o desabastecimento. Com isso, a empresa alcança a satisfação do cliente.

Minimização dos erros

Se você pesquisar sobre como ter uma Logística Integrada, perceberá que ela não se baseia apenas em competências profissionais. Usamos a tecnologia na implementação de sistemas que automatizam e otimizam as tarefas desse setor. Sendo assim, dados e informações são atualizados, muitas vezes, sem a necessidade de intervenção humana ou com o mínimo dela.

Desse modo, evitamos os erros que acontecem por causa da falha dos profissionais, como em função de problemas de comunicação. Além disso, o sistema permite analisar como todo o processo está acontecendo, onde estão as possíveis falhas e o que pode levar a elas. Assim, é possível corrigir esses aspectos e prevenir os erros.

Redução de custos

Você sabia que os custos dos processos logísticos podem representar até 20% do faturamento das empresas? Por essa razão, esse setor afeta diretamente o custo final de um produto. Assim, o ideal é adotar estratégias que permitam otimizar os seus processos, a fim de minimizar esse percentual.

A Logística Integrada pode auxiliar nesse sentido, porque ela facilita o gerenciamento, otimiza a comunicação e centraliza dados e informações. Tudo isso permite uma análise muito mais concreta para corrigir falhas e evitar erros que levam ao encarecimento de cada uma das etapas.

Agilidade nos processos

Como vimos, na Logística Integrada, os dados e as informações são registrados de forma automática ou otimizada em um sistema centralizado. Ele pode ser acessado por todos os profissionais responsáveis por cada uma das etapas, permitindo uma comunicação muito mais rápida.

Consequentemente, os processos são agilizados, uma vez que não há necessidade de fazer um controle manual. Assim, sempre que uma fase está liberada, a outra pode ser iniciada sem demora. Além disso, essa troca de informação rápida permite uma tomada de decisões mais ágil também.

Mas, para fazer a aplicação da Logística Integrada em uma empresa, independentemente do seu ramo, é fundamental o uso de tecnologias inovadoras. Quanto mais modernas e atualizadas, maior será a competitividade da organização no mercado.

Porém, isso também implica a necessidade de os profissionais que atuam nessa área terem uma formação de qualidade. Assim eles ficam por dentro do que vem sendo utilizado e daquilo que está surgindo no mercado. Por isso, é preciso investir em um curso de Logística e, constantemente, realizar a reciclagem de conhecimentos.

Ao escolher a Unopar, você conta com qualidade de ensino, todas as vantagens do EAD e rápida inserção do mercado de trabalho, pois nossa graduação é do tipo Tecnólogo, com dois anos de duração e foco total na prática do cotidiano da Logística.

A Logística Integrada facilita o trabalho dos profissionais, melhora o relacionamento com os fornecedores e aumenta a satisfação dos clientes. Por isso, quem escolhe essa área de atuação encontra excelentes oportunidades. Não se esqueça, porém, que investir em uma formação de qualidade é essencial para crescer nessa carreira.

O mercado de trabalho passa por mudanças constantes, e você precisa estar pronto para elas. Veja como se preparar adequadamente para o futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.