O que é preciso para conquistar as melhores vagas em Logística?

profissional de logística

Desconto nota do Enem

A área de Logística é uma excelente pedida para quem procura uma carreira estável, com amplas possibilidades de atuação e crescimento. Afinal, é o operador logístico quem cuida da gestão de transportes e do armazenamento de mercadorias. Por isso, é um profissional indispensável em empresas e indústrias dos mais diversos segmentos.

Além da ótima empregabilidade, o salário em Logística pode chegar a mais de R$ 4 mil*, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Muitos pontos positivos, não é? Porém, para conquistar seu espaço em um mercado competitivo, vale a pena buscar diferenciais para o seu perfil profissional.

Com tantas tendências tecnológicas na área, como veículos autônomos, computação em nuvem e dispositivos inteligentes, as possibilidades são inúmeras. Para acompanhar essas inovações, você precisa se preparar. Por isso, continue a leitura e veja como conquistar as melhores vagas em Logística e permanecer relevante no mercado!

Investir em capacitação

O primeiro passo para começar sua carreira é investir em uma capacitação. Para a área de Logística, o Tecnólogo é uma excelente opção. Esse curso garante o diploma de nível superior em pouco tempo e com uma formação altamente focada no mercado de trabalho. Assim, as chances de você sair da faculdade com uma boa colocação profissional são grandes!

Se você não sabe como funciona o Tecnólogo em Logística, é muito simples: trata-se de um tipo de graduação que leva cerca de 2 anos e tem um conteúdo mais prático e técnico. Durante o curso, você aprenderá a elaborar estratégias para gestão de transportes, suprimentos e estoque de empresas e indústrias.

E o melhor é que, aqui na Unopar, você pode fazer o seu curso de maneira semipresencial ou totalmente online. É isso mesmo! A educação a distância (EAD) é uma modalidade inovadora e que tem a mesma validade do ensino superior, inclusive com o diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é repleta de vantagens, como:

  • a flexibilidade para estudar quando e onde preferir;
  • o desenvolvimento de autonomia, capacidade de gestão de tempo e autorregulação de aprendizagem;
  • o melhor custo-benefício em comparação aos cursos presenciais, pois a qualidade de ensino é a mesma, porém, as mensalidades podem ser mais baratas.

Desenvolver habilidades socioemocionais

Outro ponto positivo para quem busca se destacar nos vários tipos de vagas em Logística é ter boas habilidades socioemocionais. É isso mesmo! O profissional deve contar com um excelente conhecimento técnico, mas também ser capaz de trabalhar em equipe, resolver conflitos, tomar decisões e muito mais.

Notamos isso ainda mais com a popularização da Logística Integrada, ou seja, da adoção de sistemas inteligentes em que todos os processos são interligados. Para dar conta de fluxos logísticos dinâmicos, o profissional precisa ter uma visão estratégica do negócio, ótimas qualidades gerenciais e muita organização.

Aprender outros idiomas

O mercado de trabalho é exigente e, para buscar boas vagas, conhecer um segundo idioma é quase um pré-requisito. Na Logística, não é diferente. Portanto, se você quer se destacar, comece a investir nesse aprendizado desde o período da graduação: é interessante dominar pelo menos os aspectos instrumentais da língua, como a leitura e o vocabulário técnico da sua área.

Começar pelo Inglês é sempre uma ótima pedida, pois se trata da língua franca. Agora, o Espanhol também é muito bem-vindo: é o idioma falado pelos nossos vizinhos de continente, além de ser amplamente utilizado para transações comerciais e logísticas.

Tour pela prova do Enem

Ficar por dentro das novidades tecnológicas

Lembra as tendências tecnológicas que citamos? Inovações como inteligência artificial, veículos automatizados, sensores inteligentes, sistemas de armazenamento de informação em nuvem e até mesmo entregas com drones estão cada vez mais presentes no universo da Logística. Por isso, é importante conhecer essas novidades e se familiarizar com elas.

Buscar uma especialização

Outra dica para se destacar é ser um especialista na sua área. Os experts em determinados processos são cada vez mais valorizados, pois esse conhecimento aprofundado é refletido na atuação profissional e contribui para os melhores resultados do negócio.

Então, você pode se especializar para trabalhar em Logística Empresarial, por exemplo. Outras possibilidades são:

  • Gestão de Transportes;
  • Supply Chain — Cadeia de Suprimentos;
  • Logística Portuária;
  • Comércio Exterior;
  • Gestão de Armazéns, entre outras.

Participar ativamente do setor

Também é importante participar ativamente do setor se você quer descobrir onde trabalhar com Logística e ter uma carreira de sucesso. Assim, eventos, workshops e seminários — presenciais ou online, como os webinars — podem ser ótimas oportunidades para se integrar cada vez mais à área e ampliar a sua rede de contatos.

As redes sociais também ajudam nesse sentido. A dica é caprichar na sua página no LinkedIn e estabelecer sua presença digital, seja com artigos publicados sobre a área ou pela conexão com grandes empresas e profissionais da Logística.

Contar com boas oportunidades

Por fim, o melhor jeito de garantir boas vagas, especialmente no início de carreira, é contar com boas oportunidades. Aqui na Unopar, levamos isso a sério! Por isso, investimos bastante na inserção de nossos estudantes no mercado, a começar pela formação de alta qualidade e o sistema de ensino inovador.

Nosso plano pedagógico é dinâmico e interativo. Assim, você pode desenvolver importantes habilidades para a futura atuação profissional, além de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Ainda temos um portal exclusivo de vagas de estágio e emprego: o Canal Conecta.

Com ele, nossos estudantes têm acesso a milhares de oportunidades profissionais divulgadas por nossas empresas parceiras. O Canal Conecta identifica as vagas mais interessantes para o seu perfil e faz a ligação entre você e o seu futuro emprego.

Como vimos, essa é uma excelente opção de carreira! O salário em Logística é atrativo, as oportunidades de trabalho são amplas e o mercado está em constante crescimento. Por isso, vale a pena seguir as dicas deste post para começar sua trajetória na área com o pé direito e garantir as melhores vagas em Logística.

É fácil: conheça o curso de Logística da Unopar e não deixe de se inscrever para o vestibular online!

*Sujeito a alteração

Logística

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados