O que é preciso para conquistar as melhores vagas em Logística?

profissional de logística

A área de Logística é uma excelente pedida para quem procura uma carreira estável, com amplas possibilidades de atuação e crescimento. Afinal, é o operador logístico quem cuida da gestão de transportes e do armazenamento de mercadorias. Por isso, é um profissional indispensável em empresas e indústrias dos mais diversos segmentos.

Além da ótima empregabilidade, o salário em Logística pode chegar a mais de R$ 4 mil*, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Muitos pontos positivos, não é? Porém, para conquistar seu espaço em um mercado competitivo, vale a pena buscar diferenciais para o seu perfil profissional.

Com tantas tendências tecnológicas na área, como veículos autônomos, computação em nuvem e dispositivos inteligentes, as possibilidades são inúmeras. Para acompanhar essas inovações, você precisa se preparar. Por isso, continue a leitura e veja como conquistar as melhores vagas em Logística e permanecer relevante no mercado!

Investir em capacitação

O primeiro passo para começar sua carreira é investir em uma capacitação. Para a área de Logística, o Tecnólogo é uma excelente opção. Esse curso garante o diploma de nível superior em pouco tempo e com uma formação altamente focada no mercado de trabalho. Assim, as chances de você sair da faculdade com uma boa colocação profissional são grandes!

Se você não sabe como funciona o Tecnólogo em Logística, é muito simples: trata-se de um tipo de graduação que leva cerca de 2 anos e tem um conteúdo mais prático e técnico. Durante o curso, você aprenderá a elaborar estratégias para gestão de transportes, suprimentos e estoque de empresas e indústrias.

E o melhor é que, aqui na Unopar, você pode fazer o seu curso de maneira semipresencial ou totalmente online. É isso mesmo! A educação a distância (EAD) é uma modalidade inovadora e que tem a mesma validade do ensino superior, inclusive com o diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é repleta de vantagens, como:

  • a flexibilidade para estudar quando e onde preferir;
  • o desenvolvimento de autonomia, capacidade de gestão de tempo e autorregulação de aprendizagem;
  • o melhor custo-benefício em comparação aos cursos presenciais, pois a qualidade de ensino é a mesma, porém, as mensalidades podem ser mais baratas.

Desenvolver habilidades socioemocionais

Outro ponto positivo para quem busca se destacar nos vários tipos de vagas em Logística é ter boas habilidades socioemocionais. É isso mesmo! O profissional deve contar com um excelente conhecimento técnico, mas também ser capaz de trabalhar em equipe, resolver conflitos, tomar decisões e muito mais.

Notamos isso ainda mais com a popularização da Logística Integrada, ou seja, da adoção de sistemas inteligentes em que todos os processos são interligados. Para dar conta de fluxos logísticos dinâmicos, o profissional precisa ter uma visão estratégica do negócio, ótimas qualidades gerenciais e muita organização.

Aprender outros idiomas

O mercado de trabalho é exigente e, para buscar boas vagas, conhecer um segundo idioma é quase um pré-requisito. Na Logística, não é diferente. Portanto, se você quer se destacar, comece a investir nesse aprendizado desde o período da graduação: é interessante dominar pelo menos os aspectos instrumentais da língua, como a leitura e o vocabulário técnico da sua área.

Começar pelo Inglês é sempre uma ótima pedida, pois se trata da língua franca. Agora, o Espanhol também é muito bem-vindo: é o idioma falado pelos nossos vizinhos de continente, além de ser amplamente utilizado para transações comerciais e logísticas.

Ficar por dentro das novidades tecnológicas

Lembra as tendências tecnológicas que citamos? Inovações como inteligência artificial, veículos automatizados, sensores inteligentes, sistemas de armazenamento de informação em nuvem e até mesmo entregas com drones estão cada vez mais presentes no universo da Logística. Por isso, é importante conhecer essas novidades e se familiarizar com elas.

Buscar uma especialização

Outra dica para se destacar é ser um especialista na sua área. Os experts em determinados processos são cada vez mais valorizados, pois esse conhecimento aprofundado é refletido na atuação profissional e contribui para os melhores resultados do negócio.

Então, você pode se especializar para trabalhar em Logística Empresarial, por exemplo. Outras possibilidades são:

  • Gestão de Transportes;
  • Supply Chain — Cadeia de Suprimentos;
  • Logística Portuária;
  • Comércio Exterior;
  • Gestão de Armazéns, entre outras.

Participar ativamente do setor

Também é importante participar ativamente do setor se você quer descobrir onde trabalhar com Logística e ter uma carreira de sucesso. Assim, eventos, workshops e seminários — presenciais ou online, como os webinars — podem ser ótimas oportunidades para se integrar cada vez mais à área e ampliar a sua rede de contatos.

As redes sociais também ajudam nesse sentido. A dica é caprichar na sua página no LinkedIn e estabelecer sua presença digital, seja com artigos publicados sobre a área ou pela conexão com grandes empresas e profissionais da Logística.

Contar com boas oportunidades

Por fim, o melhor jeito de garantir boas vagas, especialmente no início de carreira, é contar com boas oportunidades. Aqui na Unopar, levamos isso a sério! Por isso, investimos bastante na inserção de nossos estudantes no mercado, a começar pela formação de alta qualidade e o sistema de ensino inovador.

Nosso plano pedagógico é dinâmico e interativo. Assim, você pode desenvolver importantes habilidades para a futura atuação profissional, além de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Ainda temos um portal exclusivo de vagas de estágio e emprego: o Canal Conecta.

Com ele, nossos estudantes têm acesso a milhares de oportunidades profissionais divulgadas por nossas empresas parceiras. O Canal Conecta identifica as vagas mais interessantes para o seu perfil e faz a ligação entre você e o seu futuro emprego.

Como vimos, essa é uma excelente opção de carreira! O salário em Logística é atrativo, as oportunidades de trabalho são amplas e o mercado está em constante crescimento. Por isso, vale a pena seguir as dicas deste post para começar sua trajetória na área com o pé direito e garantir as melhores vagas em Logística.

É fácil: conheça o curso de Logística da Unopar e não deixe de se inscrever para o vestibular online!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content