O que faz um operador logístico na prática?

operador logístico

Que tal investir em uma área de formação com alta demanda e que continua em evidência mesmo em momentos de crise? Saiba o que faz o operador logístico, ótimo cargo a quem busca inserção ou reposicionamento no mercado de trabalho.

Esse profissional tem papel fundamental no desenvolvimento das empresas e das nações. Afinal, investimentos em ferrovias, portos, aeroportos e estradas são benéficos ao consumidor como um todo, impactando resultados no setor privado e no progresso do país.

Se você não sabe o que é Logística, tem pouco conhecimento da área e menos ainda das funções do operador logístico, siga na leitura. Talvez as informações que a Unopar traz na sequência mostrem um ramo de atuação interessante e ampliem sua perspectiva profissional. Confira!

O que faz um operador logístico?

Pense em todas as etapas necessárias para o café que você compra no supermercado chegar até as prateleiras, desde a obtenção dos insumos para processamento dos grãos até o envio aos pontos de venda. Por vezes, é possível ter acesso a mercadorias sem nem ao menos sair de casa.

O operador logístico operacionaliza a aquisição, movimentação, armazenamento, transporte e distribuição de produtos. Faz parte da sua rotina o controle de estoque, a armazenagem e a gestão de transportes.

Assim, esse profissional promove a utilização inteligente dos recursos financeiros da empresa e ainda tem interferência direta no nível de satisfação do consumidor com a marca. Continue na leitura para entender na prática algumas funções desempenhadas na carreira.

Controle de estoque

Compra e venda de produtos, ações promocionais e precificação só são bem-feitas se houver administração do quanto já se tem de um determinado bem em casa. Assim, a organização evita faltas e excessos, além de investir estrategicamente em mercadorias que favorecem indicadores como lucratividade e faturamento.

O controle de estoque promovido pelo operador logístico promove, entre outros benefícios, a continuidade da produção, garantindo que haja matéria-prima suficiente às operações. Também faz bom aproveitamento nos centros de distribuição de redes varejistas, orientando sobre os itens mais procurados e aqueles com pouca rotatividade, por exemplo.

O profissional nessa função trabalha muito próximo às áreas comercial e de marketing, dando respaldo à tomada de decisão estratégica. Logo, ele não realiza apenas a organização da casa, mas também impacta diretamente as vendas, os preços e a oferta, atuação crucial em um país com dimensões continentais como o Brasil.

Armazenagem

Toda organização sabe o quanto é essencial adotar boas práticas para evitar o desperdício de dinheiro, material e avarias de mercadoria acumulada há muito tempo, ainda mais se for perecível.

O operador logístico promove a armazenagem, adequando o ambiente ao produto comercializado. Por exemplo: frigoríficos, farmácias e laboratórios requerem um sistema de refrigeração de acordo com demandas específicas para manter a qualidade da produção e da oferta ao consumidor.

Além disso, empilhadeiras, caixas e o espaço físico dos armazéns precisam ser operacionalizados da melhor forma possível para o processamento dos pedidos. Quem atua em cargos de liderança nessa área logística tem um exército de pessoas e máquinas a conduzir, fluxo de trabalho que impacta a capacidade produtiva e de entrega da empresa.

Gestão de transportes

Imagine a complexidade operacional de uma rede varejista que atende em todo o território nacional. Os custos com entrega ao consumidor no Brasil são mais baixos quanto menor for a distância entre o centro de distribuição ou a loja onde está o item e a casa ou empreendimento de quem comprou.

A gestão de transportes compreende a roteirização das entregas para diminuir gastos com combustível e promover melhor aproveitamento do tempo, fator crucial no nível de satisfação do cliente com a empresa. Além disso, envolve o controle da frota e a segurança dos motoristas.

Também é papel do operador logístico atuante na área gerenciar bem as despesas, compostas por custos fixos e variáveis referentes a pedágios, manutenções nos veículos, diárias e alimentação dos motoristas. Também cabe a ele cuidar da documentação necessária para a movimentação da mercadoria.

Por fim, o registro de extravios e avarias também é feito por quem promove a gestão de transporte. Essas responsabilidades evidenciam a importância desse profissional no âmbito corporativo, demandando formação humana além de conhecimento técnico no assunto. Inclusive, o investimento em Logística Empresarial é uma boa opção.

Quais são as habilidades necessárias?

Já que falamos sobre expertise e ressaltamos algumas funções do operador logístico, confira também quais são as competências profissionais que compõem o perfil de quem atua nesse cargo. Talvez você encontre identificação com esses fatores e passe a vislumbrar a possibilidade de atuar na carreira, que tal?

Vale ressaltar que as habilidades destacadas na sequência são amplamente desenvolvidas nos cursos de graduação da Unopar. A formação humana é um de nossos pilares e temos metodologia de ensino altamente qualificada para você se realizar na carreira.

Liderança

O aluno no curso de Logística da Unopar aprende a conduzir a equipe. Esse fator é crucial, já que ele tem sob sua responsabilidade uma série de processos que interferem diretamente nas operações da organização do setor público ou privado.

A habilidade de liderança garante a ordem em tarefas minuciosas, como a gestão de estoque e de transporte, em que ele tem sob sua supervisão colaboradores atuando à distância, inclusive.

Capacidade de adaptação

O mercado é dinâmico, ainda mais na era digital, e movimentar grandes volumes de mercadoria pode envolver imprevistos no caminho. Pense quantas entregas são comprometidas se a sua empresa atrasa no fornecimento de madeira para uma fábrica de móveis. Toda a cadeia sofre as consequências.

O operador logístico precisa de capacidade de adaptação para lidar com os percalços e controlar os riscos. Com o comércio global, distâncias cada vez maiores são percorridas, demandando planejamento e contingência para a atuação de destaque desse profissional.

Visão estratégica

Trabalhar com Logística demanda uma perspectiva sistêmico da cadeia produtiva e de como a organização opera. Além de conhecer bem seu mercado consumidor, é necessário ter completo alinhamento com as diretrizes da empresa.

Assim o operador logístico consegue visualizar seu papel desde a aquisição de matéria-prima até a entrega ao consumidor final de forma estratégica. Seu olhar treinado facilita a identificação de gargalos e oportunidades na compra, armazenamento e distribuição de produtos.

Quanto ganha esse profissional?

O salário médio do operador logístico é de R$ 1.372,21, podendo chegar a R$ 2.399,37. Porte da empresa, local onde trabalha e atividades desempenhadas são algumas das variáveis envolvidas na remuneração.

Quem opta por carreira no ramo pode escolher o curso de tecnólogo em Logística e fazer uma segunda graduação em Administração a distância para ter maiores chances de ascensão a cargos estratégicos. Seja qual for a graduação escolhida, a Unopar está preparada para levar você ao sucesso profissional.

Temos uma ótima infraestrutura com metodologia de ensino pioneira no Brasil no EAD e reconhecida pelo MEC. Oferecemos apoio personalizado ao aluno e acesso ao Canal Conecta, que coloca você em contato com as melhores vagas para operador logístico no mercado de trabalho.

O operador logístico tem ampla área de atuação, ainda mais com o comércio em franca expansão pelo mundo todo, unindo pessoas, empresas e países. Comece na profissão investindo em um curso de qualidade na Unopar.

Inscreva-se no nosso vestibular e dê o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.