Conheça os principais tipos de graduação disponíveis

tipos de graduação

Desconto nota do Enem

Quer fazer uma faculdade? Em primeiro lugar, precisa conhecer os tipos de graduação e também as modalidades disponíveis. Com isso, você acerta na escolha e pode dar um passo importante na construção da sua carreira.

Muitas pessoas pensam que os cursos superiores seguem o mesmo formato, mas não é bem assim. Existem opções para cada objetivo profissional. Por isso, não deixe de pesquisar bastante antes de fazer sua matrícula.

Para ajudar nessa questão, a Unopar reuniu as principais informações sobre os tipos de ensino superior. Vem com a gente e conheça todas as possibilidades para você encontrar a formação ideal para o seu perfil e sua rotina!

O que é graduação?

Antes de explicarmos os tipos de graduação, é interessante saber o que caracteriza, de fato, um curso superior. Vamos lá: estamos falando do chamado ensino terciário, direcionado para que você estude uma determinada área do conhecimento.

Ao final dessa formação, cada estudante recebe o diploma de nível superior, uma comprovação de que está apto para trabalhar no segmento que escolheu. É uma etapa importante de conhecimento, que vai compor seu currículo online e permitir seu ingresso no mercado de trabalho.

Quais são as diferenças entre cada tipo?

Está curioso para entender as diferenças dos tipos de graduação? Veja a seguir as opções que você pode escolher.

Bacharelado

É o formato de ensino superior mais tradicional, com duração de 4 a 6 anos, em que você vai adquirir uma bagagem abrangente sobre uma área do conhecimento. Dessa maneira, acompanha uma grade curricular que reúne disciplinas teóricas e práticas para que você tenha uma ampla visão daquele segmento e possa entrar no mercado, inclusive para empreender.

Vamos dizer que você estuda Administração. Nesse caso, terá um conhecimento sobre diferentes nichos desse mercado de uma forma mais generalista, podendo escolher atuar em alguma área. São alguns exemplos disponíveis: comercial, recursos humanos, marketing e comércio exterior.

O que queremos explicar é que quem busca o Bacharelado pode dedicar um tempo maior para os estudos e quer conhecer uma área de uma maneira mais completa para só depois decidir em qual segmento vai fazer carreira.

São diferentes opções de cursos nesse formato que você encontra aqui na Unopar, entre eles:

Licenciatura

Na Licenciatura, que dura de 3 a 4 anos, a proposta é que você se forme para ser professor da educação básica, nos ensinos fundamental e médio. Pode também dar aulas em cursos técnicos, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursinhos pré-vestibulares.

Por conta disso, além de aprender a respeito da área em que você vai lecionar, entende também sobre conceitos pedagógicos, metodologias de ensino, políticas da educação, entre outros temas.

É uma carreira interessante, principalmente para quem quer fazer carreira pública –– apostando, por exemplo, em vagas nas escolas municipais e estaduais.

Há diferentes cursos de Licenciatura aqui na Unopar, como:

Tecnológico

Por último, tem ainda a graduação tecnológica, um tipo de curso que é tendência, pois é de curta duração (2 a 3 anos) e direcionado para as necessidades de segmentos mais específicos do mercado. Dessa forma, a grade curricular é voltada para a prática.

Tour pela prova do Enem

Muita gente confunde, mas o tecnólogo é superior, sendo uma boa alternativa para quem já sabe em qual nicho quer fazer carreira e tem pressa em se formar.

Na Unopar, você encontra diferentes cursos Tecnológicos, entre eles:

Em quais modalidades estão disponíveis?

Agora que você já conhece os formatos, fica mais fácil escolher o melhor tipo de graduação. Mas, além de decidir entre o Tecnólogo, Licenciatura ou Bacharelado, ainda precisará definir a modalidade de ensino.

Confira as opções, todas elas oferecidas pela Unopar, em que você pode ingressar fazendo o vestibular agendado.

Presencial

É o ensino em sala, o modelo mais conhecido entre os alunos. É a modalidade em que você assiste às aulas com a presença do professor e da turma. Ainda exige o comparecimento diário à faculdade.

É a opção para quem tem uma rotina mais flexível e que consegue dedicar um tempo maior para o ensino superior.

100% online

O 100% online é um dos cursos EAD, em que você estuda da sua casa ou de qualquer outro lugar, já que assiste às aulas pelo computador, tablet ou smartphone nos dias e horários mais convenientes. O conteúdo do curso fica disponível em uma plataforma virtual de aprendizagem, permitindo uma autonomia maior ao aluno.

Os cursos têm a mesma qualidade do presencial, sendo a alternativa ideal para quem precisa dessa versatilidade no dia a dia para conseguir estudar. O legal é que há graduações de diferentes tipos que são 100% digital, como o Tecnólogo EAD ou a Licenciatura EAD.

Semipresencial

Falando em EAD, além do 100% digital, tem também o semipresencial, que une o ensino presencial e a distância. Aqui, a maioria das aulas é feita pelo computador, mas há encontros que ocorrem de 2 a 3 vezes por semana na faculdade para práticas em laboratório ou encontros por videoconferência ao vivo com o professor.

Dá para aproveitar as facilidades do EAD, mas também ter um contato mais próximo com a turma e professores.

Como escolher entre os tipos de graduação?

Para definir o melhor tipo de graduação, é importante que você pense em seu perfil profissional: quer dar aulas, busca um curso para um segmento específico no mercado ou ter uma visão mais abrangente sobre uma área de conhecimento?

Reflita ainda sobre suas ambições de carreira, como em qual empresa tem vontade de trabalhar e que tipo de público quer atender. Pesquise ainda sobre as áreas que são tendência e que oferecem boas oportunidades.

A escolha é sua!

Gostou de conhecer os tipos de graduação? Não deixe de considerar uma instituição de ensino com diferenciais. Assim, você estuda com uma infraestrutura de primeira, metodologia inovadora, com os melhores professores e com uma grade curricular que acompanha todas as novidades do mercado.

Não deixe seu futuro para depois! Inscreva-se no vestibular online da Unopar e dê o primeiro passo rumo ao sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados