Como funcionam os cursos de Licenciatura EAD?

estudante licenciatura ead

Desconto nota do Enem

Você já pensou em fazer uma Licenciatura EAD? Essa modalidade de ensino é uma excelente alternativa para seguir diferentes carreiras. Afinal, você pode estudar a distância cursos de áreas, como Letras, Educação Física, Pedagogia e Matemática.

Além das vantagens de contar com a flexibilidade de horários, o diploma que é emitido para quem se forma a distância é igual aos de cursos presenciais. Assim, você terá as mesmas oportunidades do mercado de trabalho, sem perder uma grade curricular rica e a qualidade do ensino.

Quer saber mais sobre essa oferta aqui da Unopar? Continue lendo e descubra se essa pode ser a sua oportunidade de conquistar o tão almejado diploma de ensino superior, mas sem comprometer outras atividades!

O que é Licenciatura?

Os cursos superiores oferecem diferentes tipos de formação. Alguns são de Bacharelado, outros Tecnólogos e ainda há os de Licenciatura. Nesse último caso, o foco principal é a formação de professores para ministrar aulas nos ensinos básicos — do fundamental ao médio. É o que acontece, por exemplo, na Licenciatura em História.

Mas sabia que não são cursos exclusivos para quem deseja uma formação pedagógica? Quem faz graduação nesse formato ainda pode atuar em outros ramos, como pesquisador acadêmico, em empresas, instituições, setor público e até mesmo empreendendo.

O que é EAD?

EAD é a sigla que utilizamos para nos referir a modalidade de ensino a distância. Ela envolve os cursos ministrados 100% online, sem precisar estar presente em sala de aula, e os semipresenciais, que se dividem entre as matérias digitais e os encontros presenciais periódicos.

A Licenciatura EAD, portanto, é uma opção de formação que envolve os cursos de graduação superior com foco principal no preparo de professores. Os conteúdos são trabalhados exclusivamente online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou pelo formato semipresencial, que se divide entre o AVA e a sala de aula.

Na modalidade EAD você também pode cursar, por exemplo, a Licenciatura ou Bacharelado em Pedagogia, ou optar por áreas fora da educação.

Como funcionam os cursos de Licenciatura EAD?

Conforme explicamos, um curso de Licenciatura a distância prepara o graduando para o mercado de trabalho com a mesma qualidade de ensino de uma faculdade presencial. O projeto pedagógico é desenvolvido pensando nos recursos disponíveis para oferecer ao estudante todo o conteúdo que ele precisa para ter uma boa formação.

Embora não seja necessário estar no campus todos os dias, você vai encontrar todos os conteúdos e as disciplinas que precisa estudar na sala de aula virtual. Elas estão disponíveis 24 horas por dia todos os dias. Nesse mesmo espaço, você encontra:

  • videoaulas;
  • livros para consulta;
  • sugestões de leitura;
  • atividades e questionários;
  • área para entrega de trabalho;
  • materiais complementares.

Você deve estar se perguntando: e quanto ao contato com os professores? A interação acontece por meio de fóruns de discussão ou por e-mail. Além disso, é oferecida tutoria para o graduando para que ele possa esclarecer dúvidas e receber todo o suporte necessário para cumprir a sua graduação sem dificuldade.

Tour pela prova do Enem

Aqui na Unopar, ainda há uma avaliação continuada para uma a Licenciatura EAD e outros cursos. Isso acontece por meio de questionários avaliativos no AVA, presença online, trabalhos, entre outras atividades que permitem ao professor acompanhar o progresso do estudante.

Também existem avaliações presenciais, provas que precisam ser feitas na instituição de ensino. Elas são agendadas dentro de um prazo ou em uma data específica para o aluno comparecer na faculdade e responder questões impressas. Assim, consegue complementar a nota do bimestre ou semestre.

Quais são as vantagens de optar pelo EAD?

O ensino a distância surgiu como uma forma de facilitar o ingresso no ensino superior. Afinal, muitos precisaram interromper seus estudos pela falta de tempo para comparecer às aulas presenciais, com isso adiaram por tempo indeterminado sua carreira e planos.

Os cursos EAD são mais uma opção para você entrar na faculdade e conquistar o seu diploma, mesmo que tenha outros compromissos que exigem sua atenção. Veja a seguir as três principais vantagens de preferir o formato a distância.

Flexibilização de horários

Não há como falar sobre graduações a distância sem citar como principal vantagem a flexibilidade de horários. Isso porque, conforme dissemos, não há necessidade de estar todos os dias em sala de aula para cumprir o curso. Você pode estudar quando e onde quiser, apenas com cuidado de respeitar o calendário das disciplinas e do curso de um modo geral. Interessante, não é?

Mensalidades reduzidas

Como grande parte da estrutura dos cursos EAD está disponibilizada na plataforma online, a faculdade tem menos custos para organizar as turmas. Por isso, é bastante comum que a mensalidade dessa graduação tenha um valor menor. Ou seja, você tem mais flexibilidade de horários, paga menos para estudar e conquista um diploma como o do presencial.

Professores especializados

O corpo docente EAD é tão competente quanto aquele que trabalha no formato presencial. Você terá o suporte de professores especializados que, além de dominarem os conhecimentos da área, se aprofundam em recursos tecnológicos para adequar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o ainda mais eficaz.

Quais são as opções de Licenciatura EAD?

Na Licenciatura em EAD, além das opções de História e da faculdade de Pedagogia a distância, existem muitas outras oferecidas aqui na Unopar. Você quer construir uma carreira com diferentes possibilidades e caminho? Então tenha em mente que a atuação do licenciado vai além da sala de aula.

Veja a seguir algumas alternativas oferecidas pela Unopar e possibilidades de atuação em cada uma delas.

  • Letras: quem faz o curso de Letras pode trabalhar na redação de jornais e revistas, na área de comunicação de empresas, como revisor ou tradutor, contratado ou freelancer;
  • Pedagogia: além da opção de diretor de escola, quem faz o curso de Pedagogia pode atuar no cenário empresarial, em órgãos públicos ou editoras de livros didáticos;
  • Matemática: o curso de Matemática permite ao profissional trabalhar na área de seguros, informática, finanças e economia;
  • História: como já citado, com formação no curso de História, o profissional pode trabalhar em museus, instituições culturais ou mesmo cargos administrativos;
  • Educação Física: é uma profissão muito em alta no momento, porque quem faz o curso de Educação Física pode atuar como personal trainer ou instrutor em academias;
  • Filosofia: apesar de bastante voltado para a área acadêmica, o curso de Filosofia permite seguir carreira no Jornalismo, como crítico de arte ou literatura e no mercado editorial;
  • Artes Visuais: o curso de Artes Visuais é para pessoas criativas que podem atuar com ilustração, como designers, curadores, em comunicação e até mesmo no mercado de games.

Percebeu como você pode encontrar diversas oportunidades de formação pedagógica fazendo uma Licenciatura EAD? Com horários mais flexíveis e um sistema diferenciado de ensino-aprendizagem, fica ainda mais fácil conciliar a sua vida profissional e pessoal com os estudos, para conquistar o seu diploma de ensino superior e ter mais sucesso na carreira.

Gostou dessa opção para ingressar faculdade? Então, faça sua inscrição para o vestibular e comece hoje a mudar o seu futuro!

Licenciatura e Bacharelado: entenda as diferenças e objetivos de cada curso

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados