Licenciatura em História: entenda como funciona o curso

estudante de licenciatura em história

Gosta de reviver e conhecer mais sobre os fatos que nos trouxeram até o momento social no qual nos encontramos hoje? Se interessa em repassar o seu conhecimento para gerações mais jovens? Estudar fatos históricos é algo que o faz feliz? Bom, então, tudo indica que a Licenciatura em História pode ser o curso certo para você.

Ser professor não é uma tarefa superfácil e, evidentemente, o dia a dia do profissional que leciona a matéria de História é repleta de desafios. Trazer à tona o interesse das classes sobre esse tipo de assunto é algo que requer muito jogo de cintura, mas é extremamente recompensador em contrapartida.

Por isso, a seguir falaremos sobre o curso de História, mostrando quais são as suas principais características, as matérias estudadas, as particularidades e muito mais. Por aqui, você verá:

  • Como é o curso de Licenciatura em história?
  • Quais são as principais matérias estudadas?
  • Como são as aulas e os estágios?
  • Em quais áreas o profissional formado pode atuar?
  • Como escolher uma boa faculdade para fazer esse curso?

Ao final da leitura, você saberá exatamente como funciona essa graduação e poderá se preparar adequadamente para os estudos. Vamos lá?

Como é o curso de Licenciatura em História?

O curso de História, com modalidade em Licenciatura, é a graduação indicada para quem quer lecionar essa matéria, seja no âmbito público ou no privado.

Esse é um curso ministrado, normalmente, em cerca de 4 anos. Se você tem dúvidas entre fazer Bacharelado ou Licenciatura em História, saiba que os primeiros anos são compostos por matérias comuns às duas áreas, enquanto os últimos são, na maioria das vezes, mais específicos à escolha do estudante. Isso, no entanto, não é uma regra e a grade vai variar de instituição para instituição.

Uma vantagem do curso de Licenciatura é a possibilidade dele ser feito completamente na modalidade EAD. Não, você não leu errado! Você pode optar por fazer essa graduação a distância, a partir de seu computador, onde e como quiser, se deslocando ao polo presencial apenas para a realização de atividades e provas.

Essa é, portanto, uma ótima alternativa para quem busca a conciliação entre os estudos e a vida pessoal e profissional.

Quais são as principais matérias estudadas? 

Agora, veremos algumas das principais matérias que são vistas nesse curso. Esse tipo de informação é crucial para que você saiba mais sobre a graduação que pretende seguir. Analisar a grade curricular é um passo que não deve ser deixado de lado na hora de escolher uma faculdade e uma profissão!

O primeiro ano da faculdade de Licenciatura em História é composto por matérias como: Libras, Educação Inclusiva, Diversidade, Psicologia e Ética. No segundo, as disciplinas começam a ser mais específicas e envolvem, por exemplo, a História Medieval e a Antiga. O mesmo acontece no terceiro ano, no qual esses conceitos são aprofundados.

Os últimos anos voltam a ser mais interdisciplinares, com matérias que envolvem outras ciências, como a Geografia, no objetivo de formar um profissional multidisciplinar e realmente capacitado.

Como são as aulas e os estágios?

As aulas do curso de Licenciatura em História EAD são ministradas de modo completamente inovador e tecnológico. A ideia, aqui, é contar com o apoio de ferramentas como a Sala de Aula Virtual, uma plataforma que possibilita a interação entre professores e alunos em tempo real durante as aulas.

A sala do tutor também é outra novidade interessante, na qual o estudante pode tirar suas dúvidas com pessoas capacitadas, e o melhor: sem sair de casa. Além disso, o aluno EAD tem acesso ao acervo da biblioteca digital, o que contribui para que os seus estudos sejam mais completos.

Os estágios (que começam a partir do quinto semestre), por sua vez, ocorrem de maneira presencial, assim como outras atividades eletivas e complementares na faculdade. Tudo isso, no entanto, é avisado com bastante antecedência para que o estudante possa se programar para essas pequenas mudanças em sua rotina.

Em quais áreas o profissional formado pode atuar?

Com a habilitação em Licenciatura, o estudante graduado pode, principalmente, fazer parte do corpo docente de História no Brasil. Aqui, ele pode atuar tanto no campo privado, em instituições particulares, quanto no público, em escolas e colégios municipais, estaduais e federais. A média salarial desse profissional, em 2020, era de R$ 3.000,00 em uma jornada de 21 horas semanais, de acordo com o site Salário.com.br.

Esse profissional também pode se tornar um docente universitário, ou seja, lecionar para turmas do ensino superior. Há, inclusive, a chance de se tornar um professor EAD e ajudar outros alunos, como você, a chegarem onde você chegou graças a esse tipo de formação.

No entanto, isso não é tudo. O licenciado em História também pode fazer parte de projetos de preservação do conteúdo histórico de nosso país, além de atuar como curador ou membro de museus, bibliotecas e outros órgãos responsáveis pelo resgate da história do Brasil. A pesquisa acadêmica também é outro caminho que pode ser seguido nesse contexto.

Como escolher uma boa faculdade para fazer esse curso?

Dito tudo isso, fica uma dúvida: como escolher uma boa faculdade a distância para conquistar o sonho de me graduar em uma Licenciatura na área da História? Como não errar e optar por uma instituição que não é assim tão boa? A resposta é bem simples! Não precisa procurar, basta simplesmente vir para a Unopar!

Essa é a faculdade referência em ensino a distância, sendo uma pioneira no uso de tecnologia nesse campo. Aqui, as principais inovações tecnológicas fazem parte do dia a dia do estudante, que é visto sempre como prioridade por toda a equipe Unopar. O objetivo é sempre capacitá-lo para liderar o mercado de trabalho.

O corpo docente responsável pelas aulas também é altamente capacitado, o que faz com que o aprendizado seja melhor aproveitado por parte dos estudantes. Há, também, uma constante troca entre todos os envolvidos, o que enriquece o conteúdo e faz com que essa seja uma faculdade exclusiva nesse segmento.

O curso de Licenciatura em História é uma graduação absolutamente necessária. Esse é o profissional responsável por ajudar novas gerações a entrar em contato com aquilo que não viveram, aprendendo com o passado para fazer um futuro melhor para todos nós. Por isso, é fundamental escolher uma boa instituição para dar seguimento aos seus estudos!

Então, agende o seu vestibular online e dê um novo passo rumo à sua conquista. Estamos à disposição para ajudá-lo durante a construção do seu futuro profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.