Sonha em ser professor? 5 dicas para atingir seu objetivo

ser professor

Ser professor é ter uma realidade cheia de desafios, no entanto, a ocupação é muito recompensadora e extremamente importante para o desenvolvimento da sociedade. Na atualidade, além de ensinar, o profissional deve englobar uma série de competências, entendendo que o seu trabalho é fundamental para o desempenho humano e o respeito às diferenças.

Portanto, se o seu desejo é seguir na carreira e fazer a diferença na vida dos alunos, saiba que existem alguns passos que devem ser tomados para ser um educador de qualidade. Até porque, contando com uma boa qualificação, é possível candidatar-se para inúmeras vagas e oportunidades de emprego.

Se interessou pelo assunto e quer saber como ser professor? Acompanhe a seguir e confira 5 dicas para atingir este objetivo!

1. Selecione a matéria que deseja lecionar

O primeiro passo para ser um educador é, justamente, optar por uma disciplina para lecionar. Em um primeiro momento, é preciso escolher por um curso de graduação de Licenciatura, que é um grau acadêmico que concede o direito de exercer o magistério no ensino infantil, fundamental e médio.

O ideal é que você tenha facilidade e identificação com a matéria e seus conteúdos, aumentando as chances de manter-se motivado para ensinar. Inclusive, definindo uma área de atuação, é possível se especializar também em alguns temas e assuntos relativos à disciplina e formação — o que contribuirá para o seu aperfeiçoamento e, ainda, para a sua valorização enquanto profissional.

E quanto mais gostar e sentir prazer em repassar os conteúdos, ministrando aulas de qualidade, você ainda tem a oportunidade de marcar a vida dos seus alunos. Assim, é possível aproveitar ao máximo a sua posição profissional para contribuir com as dificuldades e desafios dos estudantes.

2. Faça graduação em Pedagogia ou uma Licenciatura

Do mesmo modo, fazer um curso de Pedagogia ou optar por uma Licenciatura em outra área também é uma alternativa que aumenta as suas chances de conseguir ser um bom professor. Para isso, você deve refletir e entender qual a formação necessária e ideal para alcançar o objetivo de lecionar.

Isso porque é imprescindível encontrar novos mecanismos metodológicos e didáticos para transmitir os diferentes conteúdos em sala de aula. Por isso, aprender a ler o contexto da turma é um caminho que pode ajudar você a compreender quais são as melhores possibilidades para atender aos perfis e necessidades dos estudantes.

Seja qual for a área em que você pretende atuar, também é fundamental estar atualizado das tendências da educação e, principalmente, dos acontecimentos do mundo. Até porque, as informações e novidades podem ajudar você a planejar as aulas e direcionar melhor a sua própria atuação docente, fazendo os alunos perceberem que são parte da sociedade e que tais assuntos interferem diretamente em suas vidas.

Aqui na Unopar, oferecemos cursos de Licenciatura nas modalidades presencial ou a distância, buscando sempre atender às necessidades de nossos graduandos para que apresentem os melhores resultados. Nosso sistema de ensino também prepara a comunidade acadêmica para o mercado de trabalho de uma maneira dinâmica e interativa, aprendendo na prática com casos reais da profissão.

3. Treine sua didática e oratória

Como professor, você se torna responsável por desenvolver a capacidade dos estudantes de terem momentos de reflexão sobre o mundo e a realidade que os cerca, contribuindo, assim, para que sejam pessoas melhores no futuro. Portanto, procure treinar a sua didática e oratória, e não tenha medo de ser você mesmo, admitindo que ainda tem muito o que aprender.

Alguns educadores podem acabar utilizando palavras difíceis e rebuscadas, que estão muito longe ou que não fazem parte do vocabulário da turma, por pensarem que essa é a melhor abordagem. Tal postura acaba atrapalhando o raciocínio e tornando a compreensão dos conteúdos ainda mais complicada.

Por isso, por mais que o assunto a ser transmitido seja complexo, procure ser simples e objetivo nas explicações. Sempre que puder, adote também uma nova metodologia de ensino, usando diferentes recursos que abordam a temática da disciplina, como um vídeo ou um passeio próximo à escola. Isso demonstrará o quanto você é um profissional proativo e criativo, disposto a melhorar o desempenho dos estudantes.

4. Realize cursos complementares extraclasse

Outra dica interessante é optar por cursos complementares extraclasse que contribuam para a sua formação docente. Fazer uma Licenciatura em Letras EAD, por exemplo, pode ser uma excelente alternativa para quem precisa se especializar, mas não conta com muito tempo para se dedicar inteiramente aos estudos.

Do mesmo modo, cursos sobre as atualizações da Língua Portuguesa também são muito bem-vindos, pois, por mais que você apresente bons resultados, é importante estar sempre aprendendo. Até porque, a realização profissional está diretamente relacionada à sua própria iniciativa de sair da zona de conforto, não é mesmo?

Portanto, esteja sempre atento às novidades, procure assistir a palestras instrutivas e que transmitam informações relevantes para a sua carreira. Fazer uso da metodologia EAD e estudar em casa possibilita que você tenha acesso a diversas ferramentas que podem favorecer a sua evolução dentro de sala de aula, desenvolvendo um verdadeiro sentimento e orgulho de ser professor.

5. Faça estágios para entender a dinâmica do trabalho

Na profissão docente, assim como em outras áreas, fazer estágios para entender a dinâmica do trabalho é fundamental. O mercado está cada vez mais carente de professores, e ainda ocorre que muitos indivíduos formados não apresentam a qualificação necessária para lecionar.

Muito da carência poderia ser suprida se as pessoas conhecessem mais de perto a realidade e o lado bom de ser um educador. Portanto, no período em que estiver na faculdade, procure estar próximo do dia a dia da carreira, visite escolas e troque o máximo de informações que conseguir com quem já atua no ramo educacional.

Certamente, se você parar para pensar nos motivos que o fizeram optar pela docência, será muito mais simples se manter motivado e dar o melhor de si, tanto para o seu aperfeiçoamento quanto para o dos seus alunos.

Agora que você já conhece mais da realidade e sabe quais são os passos que precisam ser tomados para ser professor, certamente ficará mais simples escolher uma graduação na área, não é mesmo? Lembre-se de que um bom educador é aquele que nunca para de estudar, por isso você deve estar preparado para realizar cursos e atualizações ao longo de toda a sua trajetória profissional!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para deixar um comentário no post com a sua opinião sobre a carreira de docente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.