Saiba quais são as 5 vantagens da faculdade de Pedagogia a distância

vantagens pedagogia ead

Desconto nota do Enem

A partir do avanço das tecnologias e sua popularização no meio social, a modalidade de ensino a distância (EAD) ganhou força entre os acadêmicos dos mais diversos cursos, inclusive da faculdade de Pedagogia a distância.

Isso porque, além da acessibilidade para o estudo, o método aguça a autonomia do aluno para a atuação no mercado de trabalho, preparando-o de maneira eficaz para a construção de uma carreira de sucesso. Além disso, a modalidade garante flexibilidade de horários para a conclusão das matérias, característica positiva para quem deseja conciliar o ensino superior com demais compromissos profissionais ou extracurriculares.

Tendo isso em vista, elencamos alguns esclarecimentos sobre as características do curso de Pedagogia, além de cinco vantagens de concluir a graduação na modalidade a distância. Não deixe de conferir!

O que se estuda no curso de Pedagogia

O curso de Pedagogia EAD, embora exija experiência prática pedagógica, é, em sua maior parte, teórico. A grade curricular aqui da Unopar aborda desde o conhecimento sobre o processo de alfabetização do aluno e o ensino de matérias escolares até políticas de gestão e o sistema educacional.

Pela abrangência da abordagem acadêmica e a extensão do conhecimento adquirido, ao longo do curso, o acadêmico acaba desenvolvendo algumas habilidades importantes para a carreira. Entre elas, a capacidade de comunicar-se com todos e de transmitir informação. Afinal, o profissional da Pedagogia deve ser aquele capaz de compartilhar conhecimento, desenvolver valores e contribuir para a formação do ser humano.

O que faz um pedagogo em sua atuação

A faculdade de Pedagogia é, muitas vezes, relacionada exclusivamente à Licenciatura. A formação, por outro lado, não está vinculada necessariamente ao ofício de professor. Embora possa ministrar aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, ao concluir a graduação, o profissional também pode atuar na administração educacional e na orientação pedagógica em instituições diversas.

Outra área interessante para a consolidação da carreira é a Pedagogia Empresarial. Trata-se da atuação profissional para a criação e o desenvolvimento de projetos sociais e culturais em empresas privadas.

5 vantagens de cursar Pedagogia a distância

São diversas as vantagens de cursar faculdade de Pedagogia a distância. Afinal, a opção pela modalidade permite desenvolver inúmeros talentos e habilidades indispensáveis para a atuação profissional no mercado de trabalho. Confira alguns dos benefícios!

1. Flexibilidade para o estudo

Uma das grandes vantagens atribuídas pela rotina de estudos EAD é a flexibilidade. Sem locais e horários fixos para estudar, como nos cursos presenciais, o aluno mantém-se livre para acompanhar as matérias propostas de acordo com a sua rotina e, assim, adaptá-la como preferir.

Além de permitir conciliar a graduação com outras atividades, a flexibilidade também contribui para a construção da autonomia do aluno em relação ao aprendizado, à interpretação de textos acadêmicos e ao comprometimento com a própria carreira. Vale lembrar que flexibilidade não deve ser sinônimo de procrastinação. Assim como em qualquer modalidade de ensino, a faculdade EAD exige dedicação e atenção aos prazos.

Tour pela prova do Enem

2. Reconhecimento pelo MEC

A pedagogia a distância tem reconhecimento amplo pelo Ministério da Educação (MEC). O órgão, afinal, já avalia o curso EaD sem distinção em relação aos presenciais por considerá-lo apto a oferecer excelente educação, ainda que o método de ensino seja relativamente novo.

Como reflexo desse reconhecimento, o mercado também tem valorizado profissionais que se formam a distância, tendo em vista a autonomia, a proatividade e a organização que geralmente o aluno desenvolve ao longo do curso.

3. Contato com as tecnologias

A educação a distância é um modelo completo, eficiente e que funciona por intermédio da tecnologia. Embora a prova EAD possa ser realizada nas unidades físicas, o aluno tem contato e absorve o conteúdo a partir de uma plataforma virtual.

O contato com a inovação e com as novas ferramentas tecnológicas, portanto, é inevitável na modalidade EAD. Essa característica, por sua vez, permite que o aluno aprenda a manusear as plataformas e eleva as chances de conquistar bons cargos no mercado de trabalho. Lembrando que o conhecimento avançado em ferramentas online e em softwares de gestão já é exigido por empresas como requisito de admissão.

4. Excelente custo-benefício

Diferentemente do que acontece com os cursos presenciais, a faculdade EAD não necessita desembolsar recursos para cobrir gastos com IPTU, luz e com a manutenção de todos os ambientes físicos da instituição.

Esses custos, portanto, não precisam ser repassados aos alunos; por isso, as mensalidades dos cursos a distância são mais econômicas. Isso, sem dúvidas, torna mais acessível o ensino superior aos alunos que, por qualquer razão, não podem desembolsar altas taxas para concluir a graduação. O custo-benefício do ensino EAD é, desse modo, um grande atrativo para os acadêmicos.

5. Visualização de um novo método de ensino

A proposta do EAD diferencia-se em alguns aspectos quando comparada aos métodos de ensino convencionais. Afinal, as aulas por videoconferência e os ambientes virtuais de aprendizagem permitem ao aluno ter contato com diferentes metodologias para a assimilação de conteúdo.

Para a formação pedagógica, em especial, essa característica do aprendizado a distância pode ser bastante interessante. Afinal, a tendência é que o EAD esteja cada vez mais presente no país entre as unidades educacionais. Tendo em vista que o profissional trabalhará nesse meio, a melhor compreensão sobre o método pode facilitar o trabalho no futuro.

O curso de Pedagogia traz consigo inúmeras possibilidades de atuação e consolidação de carreira no mercado. Ao optar pela modalidade de ensino na graduação, vale considerar a faculdade de Pedagogia a distância. Isso porque, especialmente em relação a essa área do conhecimento, a flexibilidade e a independência atribuídas pelo aprendizado virtual permitem desenvolver habilidades profissionais importantes para o pedagogo.

Entre elas, cabe destacar a preparação para o futuro da educação, que promete ser digital. Nesse sentido, estudar EAD será um bom caminho para adaptar-se às novas metodologias e às ferramentas e entender melhor como se dá a assimilação de conteúdo via plataformas online.

E então? Gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre o curso de Pedagogia na modalidade EAD aqui da Unopar, entre em contato com a nossa equipe!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 61

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados