Afinal, vale a pena cursar Pedagogia EAD?

afinalvaleapenacursarpedagogiaead

Para quem tem o desejo de seguir carreira na área da Educação, a graduação em Pedagogia é um dos caminhos mais buscados. Isso porque o curso forma profissionais aptos não só a ministrar aulas, como também a lidar com processos de ensino-aprendizagem, gestão escolar, entre demais atividades.

Ah, e as oportunidades no mercado de trabalho definitivamente não estão restritas à sala de aula, como alguns ainda podem imaginar.

Se você tem interesse por essa formação, mas ainda não está seguro sobre qual modalidade de ensino optar, fique por aqui. A seguir, mostraremos as vantagens da Pedagogia EAD e como o curso a distância desenvolve no aluno habilidades muito bem-vistas e requisitadas para aqueles que querem ser pedagogos.

Como funciona o curso de Pedagogia EAD?

O que encontrarei pela frente ao ingressar em uma faculdade de Pedagogia a distância? Entenda melhor sobre essa graduação nos tópicos abaixo!

Licenciatura ou Bacharelado?

Aqui na Unopar, o curso de Pedagogia EAD é ofertado no modo Licenciatura. A formação tem o objetivo de capacitar profissionais para atuarem como professores na educação infantil (pré-escola) e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental. No entanto, como veremos ao longo deste post, essa definitivamente não é a única opção para o pedagogo.

Para quem o curso de Pedagogia EAD é indicado?

Trata-se do curso ideal para quem quer seguir carreira em Educação, mas não tem a disponibilidade de tempo que uma graduação presencial requer. O objetivo da formação é único: colaborar com a qualidade do ensino no país e disponibilizar métodos eficazes de aprendizado, contribuindo, também, com a formação do indivíduo.

O pedagogo que escolhe trabalhar com a educação infantil, por exemplo, ensina crianças na primeira etapa da educação básica, ou seja, pequenos de 0 a 6 anos. Nessa fase, o papel do professor é essencial, estimulando o desenvolvimento integral — cognitivo, socioemocional e até mesmo físico — dos alunos.

Já aquele que atua nas séries iniciais do fundamental tem missão de guiar processos de alfabetização, de compreensão das disciplinas e do mundo, expressão, interpretação etc.

Há também a possibilidade de trabalhar com o ensino de jovens e de adultos que querem se reintegrar à sociedade ao darem continuidade aos estudos. Ou seja, deu para perceber o quão relevante é o papel do pedagogo, não é mesmo? Sem falar nas demais possibilidades!

Quais são as possibilidades para o formado?

Acima, falamos sobre os caminhos que o pedagogo pode seguir em sala de aula. No entanto, como mencionamos, existem várias outras possibilidades de atuação para o profissional formado. Na escola, ele pode ser coordenador, supervisor, orientador, diretor, pesquisador etc.

Fora do âmbito acadêmico, a demanda pelo pedagogo é também alta. Sobretudo com o advento de nichos específicos, como a Pedagogia Empresarial — desenvolvimento de projetos e materiais que visam trazer mudanças nos colaboradores de uma organização — e a Pedagogia Hospitalar — continuação da educação de pessoas internadas.

Outras possibilidades incluem:

  • produção editorial;
  • psicopedagogia;
  • educação especial.

Como é o curso de Pedagogia EAD?

Chegamos ao ponto-chave do texto. O curso de Pedagogia EAD é exatamente como um presencial, a diferença é que o aluno conclui a formação 100% online. Os encontros presenciais nos polos de apoio da faculdade ficam restritos apenas aos momentos de avaliação.

Aqui na Unopar, o aluno conta com uma plataforma virtual de aprendizagem, na qual estão centralizadas as videoaulas de cada módulo, bem como todo o material didático referente à formação.

Ou seja, cabe ao aluno EAD acessar a plataforma, assistir às aulas e realizar as atividades propostas. Há também a modalidade semipresencial, que mescla a praticidade do ensino online aos benefícios de frequentar uma sala de aula algumas vezes por semana. Vale lembrar que o diploma semipresencial é igualmente valorizado pelo mercado de trabalho.

Qual é a diferença entre o curso EAD e o presencial?

A modalidade presencial é a mais tradicional, e você provavelmente já entende como é o seu funcionamento, pois segue os mesmos moldes da escola. O aluno precisa se deslocar até a instituição para assistir às aulas frente ao professor e junto aos seus colegas. Sua presença é fundamental para a conclusão da formação, com risco de reprovação por faltas.

Porém, sabemos que o cotidiano atual dos jovens e adultos é bastante atribulado. Casa, trabalho, afazeres… colocar uma graduação no meio de tudo isso pode até parecer complicado em um primeiro momento. É justamente aqui que o EAD entra para facilitar o acesso ao ensino superior.

No curso de Pedagogia EAD, o aluno monta seus próprios horários e estuda de acordo com o tempo que tem disponível na plataforma online. Para quem precisa conciliar estudos e trabalho, essa é uma vantagem e tanto, não é mesmo? Assim, não há a necessidade de ir até a faculdade diariamente, o que elimina custos e facilita a rotina.

Quais as vantagens que essa modalidade de curso oferece ao aluno?

Já vimos que a praticidade é uma das vantagens Pedagogia EAD. Abaixo, listamos outros motivos pelos quais o EAD é tão requisitado pelos estudantes atuais.

Flexibilidade

Não poderíamos falar de Pedagogia EAD ou faculdade de Pedagogia semipresencial sem mencionar a flexibilidade que o ensino a distância proporciona. Contando apenas com um computador conectado à internet, o aluno conduz seus próprios estudos, podendo o fazê-los nos horários em que está disponível.

Custo-benefício

Aqui, não estamos falando apenas em mensalidades mais baratas. Afinal de contas, ingressar na faculdade é um investimento, sendo fundamental que ele valha a pena, certo? Optando por uma faculdade de Pedagogia de qualidade, o aluno economiza ao receber um diploma com mesmo peso e valor que um presencial e ainda elimina gastos com transporte e alimentação fora de casa, por exemplo.

Desenvolvimento de habilidades

Existem algumas habilidades fundamentais ao pedagogo, como criatividade, paciência, capacidade para trabalhar em equipe, empatia e tolerância. Todas elas são trabalhadas ao longo da graduação na área.

Contudo, quem opta pelo curso EAD ainda tem a vantagem de criar uma vivência digital — e como a tecnologia é a nova aliada da educação, contar com esse diferencial é algo demandado por cada vez mais empregadores.

Além disso, o aluno EAD também tende a desenvolver mais responsabilidade, proatividade e foco para lidar com a liberdade de horários e de estudar sozinho, seguindo o material disponível no ambiente online.

Como foi possível perceber, a faculdade de Pedagogia EAD forma profissionais aptos a atuar no mercado de trabalho com excelência, tanto em sala de aula quanto fora dela. Vale lembrar que o pedagogo tem um papel muito importante no desenvolvimento de uma sociedade melhor, então, optar por uma graduação de qualidade ofertada por uma instituição de credibilidade é fundamental, ok?

Aqui na Unopar, oferecemos o curso de Pedagogia em diferentes modalidades, inclusive semipresencial e EAD. Confira algumas das unidades que oferecem essa graduação:

Que tal aproveitar e conversar conosco? Estamos prontos para tirar quaisquer dúvidas e apresentar os diferenciais das nossas graduações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.