Pedagogia Licenciatura ou Bacharelado? Veja as diferenças antes de decidir

estudantes de pedagogia

Você sabia que a pessoa formada em Pedagogia pode atuar além da sala de aula? Muitos acreditam que esse profissional é habilitado para lidar apenas com a alfabetização de crianças e atuar em escolas e em creches, o que é um mito. Na realidade, a área pedagógica é incrivelmente ampla e possibilita diferentes atuações ao profissional que se forma em Pedagogia no ensino superior.

Para ajudar você a entender melhor a profissão, explicaremos, neste artigo, como é o curso de Pedagogia aqui da Unopar, quais são as possibilidades de atuação, o perfil profissional desejado para cada subárea, entre outras informações importantes. Destacaremos, ainda, as principais diferenças e como escolher entre Pedagogia Licenciatura ou Bacharelado. Confira!

Como é o curso de Pedagogia?

A graduação de nível superior em Pedagogia tem duração de cerca de 4 anos e matérias com conteúdo teórico. Dessa forma, o aluno precisa preparar-se para ler e refletir bastante sobre os tópicos abordados em sala de aula.

Atualmente, aqui na Unopar, além da modalidade presencial, é possível se formar em Pedagogia a distância, nas modalidade semipresencial ou 100% online, que têm carga horária e currículo semelhantes. Geralmente, é exigido um estágio obrigatório não remunerado para complementar a grade curricular.

Dentre as matérias abordadas na graduação, podemos citar:

  • Alfabetização;
  • Letramento;
  • Planejamento escolar;
  • Psicologia da educação, do desenvolvimento e da aprendizagem;
  • Avaliação do aprendizado;
  • Didática;
  • Organização da educação básica;
  • Orientação educacional para pais e alunos;
  • Educação de crianças, jovens e adultos;
  • Literatura infantil;
  • Educação acessível e popular;
  • Ensino de disciplinas: artes, ciências naturais, educação física, geografia, história, matemática, língua portuguesa, sociologia, filosofia e informática;
  • História da educação;
  • Estrutura e organização do sistema educacional;
  • Gestão da educação;
  • Libras;
  • Tendências da tecnologia na educação;
  • Psicologia Institucional;
  • Supervisão e orientação pedagógica;
  • Técnicas de avaliação e abordagem do aprendizado.

Qual é a diferença entre Pedagogia Licenciatura ou Bacharelado?

Para decidir pela melhor formação, é preciso que o estudante se informe sobre o que é um curso do tipo Licenciatura e Bacharelado. De forma geral, os dois tipos de formação têm a mesma base.

O profissional que é bacharel está apto para ingressar no mercado de trabalho de forma mais ampla. No entanto, somente quem é formado em Licenciatura pode dar aulas no ensino básico, fundamental e médio, independentemente do curso de graduação superior.

No contexto da Pedagogia, o profissional que opta pela Licenciatura poderá atuar como professor nos processos de ensino, de aprendizagem e de alfabetização de crianças, adolescentes e adultos. Além disso, o curso aqui da Unopar permite atuação como gestor escolar, assessor pedagógico, membro de equipe multidisciplinar e em projetos sociais como educador ou coordenador.

Isso demonstra a enorme importância dos pedagogos, pois eles estão presentes na escolarização de qualquer indivíduo, o que torna esse profissional fundamental para a sociedade.

Já o curso de Pedagogia Bacharelado não forma pedagogos para atuar diretamente em sala de aula. Porém, como o curso está relacionado à educação, é possível atuar em instituições de ensino e em cargos administrativos, prestar consultorias e assessorias e realizar treinamentos educativos em empresas privadas.

Além disso, o aluno é treinado para lidar e resolver situações complexas em editoras, empresas relacionadas à educação, escolas de idiomas, bibliotecas, museus e órgãos públicos que têm ligação com educação.

Por que essa é uma área promissora?

A primeira vantagem de cursar a graduação em Pedagogia é que o curso pode ser concluído de forma relativamente rápida, e, em contrapartida, é possível ter uma formação de excelência.

Outro benefício é que, diferentemente de outros cursos de formação de professores, como Geografia, Matemática ou História, que abordam conteúdos específicos, a Licenciatura em Pedagogia constrói conhecimentos diversificados, permitindo que o profissional atue em diferentes cargos de ensino.

Apesar da diversificação do mercado, as maiores oportunidades de emprego ainda estão no contexto escolar. A boa notícia é que o mercado de trabalho está sempre necessitado de professores formados em Pedagogia Licenciatura, visto que há demanda constante por esse profissional.

Além disso, a intervenção pedagógica está sendo cada vez mais valorizada na sociedade e no mercado. Afinal, foram criadas políticas públicas referentes ao estabelecimento de planos de carreira, à formação e à qualificação de docentes e melhorias nas remunerações. Saiba que o salário médio de um pedagogo aqui no Brasil é de R$ 2.512,59, podendo chegar até a R$ 6.233,11.

Qual é o perfil do pedagogo?

Primeiramente, o profissional formado em Pedagogia precisa ter prazer em aprender e ensinar. É preciso estudar frequentemente para se manter atualizado, preparar as aulas e oferecer conhecimentos ricos. Além disso, é fundamental que a pessoa tenha didática e paciência para passar os seus conhecimentos aos alunos ou organizar bem a equipe pedagógica da escola, caso ocupe um cargo de gestão.

Outras características desejáveis são a curiosidade, para que o profissional se mantenha sempre ativo e despertando a vontade de aprender por meio de novos conteúdos e maneiras de ensinar. Ressaltamos também a criatividade, visto que ela é imprescindível para manter a atenção dos alunos ou da equipe pedagógica.

Nesse contexto, a boa comunicação e a empatia para compreender a dificuldade do outro também são muito importantes. O pedagogo é uma figura de destaque e um exemplo, seja na sala de aula, seja na coordenação, devendo atuar como mentor, orientando os alunos ou demais profissionais na construção de valores, assim como de conhecimentos educacionais.

Os pedagogos com verdadeiro amor pela profissão acreditam que a educação é o único modo de promover transformações sociais relevantes. É preciso ter em mente que, apesar das dificuldades enfrentadas, as pequenas ações e os ensinamentos passados dentro das salas de aula geram mudanças muito positivas na formação e no crescimento humano.

E então, entendeu as diferenças e já sabe como escolher entre Pedagogia Licenciatura ou Bacharelado? Ao optar pelo curso de Licenciatura, não deixe de contar com as vantagens e a flexibilidade do curso aqui da Unopar.

Agora basta escolher se o seu curso será feito no formato presencial ou a distância. Se ainda tiver dúvidas, confira o artigo que fizemos sobre o formato EAD da Unopar e suas modalidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.