Pedagogia semipresencial: tudo o que você precisa saber sobre o curso

pedagogia ead

Desconto nota do Enem

Lidar com a educação é um dever de todos nós, independentemente de qual seja a nossa carreira ou campo de atuação. No entanto, em meio a tudo isso, há um personagem importante: o pedagogo. Esse indivíduo é fundamental para que uma nação eduque adequadamente a sua população. Por isso, neste artigo, falaremos sobre o curso de Pedagogia semipresencial.

Sim, é isso mesmo! É perfeitamente possível se graduar nessa belíssima profissão de maneira semipresencial, ou seja, fazendo algumas matérias na faculdade e outras completamente online. Mas afinal, como funciona esse tipo de ensino? Quais são as vantagens de utilizar a tecnologia na educação? Esse curso é confiável?

Pensando em todas as dúvidas que podem surgir sobre esse assunto, preparamos um artigo com o objetivo de respondê-las e de mostrar a você todas as qualidades do curso de Pedagogia na modalidade semipresencial. Boa leitura!

Como funciona o curso de Pedagogia semipresencial?

Para começar a nossa conversa, vamos discutir algumas das características mais marcantes do curso de Pedagogia semipresencial. Assim, você verá que ele não é tão diferente da modalidade presencial, mas que conta com algumas particularidades importantes. Confira as principais.

Grade curricular

A grade curricular do curso de Pedagogia em uma faculdade semipresencial é exatamente igual ao do curso tradicional, sem deixar a desejar em nenhum aspecto. Algumas das disciplinas vistas ao longo do curso incluem:

  • filosofia da educação;
  • educação inclusiva;
  • libras;
  • ética, política e cidadania;
  • história e sociologia da educação;
  • educação de jovens e adultos;
  • literatura;
  • relações interpessoais e mediação de conflitos.

E muito mais!

Esse é um curso muito completo que oferece toda a possibilidade e infraestrutura necessária para a formação de profissionais realmente qualificados na Pedagogia. As disciplinas ministradas têm como objetivo principal a lapidação de talentos comprometidos com a ética e o respeito pelos indivíduos e pela educação. A seguir, saberemos mais sobre a educação híbrida!

Duração

A duração do curso de Pedagogia tradicional é, normalmente, de 4 anos. Isso não é diferente no caso da modalidade semipresencial. Algumas instituições, no entanto, oferecem cursos que duram apenas 3 anos, fazendo com que a graduação chegue ainda mais rápido para o estudante.

Isso, é claro, não demonstra qualquer deficit na grade curricular dos cursos mais rápidos. O ensino é adequado e adaptado à carga horária estimada dos estudantes, o que faz com que ele seja concluído mais rapidamente.

Divisão de disciplinas

Agora, vamos compreender como funciona a divisão de disciplinas nesse tipo de modalidade. Na Unopar, matérias mais teóricas são, normalmente, fornecidas online por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. O uso de videoaulas e textos completos e didáticos fornece o amparo necessário para que o estudante possa aprender. Além disso, há suporte frequente por parte dos professores.

No entanto, algumas das disciplinas são oferecidas de modo presencial, ou seja, o estudante precisa se deslocar até a universidade para assistir às aulas. Esse tipo de atitude é normalmente dedicado às matérias mais práticas, que demandam um contato direto entre o estudante, os professores e, claro, a realidade do dia a dia da profissão.

Tour pela prova do Enem

Quais são os benefícios desse modelo de ensino?

Agora que já sabemos como funciona esse formato de graduação, que tal abordarmos algumas das vantagens de investir nesse tipo de ensino? Veja, a seguir, alguns benefícios imperdíveis que o modelo semipresencial pode trazer para a sua vida.

Menores custos

Uma das vantagens mais atrativas e interessantes dos cursos ministrados na modalidade semipresencial é a redução de custos. Além de mensalidades menores, o estudante aqui terá custos reduzidos em pontos como a alimentação e o transporte. Dessa forma, esse é um tipo de curso muito mais econômico em todos os sentidos.

Possibilidade de interação diversificada com os professores

Muitas vezes, no dia a dia das aulas presenciais, não conseguimos ter o contato desejado com os professores. Na modalidade semipresencial, isso é corrigido, já que há a possibilidade de interação nas aulas online, que são transmitidas por meio de satélites em tempo real para o aluno.

Flexibilidade de horários

Os horários do curso semipresencial são, sem dúvidas, muito mais flexíveis. Aqui, o estudante pode fazer o seu cronograma de estudos da maneira como preferir. Isso, é claro, não significa que não existam horários a serem cumpridos, mas sim que há maior flexibilidade para que o aluno se planeje como julgar melhor.

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é muito importante. E esse é um dos principais benefícios do curso presencial. O estudante, aqui, aprende a identificar seus pontos fortes e fracos e trabalhar todos eles de maneira mais inteligente. A autonomia adquirida ao longo da graduação e o ato de “aprender a estudar” são levados para toda a vida!

Qualidade de vida

A última vantagem que mencionaremos em nossa conversa é o ganho em qualidade de vida. Longos períodos em transportes públicos, por exemplo, fazem com que o nosso dia acabe rendendo muito menos. O curso semipresencial nos ajuda a planejar melhor o cotidiano, dedicando mais tempo ao que realmente importa: viver bem!

Essa modalidade é reconhecida pelo MEC?

Por fim, vamos sanar uma das dúvidas mais recorrentes quando se fala sobre modalidades diferentes de ensino, como é o caso da Pedagogia EAD ou semipresencial. A resposta é, sim! Ambas as estratégias são devidamente reconhecidas pelo Ministério da Educação e seguem diretrizes muito rígidas.

Portanto, não há razão para não investir nesse tipo de educação! São muitos benefícios que permitirão que você se gradue de modo mais autônomo, sem prejudicar os seus planos atuais e, claro, com toda a qualidade necessária para a formação de profissionais realmente aptos a enfrentarem o mercado de trabalho.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o curso de Pedagogia semipresencial? Agora que você já sabe que essa possibilidade é extremamente vantajosa para a sua vida acadêmica, o que está esperando? Comece a se preparar quanto antes para dar início a esse novo passo de sua carreira!

Confira algumas das unidades da Unopar em que há disponibilidade do curso de Pedagogia na modalidade semipresencial:

Para sanar eventuais dúvidas ou bater um papo sobre o curso de Pedagogia na modalidade semipresencial, entre em contato com a gente! Um membro de nossa equipe responderá a sua mensagem quanto antes. Até a próxima!

saiba sobre os cursos unopar

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados